• O mais recente pneu da gama METZELER vence o teste comparativo de pneus organizado pela publicação inglesa, que valorizou qualidades como o rápido aquecimento do pneu, a excelente estabilidade em altas velocidades e a precisão na dirigibilidade;
  • O novo RACETEC™ RR, derivado do compromisso da marca com competições road racing, também foi escolhido por muitas publicações como o pneu oficial para os testes comparativos com os mais recentes lançamentos supersport.

Texto e fotos: METZELER

O METZELER RACETEC™ RR, mais recente produto apresentado pela marca historicamente especializada em pneus para motocicletas, foi eleito pelo semanário inglês Motorcycle News (MCN) o melhor pneu racing street do mercado.
Participaram do teste da MCN os seguintes pneus: METZELER RACETEC™ RR K3, Pirelli DIABLO™ Supercorsa SP, Bridgestone Battlax RS10, Dunlop Sportmax GP Racer D211, Continental ContiRaceAttack Comp e Michelin Power Supersport.
O teste aconteceu no sul da Espanha, em Jerez de la Frontera, nas ruas ao redor da cidade e também no circuito local. O tempo estava ensolarado, com temperatura ambiente de 25º C e 28º C no asfalto.


Todos os pneus foram avaliados com a mesma moto e com o mesmo piloto – uma BMW HP4 pilotada pelo experiente jornalista e avaliador da MCN, Bruce Dunn. O teste foi conduzido estritamente com a pressão dos pneus para uso em estrada. Isso foi explorado ainda mais pela típica característica plug-and-ride do METZELER RACETEC™ RR em seu composto “mais duro”, o K3.
Entrando em detalhes, a Motorcycle News levou em conta apenas aqueles pneus, homologados para uso em estradas), desenvolvidos precisamente para oferecer performance superior na Estrada, mas que também são adequados para uso em pista em nível amador ou em um track day.
Isso explica porque, no caso do METZELER RACETEC™ RR, que tem em sua gama três compostos, todos homologados para uso em estrada (K1, K2 e K3), o mais duro deles, o K3 foi escolhido para o teste. Ele é o primeiro produto racing street da METZELER a usar tecnologia bi-composto na traseira. O composto K3 é dedicado para uso não competitivo e pode rodar em qualquer temperatura e em qualquer condição, independentemente da abrasividade do asfalto. Ele também oferece uma quilometragem significativamente maior que os compostos K1 e K2, que são voltados para corridas. Esse mesmo princípio guiou a escolha dos demais produtos selecionados para o teste comparativo.
No fim do comparativo, o METZELER RACETEC™ RR foi o pneu mais veloz na pista, com um tempo de volta de 1m59s0, seis décimos mais rápido que o segundo colocado e quase cinco segundos à frente do último colocado, o Michelin Power Supersport, que fez 2m03s9.
A Motorcycle News também elogiou o METZELER RACETEC™ RR pelo seu rápido aquecimento, excelente estabilidade em altas velocidades e a precisão na dirigibilidade. A publicação o definiu como “um pneu verdadeiramente fantástico, que tem a habilidade de transitar bem das ruas para a pista”. Essa última característica faz parte do DNA do produto. O RACETEC™ RR foi projetado e testado em competições de grande porte, como a North West 200, a Metzeler Ulster Grand Prix, a Southern 100 e especialmente a Isle of Man TT. Essas corridas não acontecem em pistas, mas em estradas que são abertas ao público ao longo do ano e onde é possível encontrar todas as circunstâncias com que os motociclistas lidam em seu dia a dia. Por essa razão, essas competições foram escolhidas pela METZELER como campo de provas e desenvolvimento para esse novo pneu.