Com um investimento de R$ 460 milhões, a montadora alemĂ£ apresentou o TSi Total Flex, o mais avançado da atualidade

Texto: Eduardo Abbas / Volkswagen
Fotos: Volkswagen

Gol da Alemanha! Mais uma vez os germĂ¢nicos surpreendem os brasileiros em casa. Agora Ă© a vez da Volkswagen apresentar aos consumidores a nova versĂ£o dos motores da famĂ­lia EA211: o TSi Total Flex Turbo 1.0 de trĂªs cilindros e 1.6 de quatro cilindros.


Em evento realizado na fĂ¡brica de motores, localizada em SĂ£o Carlos, interior de SĂ£o Paulo, foram apresentados os novos modelos que jĂ¡ equipam os importados Golf, Tiguan, Passat, Jetta e CC, e agora, o primeiro modelo nacional a receber a tecnologia TSI serĂ¡ o up!, com o diferencial Total Flex.


Com a tecnologia TSI, a potĂªncia do motor 1.0l trĂªs cilindros foi aumentada de 82 cv para 105 cv, abastecidos com etanol. Com gasolina, o novo motor TSI atinge 101 cv de potĂªncia mĂ¡xima. O torque do TSI Ă© de 165 Nm (16,8 kgfm), abastecido com etanol ou gasolina, que vai garantir ao up! o melhor desempenho no segmento de compactos no mercado brasileiro. Segundo informações levantadas por mim, o novo propulsor Ă© atĂ© mais econĂ´mico que seu antecessor.

da esq. para a dir.: o prefeito de SĂ£o Carlos, Paulo Roberto Altomani; o governador do Estado de SĂ£o Paulo, Geraldo Alckmin; o presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels, e o gerente executivo da fĂ¡brica de motores da Volkswagen do Brasil, em SĂ£o Carlos, Andreas Hemmann
Durante o discurso do governador do estado de SĂ£o Paulo, Geraldo Alckmin, no evento, o mesmo citou os modelos que sĂ£o fabricados no Brasil e agora devem usar esses novos propulsores: up!, Voyage, Saveiro, Fox, CrossFox, SpaceFox e Gol, mas deixou escapar que o novo Golf, que serĂ¡ fabricado em terras brasileiras, tambĂ©m deve receber essa nova geraĂ§Ă£o de motores. A pergunta que nĂ£o quer calar Ă©: serĂ¡ que o novo Golf vai ter a opĂ§Ă£o 1.0?


Resta aguardar os prĂ³ximos passos, enquanto isso, a Volkswagen mantĂ©m viva a responsabilidade com o meio ambiente. A fĂ¡brica Ă© referĂªncia em gestĂ£o ambiental para as demais unidades da marca na AmĂ©rica do Sul. Neste ano, conquistou avanços significativos em preservaĂ§Ă£o dos recursos naturais e consumo consciente com a reduĂ§Ă£o do consumo de Ă¡gua e energia elĂ©trica, captando Ă¡gua de chuva para ser utilizada na torre de resfriamento e o conceito do MQL (MĂ­nima Quantidade de LĂ­quido), que reduz em 80 vezes a necessidade de Ă¡gua no processo de usinagem, responsĂ¡vel por transformar os blocos e cabeçotes brutos de alumĂ­nio em peças acabadas.


As iniciativas do Grupo Volkswagen com o objetivo de reduzir em 25% o consumo de Ă¡gua, energia emissões de resĂ­duos, CO2 e solventes em todas as suas unidades industriais no mundo atĂ© 2018 se alinham com os investimentos na sua produĂ§Ă£o, pois desde 2012 estĂ£o programados investimentos na fĂ¡brica brasileira, que estĂ¡ perto de atingir a marca de 10 milhões de motores, na ordem de R$ 900 milhões. É mais um gol da Alemanha.

 Participantes do evento de lançamento do novo motor TSI da Volkswagen ao lado do primeiro lote produzido na unidade da Volkswagen do Brasil em SĂ£o Carlos; os motores seguirĂ£o para a fĂ¡brica da Volkswagen do Brasil em TaubatĂ©, para equipar o up!