QUATRO EQUIPES PARTICIPARAM DOS TESTES PELA PIRELLI: FERRARI, MERCEDES, RED BULL E TORO ROSSO
NICO ROSBERG REGISTROU O MELHOR TEMPO PELA MERCEDES, COM PNEUS MACIOS
Texto e fotos: Pirelli
Cada um dos compostos slick da gama de 2015 da Pirelli foram para a pista no primeiro teste intertemporada do ano em Barcelona. É a terceira sessão de testes este ano em Montmelo, após os dois treinos de pré-temporada que também foram realizados lá.
O piloto da Mercedes Nico Rosberg foi o mais rápido do teste. Sua melhor marca foi na manhã de abertura, usando o pneu P Zero Amarelo macio. As equipes usaram principalmente os compostos duro e médio no teste de Barcelona. Apesar disso, houve também algumas voltas com o supermacio, pneu que será visto em ação pela primeira vez neste ano na próxima corrida, o Grande Prêmio de Mônaco. A Pirelli também levou alguns protótipos para as equipes testarem, tendo em vista o desenvolvimento para a próxima temporada.
Quatro equipes, Ferrari, Mercedes, Red Bull e Toro Rosso, dedicaram uma parte de seu tempo para testar pneus para a Pirelli, mesmo isso não sendo mais compulsório no regulamento de 2015. Isso permitiu a Pirelli testar algumas evoluções para o futuro em um ambiente bem conhecido, que não seria possível de outra forma ao longo do ano com os carros atuais.
O tempo ficou seco e quente ao longo de ambos os dias do teste, condições similares as da corrida do último fim de semana. Isso permitiu comparações válidas e a obtenção de muitos dados úteis. A maioria das equipes também correu com seus pilotos de teste ou em fase de desenvolvimento em parte do teste, dando a eles uma valiosa experiência com os mais recentes compostos da Pirelli.
Paul Hembery, diretor de motorsport da Pirelli: “Testamos um bom número de diferentes soluções para o futuro, graças as quatro equipes que testaram para nós. Com todas as equipes agora conhecendo seus carros e essa pista muito bem, o teste teve uma quilometragem considerável, o que obviamente ajudou na nossa aquisição de dados. A pista também evoluiu um pouco em comparação com a corrida, o que resultou em tempos de volta mais rápidos. Mesmo não havendo dias específicos para testes de pneus este ano, as informações que obtemos sobre os protótipos será muito útil quando chegar a hora de desenvolver nossa gama de compostos para o ano que vem.”
Voltas mais rápidas e escolhas de pneus por dia
Dia 1 Rosberg (Mercedes) 146 voltas 1.24.374 Macio
Dia 2 Palmer (Lotus) 87 voltas 1.26.080 Supermacio
Dia 2 Palmer (Lotus) 87 voltas 1.26.080 Supermacio
Melhores tempos de hoje e respectivas escolhas de pneus
Lotus
|
Jolyon Palmer
|
Supermacio
|
1min26s080
|
Mercedes
|
Pascal Wehrlein
|
Médio
|
1min26s497
|
Red Bull
|
Pierre Gasly
|
Médio
|
1min26s683
|
McLaren
|
Jenson Button
|
Supermacio
|
1min26s927
|
Williams
|
Alex Lynn
|
Macio
|
1min26s967
|
Force India
|
Esteban Ocon
|
Macio
|
1min27s520
|
Ferrari
|
Esteban Gutierrez
|
Médio
|
1min27s930
|
Toro Rosso
|
Carlos Sainz J
|
Médio
|
1min27s997
|
Sauber
|
Raffaele Marciello
|
Médio
|
1min28s829
|
Estatísticas do teste
274
jogos de pneus trazidos para o teste de Barcelona (incluindo jogos de
testes anteriores): 12 supermacios, 51 macios, 114 médios, 24 duros,
26 intermediários, 18 para pista molhada e 29 protótipos.
290
jogos de pneus utilizados durante o teste de Barcelona: 4 supermacios,
25 macios, 104 médios, 12 duros, 0 intermediários, 0 para pista
molhada e 6 protótipos.
Maiores percursos por pneu
Médio
|
Toro Rosso
|
SAI
|
23
|
Sessão 2
|
Duro
|
Williams
|
MAS
|
12
|
Sessão 1
|
Macio
|
Force India
|
YEL
|
12
|
Sessão 1
|
Supermacio
|
Lotus
|
PAL
|
5
|
Sessão 2
|
Supermacio
|
McLaren
|
BUT
|
5
|
Sessão 2
|
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