Sandero, da Renault, avança e se torna o modelo de automóvel leve novo mais financiado em Minas Gerais no ano

Texto e fotos: Cetip

No primeiro trimestre de 2015, considerando os automóveis leves novos, o Onix, da Chevrolet, o Palio, da Fiat, o Gol, foram os modelos mais financiados em 14 estados brasileiros. Enquanto o Onix avançou no Sudeste, Sul e em alguns estados do Nordeste, o Palio tem forte presença no Nordeste.
O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do país, o Sistema Nacional de Gravames (SNG). Os números contemplam os veículos comercializados por crédito direto ao consumidor (CDC), consórcio e leasing.
O Strada e o Siena, da Fiat, o Classic, da Chevrolet, o Gol e o Saveiro, da Volkswagen, também apareceram como líderes no financiamento de carros novos em alguns estados brasileiros. Mas o destaque neste primeiro trimestre foi o Sandero, da Renault, que apareceu pela primeira vez como o modelo mais financiado em Minas Gerais, ao somar 2.952 unidades vendidas a prazo.
Na comparação com o acumulado de 2014, os modelos Onix e Classic, da Chevrolet, Saveiro, da Volkswagen, Strada, da Fiat, e Sandero, da Renault, ganharam espaço e lideram o ranking de modelos mais financiados de carros zero quilômetro nos estados: Amapá, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

 

Considerando as marcas dos automóveis leves, a Chevrolet avançou e se tornou a marca com presença em mais estados brasileiros, liderando o volume de financiamentos de automóveis leves novos em 14 estados. Em 2014, a Fiat foi a marca com mais participação, atingindo a liderança nas vendas a prazo de carros novos em 15 estados.
Assim, a Chevrolet, a Fiat e a Volkswagen foram as marcas que mais financiaram automóveis leves novos em todo o Brasil nos três primeiros meses do ano. Apesar disso, a Renault garantiu a liderança em Minas Gerais, ao apresentar o Sandero como o modelo de carro novo mais financiado no estado, com 2.952 unidades vendidas a prazo no acumulado deste ano.



O levantamento ainda mostra que a Fiat está presente nas cinco regiões do Brasil. Em seguida, aparece a Chevrolet, com participação no Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. Já a Volkswagen tem maior presença no Norte e Centro-Oeste, enquanto a Renault aparece apenas no Sudeste.


No Brasil, foram financiados 135.113 automóveis leves novos em março. No primeiro trimestre do ano, foram vendidos a prazo 387.138 carros novos.