Um dos maiores sucessos da montadora italiana deu uma repaginada e se modernizou, tudo isso para agradar o exigente consumidor

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: FCA

NĂ£o Ă© de hoje que a FIAT se preocupa em fazer carros compactos, econĂ´micos e que atingem em cheio os sempre exigentes consumidores nacionais. Os pequenos notĂ¡veis rodam pelas ruas do Brasil hĂ¡ quatro dĂ©cadas e transformaram a fĂ¡brica de Minas Gerais, fora do pĂ³lo do ABC paulista, no endereço do atual sucesso da montadora.


Esta semana vou falar do teste que fiz com o modelo, praticamente um carro novo tanto em conceito quanto em carroceria e equipamentos, a herança do modelo anterior, ficou apenas no chassi. Desde a sua apresentaĂ§Ă£o na Argentina, no ano passado, eu nĂ£o havia tido oportunidade de testar o UNO nas ruas e estradas brasileiras, usando o etanol como combustĂ­vel, nem mesmo sentindo os efeitos da climatizaĂ§Ă£o que os carros recebem para rodar em um paĂ­s tropical como o Brasil.


A opĂ§Ă£o pelo UNO ATTRACTIVE 1.0 Ă© por se tratar de uma versĂ£o nova e de entrada, que durante uma semana testei em condições de cidade e rodovia, sempre utilizando na totalidade os equipamentos disponĂ­veis no modelo.


No teste urbano, a versatilidade, graças ao seu tamanho, Ă© excelente, cabe em qualquer vaga de estacionamento, Ă© Ă¡gil nas manobras e enfrenta o trĂ¢nsito pesado sem dificuldade. Isso se deve a utilizaĂ§Ă£o do motor de quatro cilindros, Fire Evo Flex, que teve suas versões (1.0 e 1.4) modificadas e como resultado houve uma reduĂ§Ă£o de 17% da vibraĂ§Ă£o percebida no volante de direĂ§Ă£o com ar condicionado ligado e 20% no Ă­ndice de articulaĂ§Ă£o no interior do veĂ­culo.


O cĂ¢mbio manual de 5 velocidades tem engates rĂ¡pidos e precisos, nĂ£o cansa mesmo em situações de congestionamento, onde as trocas de primeira e segunda marchas sĂ£o freqĂ¼entes. A direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica Ă© leve e com um curso bem generoso, facilita as manobras em entradas de garagens estreitas e quando se necessita colocar o carro em vagas apertadas.


Trata-se de um carro muito econĂ´mico mesmo utilizando combustĂ­vel verde neste caso, e com dados do computador de bordo, fiz uma mĂ©dia de 9 km/l na cidade, um nĂºmero bem expressivo que garante uma boa autonomia para trechos urbanos.


Na estrada, optei por utilizar o UNO ATTRACTIVE 1.0 na Rodovia dos Bandeirantes, com muitas retas e curvas de raio longo, com trĂªs pessoas a bordo, algumas malas e ar condicionado ligado. O desempenho surpreende, o carro atinge rapidamente a velocidade da estrada e se mantĂ©m firme, sem precisar trocar de marcha. A velocidade cruzeiro tem uma elasticidade grande em 5ª marcha, foram poucas vezes que fui obrigado a fazer uma reduĂ§Ă£o, somente em casos de mudança de faixa com carros mais lentos pela frente e em momentos de ultrapassagens nas subidas.


O conforto interno Ă© bom para um carro desta categoria, o barulho Ă© muito pequeno, tanto da rodagem quanto dos sons externos e o clima interno Ă© bem agradĂ¡vel. O ar condicionado pouco influenciou no desempenho do veĂ­culo e nĂ£o deixou a desejar na climatizaĂ§Ă£o interna, todos pudemos viajar confortavelmente e conversando sem ser atrapalhados por qualquer influĂªncia externa.


Mesmo com todo esse peso extra e condições de gastança de combustĂ­vel, o carro fez, segundo dados do computador de bordo, 12,7 km/l, um consumo muito bom, dadas as condições de calor muito forte no dia da avaliaĂ§Ă£o e por se tratar de uma rodovia com vĂ¡rios trechos de subida.


Com 7 cores Ă  escolha, uma vasta quantidade de opcionais, kits de acessĂ³rios e preço inicial sugerido de R$ 36.800, o UNO ATTRACTIVE 1.0 Ă© um compacto bonito, econĂ´mico e muito atraente, foi como se o patinho feio tivesse virado cisne.


Ficha TĂ©cnica

ATTRACTIVE 1.0 FLEX
Motor
PosiĂ§Ă£o
Transversal, dianteiro
NĂºmero de cilindros
4 em linha
DiĂ¢metro x Curso
70,0 x 64,9 mm
Cilindrada total
999,1 cm³
Taxa de compressĂ£o
12,1:1
PotĂªncia mĂ¡xima (ABNT) / regime
73,0 cv / 6.250 rpm (gasolina)
75 cv / 6.250 rpm (etanol)
Torque mĂ¡ximo (ABNT) / regime
9,5 Kgfm / 3.850 rpm (gasolina)
9,9 Kgfm / 3.850 rpm (etanol)
Nº de vĂ¡lvulas por cilindro
Duas no cabeçote
Eixo de comando de vĂ¡lvulas
Um no cabeçote

IgniĂ§Ă£o

Tipo
Robert Bosch, eletrĂ´nica digital incorporada ao sistema de injeĂ§Ă£o

AlimentaĂ§Ă£o

CombustĂ­vel
Gasolina/Etanol
InjeĂ§Ă£o EletrĂ´nica
Bosch, multiponto, sequencial

CĂ¢mbio

NĂºmero de marchas
5 à frente e uma à ré
Relações de transmissĂ£o
1ª – 4,273







2ª - 2,316
3ª - 1,520
4ª - 1,029
5ª - 0,838
RĂ© - 3,909
RelaĂ§Ă£o de transmissĂ£o do diferencial
4,200
TraĂ§Ă£o
Dianteira com juntas homocinéticas
Embreagem
Tipo
Monodisco a seco com mola a disco e comando mecĂ¢nico

Sistema de freios

De serviço
HidrĂ¡ulico, comando a pedal com ABS
Dianteiro
A disco ventilado (Ă˜ de 240 mm) com pinça flutuante
Traseiro
A tambor (Ă˜ de 185 mm) com sapata autocentrante e regulagem automĂ¡tica de jogo

SuspensĂ£o dianteira

Tipo
MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais
Amortecedores
HidrĂ¡ulicos, telescĂ³picos de duplo efeito
Elemento elĂ¡stico
Mola Helicoidal

SuspensĂ£o traseira

Tipo
Eixo de torĂ§Ă£o com rodas semi-independentes
Amortecedores
HidrĂ¡ulicos, telescĂ³picos de duplo efeito
Elemento elĂ¡stico
Mola Helicoidal

DireĂ§Ă£o

Tipo
HidrĂ¡ulica com pinhĂ£o e cremalheira
DiĂ¢metro mĂ­nimo de curva
9,8 m

Rodas

Aro
5,0JX13”
Pneus
165/70 R13 79T

Peso do veĂ­culo

Em ordem de marcha (Std A)
955 Kg
Capacidade de Carga
400 Kg
Carga mĂ¡xima rebocĂ¡vel (sem freio)
400 Kg

Dimensões externas

Comprimento do veĂ­culo
3.811 mm
Largura do veĂ­culo
1.636 mm
Altura do veĂ­culo (vazio)
1.480 mm
DistĂ¢ncia entre-eixos
2.376 mm
Bitola dianteira
1.430 mm
Bitola traseira
1.420 mm
Altura mĂ­nima do solo
165 mm
Volume do porta-malas
280/290 litros
Tanque de combustĂ­vel
48 litros

Desempenho

Velocidade mĂ¡xima
151 km/h (gasolina) / 153 km/h (etanol)
0 a 100 km/h
14,7 s (gasolina) / 13,8 s (etanol)


LISTA DE EQUIPAMENTOS
NOVO UNO ATTRACTIVE 1.0 EVO FLEX 4P 2015
SĂ©rie:
Airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD 
Alerta de manutenĂ§Ă£o programada (luz espia)
Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura
Apoios de cabeça traseiros (2) rebaixados e com regulagem de altura 
Banco traseiro rebatível (Flip and Fold) com 2 posiçõespara o encosto
Bolsa porta-objetos nas portas dianteiras 
Brake light
Calotas integrais
Chave desmodrĂ´mica
Check quadro de instrumentos (Welcome Moving)
Cintos de segurança dianteiros retrĂ¡teis de 3 pontos com regulagem de altura 
Cintos de segurança laterais traseiros retrĂ¡teis de 3 pontos
Console central com porta-objetos e porta-copos
Desembaçador do vidro traseiro 
DireĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica 
Drive by Wire (Controle eletrĂ´nico da aceleraĂ§Ă£o)
EconĂ´metro 
Espelho no para-sol lado passageiro 
ESS (SinalizaĂ§Ă£o de frenagem de emergĂªncia) 
Faixa horizontal no painel na cor azul
Fiat Code 2ª geraĂ§Ă£o 
Follow me home
Ganchos de fixaĂ§Ă£o de carga no porta-malas 
Grade dianteira texturizada
HodĂ´metro digital (total e parcial) 
Indicador digital de temperatura da Ă¡gua 
Indicador digital do nĂ­vel de combustĂ­vel
Indicador para troca de marchas (Shift up/down)
Lane Change (FunĂ§Ă£o auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
Limpador e lavador do vidro traseiro 
Luz  de leitura dianteira com interruptor na porta lado motorista e passageiro
Luzes de leitura dianteira com dimmer (reduĂ§Ă£o/aumento gradual de intensidade)
Palhetas com tecnologia Flat Blade
Para-choques na cor do veĂ­culo
Quadro de instrumentos iluminado com display em LCD 
RelĂ³gio digital 
Retrovisores externos com comando interno mecĂ¢nico 
Rodas de aço estampado 5.0 x 13” + Pneus 165/70 R13 (Baixa resistĂªncia a rolagem)
Tomada 12V 
Vidro traseiro térmico temporizado
Vidros climatizados verdes 
Volante com detalhe na cor Grafite

Opcionais:
3º apoio de cabeça traseiro rebaixado
Alarme antifurto
Apoia-braço central no banco do motorista
Apoia-pé para o motorista
Ar-condicionado
Banco do motorista com regulagem de altura
Banco traseiro bipartido
Chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas
Comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustĂ­vel 
Console porta objetos no teto
Calotas integrais 14”
Espelho no para-sol lado motorista
FarĂ³is de neblina
Para-brisas degradĂª
Pintura metĂ¡lica
Pneus 175/65 R14 (Baixa resistĂªncia a rolagem)
Porta Ă³culos
Porta-objetos para Smart Phone
PredisposiĂ§Ă£o para rĂ¡dio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, 2 tweeters e antena) 
Retrovisores externos com luzes indicadoras de direĂ§Ă£o integradas
Maçanetas e retrovisores na cor do veículo
Quadro de instrumentos iluminado com display LCD de alta resoluĂ§Ă£o equipado com Computador de Bordo comandado por teclas no volante 
RĂ¡dio Connect integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, Viva-voz Bluetooth® e funĂ§Ă£o Audio Streaming – inclui volante com comandos do rĂ¡dio e telefone
Retrovisores externos elĂ©tricos com funĂ§Ă£o Tilt Down (Rebatimento automĂ¡tico retrovisor direito ao acionar a rĂ©)
Rodas de liga leve 5.5 x 14”
Sensor de estacionamento traseiro com visualizador grĂ¡fico
Travas elĂ©tricas + Trava automĂ¡tica das portas a 20 km/h 
Vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento
Vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento
Volante com regulagem de altura

Kits de personalizaĂ§Ă£o:
Kit Black & White de personalizaĂ§Ă£o interna: tecido exclusivo; ambiente interno na cor preta; maçanetas internas na cor preta brilhante; detalhe internos na cor branca (volante, quadro de instrumentos); faixa horizontal no painel com tecnologia Soft Coating tema Urban; sobre-tapetes exclusivos em carpete.
Kit Dark & Grey de personalizaĂ§Ă£o externa: adesivo personalizado no capĂ´ e tampa traseira; retrovisores na cor cinza fosco; spoiler na tampa traseira na cor cinza fosco; retrovisores externos com luzes indicadoras de direĂ§Ă£o integradas; farĂ³is com mascara negra; revestimento externo nas colunas das portas; maçanetas na cor do veĂ­culo; grade dianteira na cor cinza fosco com anĂ©is na cor preto brilhante.