• Empresa reforça a divulgação do movimento de conscientização “Maio Amarelo – Atenção pela Vida”;
  • Fundação Volkswagen promove game “Autopolis”, de cidadania e segurança no trânsito, que já beneficiou 16.920 alunos e 564 professores em 46 cidades.

Texto e fotos: Volkswagen

A Volkswagen do Brasil apoia o movimento internacional “Maio Amarelo - Atenção pela Vida”, que tem o objetivo de incentivar cada pessoa a adotar comportamento mais seguro e responsável no trânsito, tendo como foco a preservação da própria vida e dos demais cidadãos. A Volkswagen do Brasil assume o compromisso de divulgar a importância da condução responsável aos seus públicos de relacionamento, como colaboradores, familiares e consumidores, por meio dos canais de comunicação externa (meios digitais, como Facebook e Twitter), interna e atividades corporativas.


“O movimento ‘Maio Amarelo – Atenção pela Vida’ promove a conscientização sobre a importância do respeito e responsabilidade de todos por um trânsito seguro. Ao apoiar a ação, a Volkswagen do Brasil reforça a preocupação com a segurança de cada cidadão, entre condutores e pedestres, e a valorização da vida”, afirma o diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil, Antonio Megale.
Além de apoiar o movimento, a Volkswagen do Brasil também desenvolve outras ações em prol da cidadania e segurança no trânsito, como o game “Autopolis”, que integra o projeto “Jogo da Vida em Trânsito”.

Fundação Volkswagen promove “Jogo da Vida em Trânsito”, que já beneficiou 16.920 alunos dos Estados do Amapá, Piauí e São Paulo
A Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 35 anos, investe em projetos com foco em Educação e no Desenvolvimento Social de comunidades de baixa renda. Entre as iniciativas educacionais está o projeto “Jogo da Vida em Trânsito”, lançado em dezembro de 2011, que já beneficiou 16.920 alunos e 564 professores em 46 cidades dos Estados do Amapá, Piauí e São Paulo.


O projeto “Jogo da Vida em Trânsito” tem foco na formação do condutor consciente por meio do game "Autopolis" e de um roteiro de aulas distribuído para professores, com sugestões de atividades relacionadas ao tema. O "Autopolis" é um game virtual que transmite conceitos de segurança, legislação e cidadania e foi desenvolvido em parceria com o Virgo Game Studios e o professor Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP). O jogo está disponível no site do Projeto JVT (www.jvt.org.br).

Volkswagen do Brasil distribuiu 90 mil cartilhas educativas por meio de seu “Projeto Trânsito Consciente”
A Volkswagen do Brasil promove também o “Projeto Trânsito Consciente” que, desde 2010, já distribuiu um total de 90 mil cartilhas educativas sobre o tema para colaboradores da empresa, familiares, órgãos como o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e escolas localizadas no entorno das quatro fábricas da Volkswagen do Brasil (São Bernardo do Campo, São Carlos e Taubaté, no Estado de São Paulo; além de São José dos Pinhais, no Paraná).

Fundação Volkswagen já atendeu mais de 1,3 milhão de alunos no Brasil
A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou na última década, até 2014, 1.374.630 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18 mil educadores da rede pública de 407 cidades, em 13 Estados. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram 26.598 mil pessoas.


Em 2015, a Fundação Volkswagen ampliará para 19 o número de Estados brasileiros já atendidos em todo seu histórico de atuação. Além de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo, neste ano a Fundação Volkswagen chegou ao Mato Grosso, Sergipe e deve estender os projetos para os Estados do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte.
Os projetos educacionais oferecidos pela Fundação Volkswagen são “Aceleração da Aprendizagem”; “Aprendendo com Arte”; “Brincar”; “Entre na Roda”; “Jogo da Vida em Trânsito”; “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”. Os três de Desenvolvimento Social são “Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade” e “Instituto Baccarelli”.

“Maio Amarelo - Atenção pela Vida”
O mês de maio foi escolhido pelo movimento internacional “Maio Amarelo - Atenção pela Vida” porque em 11 de maio de 2011, a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito (2011 a 2020). Com isso, o mês de maio se tornou a referência mundial para o balanço de ações que o mundo inteiro realiza. Em maio também é comemorada a Semana Mundial de Segurança ao Pedestre e o Dia Mundial da Segurança Viária (11/5).


Inspirado em movimentos como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “Maio Amarelo” promove atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão em seus deslocamentos diários no trânsito.
O amarelo simboliza a atenção, assim como na sinalização de semáforos, por isso, foi a cor escolhida para o logo do movimento. Todas as pessoas, físicas ou jurídicas, podem participar, desenvolvendo suas próprias ações e materiais. Obtenha mais informações sobre a iniciativa no site "www.maioamarelo.com".