Dicas simples ajudam a manter a vida útil de equipamentos como a bateria
Texto e fotos: DPaschoal
Com a chegada das baixas temperaturas é comum que os motoristas se deparem com problemas de partida no carro. Há diversos fatores que podem contribuir para esta situação, um deles pode ser a bateria.
A bateria é um equipamento muito importante para o veículo, tem à função de fornecer energia para partida do motor e alimentar componentes elétricos quando o veículo está desligado.
A vida útil da bateria de um carro depende de como é usada e de alguns cuidados específicos, por exemplo: um veículo que ao longo do dia percorre apenas pequenas distancias e é desligado e ligado varias vezes tende a apresentar problemas antes de um veículo que é utilizado em longos percursos e ligado e desligado poucas vezes.
Muitas pessoas aguardam dar um problema na bateria do carro, para procurar a solução. Mas hoje já existem tecnologias de diagnóstico, como na rede de serviços automotivos DPaschoal, que podem prever a vida útil do equipamento de modo rápido e preciso.
Os automóveis são equipados com baterias chumbo-ácido, que trabalham com reações químicas para seu funcionamento. Apesar de sofrer maior desgaste no verão, é no inverno quando são mais exigidas, que os problemas aparecem. O frio deixa o óleo lubrificante mais viscoso e as folgas nos motores diminuem, o que vai exigir maior esforço para dar a partida, consumindo maior energia da bateria.
Segundo Leandro Vanni, Engenheiro de Serviços da DPaschoal, alguns simples cuidados ajudam a garantir o bom funcionamento da bateria.
Antes de dar a partida no carro, verifique se tudo está desligado
Antes de ligar o automóvel, todos os equipamentos devem estar desligados: faróis, ar-condicionado, rádio, luz interna. Essa deve ser uma regra para seguir sempre, porque a partida exige muito da bateria e com todos os equipamentos ligados ela ficará sobrecarregada.
O carro não é usado com frequência
Às vezes o carro passa temporadas parado na garagem. Neste caso, deve ser ligado ao menos uma vez por semana e seu motor deve funcionar pelo menos por quinze minutos.
Caso o automóvel apresente dificuldades de dar partida por alguns dias, é importante que o motorista busque um especialista para fazer a análise geral do sistema. “Se em algum dia frio não conseguir dar partida no carro, o ideal é que procure um especialista, mas caso não tenha essa alterativa o menos prejudicial é fazer uma transferência de carga de outra bateria e em seguida levá-la para uma oficina especializada”. Não é recomendado o famoso “tranco” para fazer o carro pegar, essa atitude pode provocar danos mecânicos na transmissão e no catalizador, diz o engenheiro.
O combustível influencia na partida?
Em geral muitos motoristas preferem abastecer os carros com gasolina nos dias frios, já que seu ponto de ebulição é superior ao do etanol, evitando assim demora na partida. O engenheiro explica que “desde que a bateria esteja em boas condições e o sistema de partida a frio funcionando corretamente não há necessidade de alterar o combustível conforme a temperatura do ambiente”. Nos veículos flex, que são equipados com o tanquinho, o mesmo deve estar sempre com gasolina aditivada, conforme solicitado na maioria dos manuais de veículos.




0 Comentários