Três monopostos equipados com motor Renault marcaram pontos na 5ª prova do ano
Texto e fotos: Renault
Disputado no Circuito de Barcelona-Catalunha, o GP da Espanha marca a tradicional largada da temporada europeia do Campeonato Mundial da FIA de Fórmula 1 2015. Ao final da 5ª perna do ano, os 4 monopostos das escuderias propulsionadas pela Renault – Infiniti Red Bull Racing e Escuderia Toro Rosso – chegaram até o final da corrida, com três deles acumulando pontos. Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat, pilotos da Infiniti Red Bull Racing, terminaram respectivamente na 7ª e 10ª posição. Carlos Sainz ficou em 9º para a escuderia-irmã Toro Rosso, enquanto que seu companheiro de equipe Max Verstappen quase acumulou pontos, ficando em 11º.
Pontos altos da corrida
Daniel Ricciardo fez duas paradas nos boxes durante a corrida, galgando ao final três posições em relação ao resultado dos treinos classificatórios. O australiano passou a maior parte do GP brigando com os carros da Lotus e da Toro Rosso. Daniil Kvyat perdeu posições no início da prova e acabou ficando preso no pelotão. Mesmo assim, o russo conseguiu voltar a ficar entre os 10 primeiros, acumulando um ponto ao final da corrida.
O herói local Carlos Sainz largou em 5º, após ter tido sua melhor performance em treinos classificatórios desde o início de sua recente carreira. O espanhol terminou em 9º, após ultrapassar Kvyat na primeira volta. Seu companheiro de equipe Max Verstappen esteve à mesma altura durante os treinos do sábado, mas ficou fora dos pontos por muito pouco no domingo. O holandês cruzou a linha de chegada em 11º.
Comentários de Rémi Taffin, Diretor de Operações
“Todos os nossos quatro carros concluíram o Grande Prêmio, o que nos permitiu atingir nosso principal objetivo para o fim de semana. Fomos menos conservadores nos treinos classificatórios e pudemos mostrar que temos um grande potencial. Já na corrida, adotamos uma estratégia mais prudente, que deve agora ser mantida para podermos continuar a progredir nas próximas provas. Estamos conscientes de que temos que aumentar nosso nível de performance, mas isso deve ser feito sem colocar a confiabilidade em risco.”
Comentários de Cyril Abiteboul, Diretor Geral
“Toda a equipe de Viry-Châtillon trabalhou muito desde as últimas provas. Tínhamos que solucionar os problemas encontrados e recuperar a confiabilidade antes de introduzir qualquer novo desenvolvimento, o que chegou a limitar a performance em alguns momentos no fim de semana. Não se trata da situação ideal, mas às vezes precisamos aceitar restrições de curto prazo em benefício de resultados de longo prazo. Os 4 carros chegaram ao final da corrida, com um nível de confiabilidade praticamente idêntico, assim como esperávamos. Agora, podemos voltar ao nosso plano de progresso em relação à performance pelo restante da temporada.”


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