Modelo 2016 da trail recebeu, além da tecnologia bicombustível, nova traseira e painel 100% digital, novas cores e grafismos
Texto e fotos: Yamaha
A Ténéré 250 chega ainda mais versátil em seu modelo 2016. Já reconhecida por ser um modelo confortável, de fácil pilotagem, com boa autonomia e digna representante da aventureira família Ténéré, o modelo passa a ter tecnologia BlueFlex, que permite o abastecimento com gasolina, etanol ou a mistura de ambos os combustíveis em qualquer proporção. Outra grande novidade é a traseira da Ténéré 250 Blueflex, que ganhou novo bagageiro com capacidade de carga aumentada de 4,7 kg para 7,0 kg (incluindo peso do bauleto) e alças de apoio lateral mais ergonômicas, em alumínio, nova lanterna em LED e protetor de escapamento em preto fosco.
O novo desenho da chave e a introdução do moderno painel totalmente digital com iluminação branca em LED, inspirado no conjunto que equipa a Super Ténéré 1200, ainda traz outra novidade: indicador ECO, que acende quando o motor trabalha na faixa de rotação de maior eficiência, indicando uma pilotagem mais econômica.
O conjunto ainda traz informações como velocímetro e hodômetros com funções: total, duas parciais (TRIP-1 e TRIP-2) e “Fuel Trip” (de reserva de combustível), relógio e tacômetro de excelente visualização, além das luzes de indicadores (piscas, Blueflex, farol alto, neutro e alerta de motor).
A motocicleta conserva características que a consagraram no segmento de 250 cilindradas. Entre elas, o assento de formato ergonômico, os faróis duplos alusivos ao do modelo Super Ténéré 1200, o para-brisa, que protege o piloto, e o tanque, com a prática tampa em estilo airplane, e capacidade para 16 litros, sendo 4,8 de reserva.
Já os grafismos, mais dinâmicos, valorizam o nome Ténéré, referência entre modelos aventureiros e que significadeserto no idioma Tuaregue. A Ténéré 250 Blueflex chega às concessionárias Yamaha a partir da segunda quinzena de maio no tradicional azul, além do branco e cinza fosco e, agora também, na cor marrom metálico, pelo preço sugerido de R$ 15.015,00. O modelo tem garantia de um ano sem limite de quilometragem.
Novo motor BlueFlex
A Ténéré 250 2016 agora conta com a avançada tecnologia BlueFlex e estará disponível unicamente nesta versão. Seu propulsor monocilíndrico, de arrefecimento misto, uma vez que conta com o auxílio de um radiador de óleo, de 249,45 cm³, com comando simples no cabeçote (SOHC), tem potência máxima gerada de 20,7 cv quando abastecida com gasolina e de 20,9 cv em caso de o motor ser alimentado com etanol, ambos atingidos a 8.000 rpm. O torque, por sua vez é de 2,1 kgf.m quando com etanol e 2,09 kgf.m quando gasolina, disponíveis a 6.500 giros. O motor com pistão forjado em alumínio e cilindro revestido de cerâmica, material similar ao de motos de competição, que diminui o atrito e dispersa o calor com mais eficiência, o que aumenta sua confiabilidade.
A Ténéré 250 Blueflex passa a adotar a luz BlueFlex no painel. Esta, quando acesa de maneira permanente, indica que o Sistema Yamaha de Segurança está em funcionamento. Nessa situação, o condutor deverá aguardar que a luz BlueFlex se apague para engatar uma marcha. Caso o mesmo engate uma marcha com a luz acesa o motor será desligado automaticamente pelo sistema.
Ciclística trail
O conjunto ciclístico acertado da Ténéré 250 Blueflex permanece para 2016 e conserva o garfo telescópico dianteiro com curso de 220 mm, que traz protetores de bengala emborrachados. Já a suspensão traseira faz uso de balança monoamortecida tipo monocross com link, cujo curso da roda é de 200 mm. Facilmente ajustável, a suspensão traseira tem sistema de regulagem na pré-carga da mola.
Nos freios, o destaque fica por conta do sistema hidráulico com disco dianteiro de 245 mm de diâmetro e pinça com dois pistões e na traseira um disco de 203 mm de diâmetro com pinça de pistão único.
As rodas raiadas em aço oferecem segurança em vias sem asfalto. As mesmas calçam pneus Metzeler Tourance, com medidas 80/90-21 M/C 48S na dianteira e 120/80-18 M/C 62S na traseira, com aptidão também para deslocamentos em vias pavimentadas. A nova Ténéré 250 Blueflex chega, portanto, a um novo patamar de tecnologia para marcar época na renomada família de motocicletas aventureiras.
FICHA TÉCNICA YAMAHA
XTZ250 TÉNÉRÉ
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Motor
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SOHC 2 válvulas
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Refrigeração a Ar
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4 Tempos
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Cilindrada (cm³)
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249,45
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Quantidade de
cilindros
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1
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Diâmetro X curso (mm)
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74 x 58
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Taxa de compressão
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9,8:1
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Torque máximo
(kgf.m/rpm)
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2,1 / 6.500 Etanol
2,09 / 6.500 Gasolina
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Potência máxima
(cv/rpm)
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20,7 / 8.000 Gasolina
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20,9 / 8.000 Etanol
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Sistema de partida
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Elétrica
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Sistema de
lubrificação
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Cárter Úmido
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Capacidade de óleo do
motor (L)
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1,55
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Tipo de combustível
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Gasolina / Etanol
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Capacidade do tanque
de combustível (L) (reserva)
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16 (4,8L)
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Alimentação
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Injeção Eletrônica
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Sistema de ignição
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TCI
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Bateria
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12V 6 Ah
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Transmissão primária
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Engrenagens
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Transmissão
secundária
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Corrente
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Embreagem
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Multi-disco
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Úmida
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Câmbio
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5 velocidades
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Relação de marchas:
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1ª
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36/14 = 2.571
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2ª
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32/19 = 1,684
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3ª
|
28/22 = 1,273
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4ª
|
26/25 = 1,040
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5ª
|
23/27 = 0,852
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Ângulo de caster
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26º 30'
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Tipo de chassi
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Berço semi-duplo
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Trail (mm)
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103
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Pneu dianteiro
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METZELER TOURANCE 80/90 – 21 M/C 48S
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Pneu traseiro
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METZELER TOURANCE 120/80 – 18 M/C 62S
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Ø do freio dianteiro
(mm)
|
245
|
Ø do freio traseiro
(mm)
|
203
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Comprimento total
(mm)
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2.135
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Largura total (mm)
|
830
|
Altura total (mm)
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1.375
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Altura do assento
(mm)
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865
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Altura mínima do solo
(mm)
|
265
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Peso líquido
(motocicleta + fluidos e tanque cheio) (kg)
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154
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PBT (peso líquido + 2
pessoas + capacidade de carga (kg)
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314
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Raio mínimo de giro (mm)
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2.000
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Distância entre eixos
(mm)
|
1.390
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Suspensão dianteira
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Garfo telescópico
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Suspensão traseira
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Balança traseira tipo
Monocross com link
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Curso da suspensão
diant.(mm)
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220 (suspensão) / 220
(roda)
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Curso da suspensão
tras. (mm)
|
65 (suspensão) / 200
(roda)
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