Um dos maiores sucessos da
montadora italiana deu uma repaginada e se modernizou, tudo isso para agradar o
exigente consumidor
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: FCA
NĂ£o Ă© de hoje que a FIAT se preocupa em fazer carros compactos,
econĂ´micos e que atingem em cheio os sempre exigentes consumidores nacionais.
Os pequenos notĂ¡veis rodam pelas ruas do Brasil hĂ¡ quatro dĂ©cadas e
transformaram a fĂ¡brica de Minas Gerais, fora do pĂ³lo do ABC paulista, no
endereço do atual sucesso da montadora.
Esta semana vou falar do teste
que fiz com o modelo, praticamente um carro novo tanto em conceito quanto em
carroceria e equipamentos, a herança do modelo anterior, ficou apenas no
chassi. Desde a sua apresentaĂ§Ă£o na Argentina, no ano passado, eu nĂ£o havia
tido oportunidade de testar o UNO
nas ruas e estradas brasileiras, usando o etanol como combustĂvel, nem mesmo
sentindo os efeitos da climatizaĂ§Ă£o que os carros recebem para rodar em um paĂs
tropical como o Brasil.
A opĂ§Ă£o pelo UNO ATTRACTIVE 1.0 Ă© por se tratar de uma versĂ£o nova e de entrada, que durante uma semana testei em condições de cidade e rodovia, sempre utilizando
na totalidade os equipamentos disponĂveis no modelo.
No teste urbano, a versatilidade,
graças ao seu tamanho, é excelente, cabe em qualquer vaga de estacionamento, é
Ă¡gil nas manobras e enfrenta o trĂ¢nsito pesado sem dificuldade. Isso se deve a
utilizaĂ§Ă£o do motor de quatro cilindros, Fire
Evo Flex, que teve suas versões (1.0 e 1.4) modificadas e como resultado
houve uma reduĂ§Ă£o de 17% da vibraĂ§Ă£o percebida no volante de direĂ§Ă£o com ar
condicionado ligado e 20% no Ăndice de articulaĂ§Ă£o no interior do veĂculo.
O cĂ¢mbio manual de 5 velocidades
tem engates rĂ¡pidos e precisos, nĂ£o cansa mesmo em situações de
congestionamento, onde as trocas de primeira e segunda marchas sĂ£o freqĂ¼entes.
A direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica Ă© leve e com um curso bem generoso, facilita as manobras
em entradas de garagens estreitas e quando se necessita colocar o carro em
vagas apertadas.
Trata-se de um carro muito
econĂ´mico mesmo utilizando combustĂvel verde neste caso, e com dados do
computador de bordo, fiz uma mĂ©dia de 9 km/l na cidade, um nĂºmero bem
expressivo que garante uma boa autonomia para trechos urbanos.
Na estrada, optei por utilizar o UNO ATTRACTIVE 1.0 na Rodovia dos
Bandeirantes, com muitas retas e curvas de raio longo, com trĂªs
pessoas a bordo, algumas malas e ar condicionado ligado. O desempenho
surpreende, o carro atinge rapidamente a velocidade da estrada e se mantém
firme, sem precisar trocar de marcha. A velocidade cruzeiro tem uma
elasticidade grande em 5ª marcha, foram poucas vezes que fui obrigado a
fazer uma reduĂ§Ă£o, somente em casos de mudança de faixa com carros mais lentos
pela frente e em momentos de ultrapassagens nas subidas.
O conforto interno Ă© bom para um
carro desta categoria, o barulho Ă© muito pequeno, tanto da rodagem quanto dos
sons externos e o clima interno Ă© bem agradĂ¡vel. O ar condicionado pouco influenciou
no desempenho do veĂculo e nĂ£o deixou a desejar na climatizaĂ§Ă£o interna, todos
pudemos viajar confortavelmente e conversando sem ser atrapalhados por qualquer
influĂªncia externa.
Mesmo com todo esse peso extra e
condições de gastança de combustĂvel, o carro fez, segundo dados do computador
de bordo, 12,7 km/l, um consumo muito bom, dadas as condições de calor muito
forte no dia da avaliaĂ§Ă£o e por se tratar de uma rodovia com vĂ¡rios trechos de
subida.
Com 7 cores Ă escolha, uma vasta
quantidade de opcionais, kits de acessĂ³rios e preço inicial sugerido de R$
36.800, o UNO ATTRACTIVE 1.0 Ă© um
compacto bonito, econĂ´mico e muito atraente, foi como se o patinho feio tivesse
virado cisne.
Ficha TĂ©cnica
ATTRACTIVE 1.0 FLEX
|
|
Motor
|
|
PosiĂ§Ă£o
|
Transversal,
dianteiro
|
NĂºmero de cilindros
|
4 em linha
|
DiĂ¢metro x Curso
|
70,0 x
|
Cilindrada total
|
999,1 cm³
|
Taxa de compressĂ£o
|
12,1:1
|
PotĂªncia mĂ¡xima
(ABNT) / regime
|
73,0 cv / 6.250 rpm
(gasolina)
75 cv / 6.250 rpm
(etanol)
|
Torque mĂ¡ximo (ABNT)
/ regime
|
9,5 Kgfm / 3.850 rpm
(gasolina)
9,9 Kgfm / 3.850 rpm
(etanol)
|
Nº de vĂ¡lvulas por
cilindro
|
Duas no cabeçote
|
Eixo de comando de
vĂ¡lvulas
|
Um no cabeçote
|
IgniĂ§Ă£o
|
|
Tipo
|
Robert Bosch, eletrĂ´nica
digital incorporada ao sistema de injeĂ§Ă£o
|
AlimentaĂ§Ă£o
|
|
CombustĂvel
|
Gasolina/Etanol
|
InjeĂ§Ă£o EletrĂ´nica
|
Bosch, multiponto,
sequencial
|
CĂ¢mbio
|
|
NĂºmero de marchas
|
5 Ă frente e uma Ă
ré
|
Relações de
transmissĂ£o
|
1ª – 4,273
|
2ª - 2,316
|
|
3ª - 1,520
|
|
4ª - 1,029
|
|
5ª - 0,838
|
|
RĂ© - 3,909
|
|
RelaĂ§Ă£o de
transmissĂ£o do diferencial
|
4,200
|
TraĂ§Ă£o
|
Dianteira com juntas
homocinéticas
|
Embreagem
|
|
Tipo
|
Monodisco a seco com
mola a disco e comando mecĂ¢nico
|
Sistema de freios
|
|
De serviço
|
HidrĂ¡ulico, comando
a pedal com ABS
|
Dianteiro
|
A disco ventilado (Ă˜
de
|
Traseiro
|
A tambor (Ă˜ de
|
SuspensĂ£o dianteira
|
|
Tipo
|
MacPherson
com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais
|
Amortecedores
|
HidrĂ¡ulicos,
telescĂ³picos de duplo efeito
|
Elemento elĂ¡stico
|
Mola Helicoidal
|
SuspensĂ£o traseira
|
|
Tipo
|
Eixo de torĂ§Ă£o com
rodas semi-independentes
|
Amortecedores
|
HidrĂ¡ulicos,
telescĂ³picos de duplo efeito
|
Elemento elĂ¡stico
|
Mola Helicoidal
|
DireĂ§Ă£o
|
|
Tipo
|
HidrĂ¡ulica com
pinhĂ£o e cremalheira
|
DiĂ¢metro mĂnimo de
curva
|
|
Rodas
|
|
Aro
|
5,0JX13”
|
Pneus
|
165/70 R13 79T
|
Peso do veĂculo
|
|
Em ordem de marcha
(Std A)
|
|
Capacidade de Carga
|
|
Carga mĂ¡xima
rebocĂ¡vel (sem freio)
|
Dimensões externas |
||
Comprimento do
veĂculo
|
||
Largura do veĂculo
|
||
Altura do veĂculo
(vazio)
|
||
DistĂ¢ncia
entre-eixos
|
||
Bitola dianteira
|
||
Bitola traseira
|
||
Altura mĂnima do
solo
|
||
Volume do porta-malas
|
280/290 litros
|
|
Tanque de
combustĂvel
|
||
Desempenho
|
||
Velocidade mĂ¡xima
|
||
14,7 s (gasolina) / 13,8
s (etanol)
|
LISTA DE EQUIPAMENTOS
NOVO UNO ATTRACTIVE 1.0 EVO FLEX 4P 2015
SĂ©rie:
• Airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD
• Alerta de manutenĂ§Ă£o programada (luz espia)
• Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura
• Apoios de cabeça traseiros (2) rebaixados e com regulagem de altura
• Banco traseiro rebatĂvel (Flip and Fold) com 2 posiçõespara o encosto
• Bolsa porta-objetos nas portas dianteiras
• Brake light
• Calotas integrais
• Chave desmodrĂ´mica
• Check quadro de instrumentos (Welcome Moving)
• Cintos de segurança dianteiros retrĂ¡teis de 3 pontos com regulagem de altura
• Cintos de segurança laterais traseiros retrĂ¡teis de 3 pontos
• Console central com porta-objetos e porta-copos
• Desembaçador do vidro traseiro
• DireĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica
• Drive by Wire (Controle eletrĂ´nico da aceleraĂ§Ă£o)
• EconĂ´metro
• Espelho no para-sol lado passageiro
• ESS (SinalizaĂ§Ă£o de frenagem de emergĂªncia)
• Faixa horizontal no painel na cor azul
• Fiat Code 2ª geraĂ§Ă£o
• Follow me home
• Ganchos de fixaĂ§Ă£o de carga no porta-malas
• Grade dianteira texturizada
• HodĂ´metro digital (total e parcial)
• Indicador digital de temperatura da Ă¡gua
• Indicador digital do nĂvel de combustĂvel
• Indicador para troca de marchas (Shift up/down)
• Lane Change (FunĂ§Ă£o auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
• Limpador e lavador do vidro traseiro
• Luz de leitura dianteira com interruptor na porta lado motorista e passageiro
• Luzes de leitura dianteira com dimmer (reduĂ§Ă£o/aumento gradual de intensidade)
• Palhetas com tecnologia Flat Blade
• Para-choques na cor do veĂculo
• Quadro de instrumentos iluminado com display em LCD
• RelĂ³gio digital
• Retrovisores externos com comando interno mecĂ¢nico
• Rodas de aço estampado 5.0 x 13” + Pneus 165/70 R13 (Baixa resistĂªncia a rolagem)
• Tomada 12V
• Vidro traseiro tĂ©rmico temporizado
• Vidros climatizados verdes
• Volante com detalhe na cor Grafite
Opcionais:
• 3º apoio de cabeça traseiro rebaixado
• Alarme antifurto
• Apoia-braço central no banco do motorista
• Apoia-pĂ© para o motorista
• Ar-condicionado
• Banco do motorista com regulagem de altura
• Banco traseiro bipartido
• Chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas
• Comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustĂvel
• Console porta objetos no teto
• Calotas integrais 14”
• Espelho no para-sol lado motorista
• FarĂ³is de neblina
• Para-brisas degradĂª
• Pintura metĂ¡lica
• Pneus 175/65 R14 (Baixa resistĂªncia a rolagem)
• Porta Ă³culos
• Porta-objetos para Smart Phone
• PredisposiĂ§Ă£o para rĂ¡dio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, 2 tweeters e antena)
• Retrovisores externos com luzes indicadoras de direĂ§Ă£o integradas
• Maçanetas e retrovisores na cor do veĂculo
• Quadro de instrumentos iluminado com display LCD de alta resoluĂ§Ă£o equipado com Computador de Bordo comandado por teclas no volante
• RĂ¡dio Connect integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, Viva-voz Bluetooth® e funĂ§Ă£o Audio Streaming – inclui volante com comandos do rĂ¡dio e telefone
• Retrovisores externos elĂ©tricos com funĂ§Ă£o Tilt Down (Rebatimento automĂ¡tico retrovisor direito ao acionar a rĂ©)
• Rodas de liga leve 5.5 x 14”
• Sensor de estacionamento traseiro com visualizador grĂ¡fico
• Travas elĂ©tricas + Trava automĂ¡tica das portas a 20 km/h
• Vidros elĂ©tricos dianteiros com one touch e antiesmagamento
• Vidros elĂ©tricos traseiros com one touch e antiesmagamento
• Volante com regulagem de altura
Kits de personalizaĂ§Ă£o:
• Kit Black & White de personalizaĂ§Ă£o interna: tecido exclusivo; ambiente interno na cor preta; maçanetas internas na cor preta brilhante; detalhe internos na cor branca (volante, quadro de instrumentos); faixa horizontal no painel com tecnologia Soft Coating tema Urban; sobre-tapetes exclusivos em carpete.
• Kit Dark & Grey de personalizaĂ§Ă£o externa: adesivo personalizado no capĂ´ e tampa traseira; retrovisores na cor cinza fosco; spoiler na tampa traseira na cor cinza fosco; retrovisores externos com luzes indicadoras de direĂ§Ă£o integradas; farĂ³is com mascara negra; revestimento externo nas colunas das portas; maçanetas na cor do veĂculo; grade dianteira na cor cinza fosco com anĂ©is na cor preto brilhante.
0 ComentĂ¡rios