Modelo 2016 da trail recebeu, além da tecnologia bicombustível, nova traseira e painel 100% digital, novas cores e grafismos

Texto e fotos: Yamaha

A Ténéré 250 chega ainda mais versátil em seu modelo 2016. Já reconhecida por ser um modelo confortável, de fácil pilotagem, com boa autonomia e digna representante da aventureira família Ténéré, o modelo passa a ter tecnologia BlueFlex, que permite o abastecimento com gasolina, etanol ou a mistura de ambos os combustíveis em qualquer proporção. Outra grande novidade é a traseira da Ténéré 250 Blueflex, que ganhou novo bagageiro com capacidade de carga aumentada de 4,7 kg para 7,0 kg (incluindo peso do bauleto) e alças de apoio lateral mais ergonômicas, em alumínio, nova lanterna em LED e protetor de escapamento em preto fosco.


O novo desenho da chave e a introdução do moderno painel totalmente digital com iluminação branca em LED, inspirado no conjunto que equipa a Super Ténéré 1200, ainda traz outra novidade: indicador ECO, que acende quando o motor trabalha na faixa de rotação de maior eficiência, indicando uma pilotagem mais econômica.
O conjunto ainda traz informações como velocímetro e hodômetros com funções: total,  duas parciais (TRIP-1 e TRIP-2) e “Fuel Trip” (de reserva de combustível), relógio e tacômetro de excelente visualização, além das luzes de indicadores (piscas, Blueflex, farol alto, neutro e alerta de motor).
A motocicleta conserva características que a consagraram no segmento de 250 cilindradas. Entre elas, o assento de formato ergonômico, os faróis duplos alusivos ao do modelo Super Ténéré 1200, o para-brisa, que protege o piloto, e o tanque, com a prática tampa em estilo airplane, e capacidade para 16 litros, sendo 4,8 de reserva.
Já os grafismos, mais dinâmicos, valorizam o nome Ténéré, referência entre modelos aventureiros e que significadeserto no idioma Tuaregue. A Ténéré 250 Blueflex chega às concessionárias Yamaha a partir da segunda quinzena de maio no tradicional azul, além do branco e cinza fosco e, agora também, na cor marrom metálico, pelo preço sugerido de R$ 15.015,00. O modelo tem garantia de um ano sem limite de quilometragem.

Novo motor BlueFlex
A Ténéré 250 2016 agora conta com a avançada tecnologia BlueFlex e estará disponível unicamente nesta versão. Seu propulsor monocilíndrico, de arrefecimento misto, uma vez que conta com o auxílio de um radiador de óleo, de 249,45 cm³, com comando simples no cabeçote (SOHC), tem potência máxima gerada de 20,7 cv quando abastecida com gasolina e de 20,9 cv em caso de o motor ser alimentado com etanol, ambos atingidos a 8.000 rpm. O torque, por sua vez é de 2,1 kgf.m quando com etanol e 2,09 kgf.m quando gasolina, disponíveis a 6.500 giros. O motor com pistão forjado em alumínio e cilindro revestido de cerâmica, material similar ao de motos de competição, que diminui o atrito e dispersa o calor com mais eficiência, o que aumenta sua confiabilidade.
A Ténéré 250 Blueflex passa a adotar a luz BlueFlex no painel. Esta, quando acesa de maneira permanente, indica que o Sistema Yamaha de Segurança está em funcionamento. Nessa situação, o condutor deverá aguardar que a luz BlueFlex se apague para engatar uma marcha. Caso o mesmo engate uma marcha com a luz acesa o motor será desligado automaticamente pelo sistema.

Ciclística trail
O conjunto ciclístico acertado da Ténéré 250 Blueflex permanece para 2016 e conserva o garfo telescópico dianteiro com curso de 220 mm, que traz protetores de bengala emborrachados. Já a suspensão traseira faz uso de balança monoamortecida tipo monocross com link, cujo curso da roda é de 200 mm. Facilmente ajustável, a suspensão traseira tem sistema de regulagem na pré-carga da mola.
Nos freios, o destaque fica por conta do sistema hidráulico com disco dianteiro de 245 mm de diâmetro e pinça com dois pistões e na traseira um disco de 203 mm de diâmetro com pinça de pistão único.
As rodas raiadas em aço oferecem segurança em vias sem asfalto. As mesmas calçam pneus Metzeler Tourance, com medidas 80/90-21 M/C 48S na dianteira e 120/80-18 M/C 62S na traseira, com aptidão também para deslocamentos em vias pavimentadas. A nova Ténéré 250 Blueflex chega, portanto, a um novo patamar de tecnologia para marcar época na renomada família de motocicletas aventureiras.

FICHA TÉCNICA YAMAHA XTZ250 TÉNÉRÉ

 Motor

SOHC 2 válvulas
Refrigeração a Ar
4 Tempos
Cilindrada (cm³)
249,45
Quantidade de cilindros
1
Diâmetro X curso (mm)
74 x 58
Taxa de compressão
9,8:1
Torque máximo (kgf.m/rpm)
2,1 / 6.500 Etanol
2,09 / 6.500 Gasolina
Potência máxima (cv/rpm)
20,7 / 8.000 Gasolina
20,9 / 8.000 Etanol
Sistema de partida
Elétrica
Sistema de lubrificação
Cárter Úmido
Capacidade de óleo do motor (L)
1,55
Tipo de combustível
Gasolina / Etanol
Capacidade do tanque de combustível (L) (reserva)
16 (4,8L)
Alimentação
Injeção Eletrônica
Sistema de ignição
TCI
Bateria
12V 6 Ah
Transmissão primária
Engrenagens
Transmissão secundária
Corrente
Embreagem
Multi-disco

Úmida
Câmbio
5 velocidades
Relação de marchas:

36/14 = 2.571
32/19 = 1,684
28/22 = 1,273
26/25 = 1,040
23/27 = 0,852
Ângulo de caster
26º   30'
Tipo de chassi
Berço semi-duplo
Trail (mm)
103
Pneu dianteiro
METZELER TOURANCE 80/90 – 21 M/C 48S
Pneu traseiro
METZELER TOURANCE 120/80 – 18 M/C 62S
Ø do freio dianteiro (mm)
245
Ø do freio traseiro (mm)
203
Comprimento total (mm)
2.135
Largura total (mm)
830
Altura total (mm)
1.375
Altura do assento (mm)
865
Altura mínima do solo (mm)
265
Peso líquido (motocicleta + fluidos e tanque cheio) (kg)
154
PBT (peso líquido + 2 pessoas + capacidade de carga (kg)
314
Raio mínimo de giro (mm)
2.000
Distância entre eixos (mm)
1.390
Suspensão dianteira
Garfo telescópico
Suspensão traseira
Balança traseira tipo Monocross com link
Curso da suspensão diant.(mm)
220 (suspensão) / 220 (roda)
Curso da suspensão tras. (mm)
65 (suspensão) / 200 (roda)