• Os mais raros e emblemĂ¡ticos veĂ­culos da marca puderam ser vistos de perto durante o festival;
  • Um vĂ­deo com imagens da participaĂ§Ă£o da Jaguar no MotorFest 2015 pode ser visto aqui.

Texto e fotos: Jaguar Land Rover

Uma extraordinĂ¡ria frota formada pelos mais emblemĂ¡ticos modelos de corrida da Jaguar, com valor estimado em cerca de 40 milhões de libras esterlinas, tomou as ruas de Coventry, no Reino Unido, durante o MotoFest 2015, realizado neste final de semana. Entre os veĂ­culos da marca britĂ¢nica estavam o XJR-9LM, mais rĂ¡pido Jaguar jĂ¡ produzido na histĂ³ria e modelo que venceu a tradicional 24 Horas de Le Mans em 1988. O evento tambĂ©m marcou a estreia mundial da versĂ£o exclusiva F-TYPE R Bloodhound SSC RRV, construĂ­do na fĂ¡brica da Jaguar, que fica a poucos quilĂ´metros de distĂ¢ncia.


Durante o MotoFest, a Jaguar aproveitou a ocasiĂ£o para mostrar os seus mais emblemĂ¡ticos veĂ­culos produzidos em seus 80 anos de histĂ³ria. O evento foi promovido no anel viĂ¡rio de Coventry, que foi fechado especialmente para o evento, a fim de promover uma sĂ©rie de atividades relacionadas ao esporte a motor.


Para Andy Wallace, piloto vencedor das 24 Horas de Le Mans a bordo do XJR-9LM, “Ă© maravilhoso presenciar este evento e celebrar os 80 anos da Jaguar. Melhor ainda Ă© poder dirigir novamente o carro que me deu a vitĂ³ria em uma das mais tradicionais corridas do mundo 27 anos atrĂ¡s. Parece que foi ontem que isso aconteceu. Todas as vezes que eu tenho a oportunidade de conduzir esse carro, a sensaĂ§Ă£o Ă© incrĂ­vel”.


O evento tambĂ©m contou com um SS100 construĂ­do em 1938, que foi escoltado pelo novĂ­ssimo F-TYPE Bloodhound. Em 1935, hĂ¡ exatos 80 anos, o SS100 foi o primeiro modelo a receber o nome Jaguar.


Outros carros emblemĂ¡ticos da marca britĂ¢nica marcaram presença no MotoFest neste Ăºltimo final de semana. Entre eles, destacam-se o TRW XJ-S de 1984, o XJC CoupĂ© Broadspeed de 1976, oE-type 44 de 1974, XJ13 de 1966, C-type de 1953, D-type de 1956, alĂ©m de um XK140.


Muitos dos modelos que participaram do MotoFest tambĂ©m estarĂ£o no tradicional Festival de Velocidade de Goodwood, que acontece entre os prĂ³ximos dias 26 2 18 de junho.