Com um investimento de R$ 460
milhões, a montadora alemĂ£ apresentou o TSi Total Flex, o mais avançado da
atualidade
Texto: Eduardo Abbas / Volkswagen
Fotos: Volkswagen
Gol da Alemanha! Mais uma vez os germĂ¢nicos surpreendem
os brasileiros em casa. Agora Ă© a vez da Volkswagen apresentar aos consumidores
a nova versĂ£o dos motores da famĂlia EA211: o TSi Total Flex Turbo 1.0 de trĂªs
cilindros e 1.6 de quatro cilindros.
Em evento realizado na fĂ¡brica de
motores, localizada em SĂ£o Carlos, interior de SĂ£o Paulo, foram apresentados os
novos modelos que jĂ¡ equipam os importados Golf, Tiguan, Passat, Jetta e CC, e agora, o
primeiro modelo nacional a receber a tecnologia TSI serĂ¡ o up!, com o
diferencial Total Flex.
Com a tecnologia TSI, a potĂªncia do motor
1.0l trĂªs cilindros foi aumentada de 82 cv para 105 cv, abastecidos com etanol.
Com gasolina, o novo motor TSI atinge 101 cv de potĂªncia mĂ¡xima. O torque do
TSI Ă© de 165 Nm (16,8 kgfm), abastecido com etanol ou gasolina, que vai garantir
ao up! o melhor desempenho no segmento de compactos no mercado brasileiro.
Segundo informações levantadas por mim, o novo propulsor é até mais econômico
que seu antecessor.
Durante o discurso do governador do estado
de SĂ£o Paulo, Geraldo Alckmin, no evento, o mesmo citou os modelos que sĂ£o
fabricados no Brasil e agora devem usar esses novos propulsores: up!, Voyage,
Saveiro, Fox, CrossFox, SpaceFox e Gol, mas deixou escapar que o novo Golf, que
serĂ¡ fabricado em terras brasileiras, tambĂ©m deve receber essa nova geraĂ§Ă£o de motores.
A pergunta que nĂ£o quer calar Ă©: serĂ¡ que o novo Golf vai ter a opĂ§Ă£o 1.0?
Resta aguardar os prĂ³ximos passos, enquanto
isso, a Volkswagen mantĂ©m viva a responsabilidade com o meio ambiente. A fĂ¡brica
Ă© referĂªncia em gestĂ£o ambiental para as demais unidades da marca na AmĂ©rica do
Sul. Neste ano, conquistou avanços significativos em preservaĂ§Ă£o dos recursos
naturais e consumo consciente com a reduĂ§Ă£o do consumo de Ă¡gua e energia
elĂ©trica, captando Ă¡gua de chuva para ser utilizada na torre de resfriamento e o
conceito do MQL (MĂnima Quantidade de LĂquido), que reduz em 80 vezes a
necessidade de Ă¡gua no processo de usinagem, responsĂ¡vel por transformar os
blocos e cabeçotes brutos de alumĂnio em peças acabadas.
As iniciativas do Grupo Volkswagen com o
objetivo de reduzir em 25% o consumo de Ă¡gua, energia emissões de resĂduos, CO2
e solventes em todas as suas unidades industriais no mundo até 2018 se alinham
com os investimentos na sua produĂ§Ă£o, pois desde 2012 estĂ£o programados investimentos
na fĂ¡brica brasileira, que estĂ¡ perto de atingir a marca de 10 milhões de
motores, na ordem de R$ 900 milhões. É mais um gol da Alemanha.







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