Consagrada por seu forte apelo off-road, modelo de 250 cc fica ainda mais completo com a nova geração do sistema bicombustível da marca

Texto e fotos: Yamaha

O modelo 2016 da Lander 250 ficou ainda melhor. Além do forte apelo off-road, alusivo aos modelos de competição da Yamaha, a motocicleta de 250 cc agora conta com a nova geração do sistema BlueFlex, que permite abastecer a motocicleta com gasolina, etanol ou com a mistura dos dois combustíveis. E, para coroar a mudança, a Lander 250 recebeu novo painel, piscas cristal e grafismos ainda mais impactantes aplicados às novas cores branca e cinza, que se somam às opções azul e laranja, já disponíveis.


O estilo trail com disposição para encarar terrenos desafiadores, já impresso no DNA dos modelos da Yamaha, ainda é a característica mais marcante da Lander 250. Logo, a robustez conferida pelo para-lama alto, pelas rodas raiadas e o garfo dianteiro com protetores de borracha, continua presente. Bem como a agilidade conferida por seu porte esguio.
Com preço sugerido de R$14.150,00 + Frete, a Lander 250, que estará disponível na rede de Concessionárias Yamaha a partir da segunda quinzena de julho, continua oferecendo excelente relação custo-benefício. Disponível em versão única.

Motor bicombustível
A nova Lander 250 é equipada com motor monocilíndrico de 249,45 cm³ com comando simples no cabeçote (SOHC) e de arrefecimento misto, uma vez que conta com o auxílio de um radiador de óleo. O motor com pistão forjado e cilindro revestido de cerâmica dispersiva de calor é capaz de gerar até 20,7 cv quando alimentado com gasolina e 20,9 cv com etanol, ambos atingidos a 8.000 rpm. O torque máximo, por sua vez, é de 2,10 kgf.m com etanol e 2,09 kgf.m com gasolina, disponíveis a 6.500 giros.


A nova geração do sistema BLUEFLEX traz novo e moderno painel totalmente digital com iluminação em LED vermelho, ainda traz outra novidade: indicador ECO, que acende quando o motor trabalha na faixa de rotação de maior eficiência, indicando uma pilotagem mais econômica.
O conjunto ainda traz informações como velocímetro e hodômetro com funções: total e duas parciais (TRIP-1 e TRIP-2) e “Fuel Trip” (de reserva de combustível), relógio e tacômetro de excelente visualização, além das luzes de indicadores (piscas, Blueflex, farol alto, neutro e alerta de motor).
A Lander 250 passa a adotar a luz BlueFlex no painel. Esta, quando acesa de maneira permanente, indica que o Sistema Yamaha de Segurança está em funcionamento. Nessa situação, o condutor deverá aguardar que a luz BlueFlex se apague para engatar uma marcha. Caso o mesmo engate uma marcha com a luz acesa o motor será desligado automaticamente pelo sistema.

Ciclística off-road
A Lander 250 é montada sobre um quadro tipo berço semi-duplo em aço e traz balança traseira Monocross com link com curso da roda de 220 mm. Já a suspensão dianteira, está presa por um garfo telescópico, com 240 mm de curso. Já o sistema de freios é hidráulico, com disco em ambas as rodas, sendo o dianteiro com diâmetro de 245 mm e o traseiro com 203 mm. Pronta para oferecer desempenho e aventura, seja pelo asfalto ou pela terra, a Lander 250 é a opção mais indicada para quem busca diversão ao pilotar, sem se preocupar com o caminho.

FICHA TÉCNICA YAMAHA XTZ250 LANDER

 Motor

SOHC 2 válvulas
Refrigeração a Ar
4 Tempos
Cilindrada (cm³)
249,45
Quantidade de cilindros
1
Diâmetro X curso (mm)
74 x 58
Taxa de compressão
9,8:1
Torque máximo (kgf.m/rpm)
2,1 / 6.500 Etanol
2,09 / 6.500 Gasolina
Potência máxima (cv/rpm)
20,7 / 8.000 Gasolina
20,9 / 8.000 Etanol
Sistema de partida
Elétrica
Sistema de lubrificação
Cárter Úmido
Capacidade de óleo do motor (L)
1,55
Tipo de combustível
Gasolina / Etanol
Capacidade do tanque de combustível (L) (reserva)
11 (4,3L)
Alimentação
Injeção Eletrônica
Sistema de ignição
TCI
Bateria
12V 6 Ah
Transmissão primária
Engrenagens
Transmissão secundária
Corrente
Embreagem
Multi-disco

Úmida
Câmbio
5 velocidades
Relação de marchas:

36/14 = 2.571
32/19 = 1,684
28/22 = 1,273
26/25 = 1,040
23/27 = 0,852
Ângulo de caster
26º   30'
Tipo de chassi
Berço semi-duplo
Trail (mm)
103
Pneu dianteiro
METZELER 80/90 – 21 M/C 48S
Pneu traseiro
METZELER 120/80 – 18 M/C 62S
Ø do freio dianteiro (mm)
245
Ø do freio traseiro (mm)
203
Comprimento total (mm)
2.125
Largura total (mm)
830
Altura total (mm)
1.180
Altura do assento (mm)
875
Altura mínima do solo (mm)
275
Peso líquido (motocicleta + fluidos e tanque cheio) (kg)
143
PBT (peso líquido + 2 pessoas + capacidade de carga (kg)
310
Raio mínimo de giro (mm)
2.000
Distância entre eixos (mm)
1.390
Suspensão dianteira
Garfo telescópico
Suspensão traseira
Balança traseira tipo Monocross com link
Curso da suspensão diant.(mm)
240 (suspensão) / 240 (roda)
Curso da suspensão tras. (mm)
68 (suspensão) / 220 (roda)