Assim como no automobilismo: registro e anĂ¡lise de dados de direĂ§Ă£o nas pistas

Texto e fotos: Porsche

Os carros esportivos GT da Porsche sĂ£o uma boa forma de ingressar no mundo do automobilismo. Quatro dentre cada cinco Porsche de versĂ£o GT jĂ¡ construĂ­dos jĂ¡ foram pilotados nas pistas de corridas. Trinta por cento dos motoristas entusiasmados levam seus carros a autĂ³dromos jĂ¡ no primeiro ano para testar os limites de seus carros e suas prĂ³prias habilidades. Especialmente para motoristas como esses, a Porsche desenvolveu o aplicativo Track Precision.
O Porsche Track Precision faz parte do pacote Sport Chrono especial, uma opĂ§Ă£o disponĂ­vel exclusivamente para os carros esportivos Porsche Cayman GT4, 911 GT3 e 911 GT3 RS. Ele inclui uma prĂ©-instalaĂ§Ă£o para conexĂ£o de um marcador de volta, disponĂ­vel como equipamento opcional da Porsche Tequipment. Este marcador de volta permite que os tempos de volta sejam medidos com ainda mais exatidĂ£o do que com o uso do sinal de GPS. É possĂ­vel baixar o aplicativo gratuito para smartphones para o Android ou o iPhone, no iTunes ou no Google Play. Ele permite que o motorista faça uma anĂ¡lise detalhada e objetiva de seus tempos de volta e estilo de direĂ§Ă£o por meio de dados sincronizados e gravações de vĂ­deo. Para tanto, ele utiliza dados exatos do veĂ­culo oriundos de uma unidade de controle auxiliar no veĂ­culo, bem como a cĂ¢mera de alta resoluĂ§Ă£o e os sinais de GPS do smartphone.


O aplicativo Porsche Track Precision oferece uma gama exclusiva de funções, tanto para o momento em que o carro estĂ¡ sendo dirigido quanto para a anĂ¡lise posterior. Antes de dar a largada, o piloto precisa apenas selecionar o tipo de pista desejado. Isto pode ser feito tanto antes como depois de chegar Ă  pista de corrida. O aplicativo jĂ¡ conta com aproximadamente 60 pistas de corrida internacionais digitalizadas. É possĂ­vel acrescentar outras pistas no editor de mapa ou criĂ¡-la dar a primeira volta nela com o carro. Para garantir um vĂ­deo de alta qualidade, o motorista deve fixar o smartphone em um suporte preso firmemente no para-brisa. Assim que ele ultrapassa a linha de largada, o sistema automaticamente começa a gravaĂ§Ă£o usando os dados de GPS. Os dados podem ser salvos com o toque de um dedo depois de passar pela linha de chegada quando carro deixa a pista.


O desempenho dinĂ¢mico tambĂ©m Ă© visualizado na pista, na forma de traĂ§Ă£o, resposta ao esterçamento e aceleraĂ§Ă£o (longitudinal e lateral). AlĂ©m dos tempos de setor e de volta, o mostrador tambĂ©m mostra a posiĂ§Ă£o exata dos desvios em comparaĂ§Ă£o Ă  volta de referĂªncia, que tanto pode ser a anterior ou uma prĂ©-selecionada. O motorista tambĂ©m pode ver as diferenças em tempo, distĂ¢ncia e velocidade com um olhar rĂ¡pido a um “carro fantasma” - a animaĂ§Ă£o utiliza dois veĂ­culos para indicar a diferença atual em comparaĂ§Ă£o com a volta de referĂªncia no mostrador: o carro na frente Ă© o mais rĂ¡pido.


Uma vez que todos os dados e gravações de vĂ­deo sĂ£o gravados no smartphone, Ă© possĂ­vel gerar uma anĂ¡lise em vĂ­deo imediatamente depois que o veĂ­culo Ă© parado, o que permite que o condutor melhore seu desempenho jĂ¡ na prĂ³xima volta. Uma caracterĂ­stica exclusiva Ă© o mostrador com a cabine de comando especĂ­fica e animada do 911 GT3 ou do Cayman GT4, com volante sincronizado como vĂ­deo e acelerador e pedais de freio simulados. Quase todos os dados de direĂ§Ă£o sĂ£o mostrados - por exemplo, rotaĂ§Ă£o do motor, posiĂ§Ă£o da marcha, velocidade, Ă¢ngulo de esterçamento, posiĂ§Ă£o dos pedais do acelerador e do freio, acelerações lateral e longitudinal (força G), bem como traĂ§Ă£o e sobresterço ou subesterço.
TambĂ©m Ă© mostrada a animaĂ§Ă£o do carro fantasma com a distĂ¢ncia e os desvios de tempo em comparaĂ§Ă£o com uma referĂªncia que pode ser livremente escolhida. AlĂ©m disso, Ă© possĂ­vel selecionar diversos tipos de anĂ¡lises grĂ¡ficas. Por exemplo, Ă© possĂ­vel mostrar a linha de trajetĂ³ria e alternar entre telas com mostradores detalhados ou um vĂ­deo da posiĂ§Ă£o exata em qualquer lugar na pista.
A Porsche desenvolveu uma unidade de controle especial para a coleta e transmissĂ£o de dados, que adquire todas as informações relevantes da rede a bordo dez vezes por segundo e a codifica com um indicador de horĂ¡rio de alta precisĂ£o. Isto impede o envio de dados imprecisos durante a transmissĂ£o ao smartphone por meio de WiFi. O motorista pode usar o menu do smartphone para selecionar quando deve usar os sinais de GPS de seu telefone celular, do carro, ou de um receptor de GPS externo de alta precisĂ£o.
Para a mediĂ§Ă£o de alta exatidĂ£o do tempo de volta, o pacote Sport Chrono para os carros esportivos GT tambĂ©m inclui uma interface com um “gatilho de volta”, como chamado no automobilismo, que se comunica com o aplicativo Track Precision. Ele se baseia no principio de barreira de luz, com um transmissor prĂ³ximo Ă  linha de largada/chegada, que aciona o receptor na janela traseira quando o carro passa. O gatilho de volta estĂ¡ disponĂ­vel no Porsche Tequipment.
Os clientes com carros GT que nĂ£o encomendaram o pacote Sport Chrono quando compraram um novo Cayman GT4, 911 GT3 RS ou 911 GT3 da geraĂ§Ă£o atual podem solicitar uma instalaĂ§Ă£o pĂ³s-entrega do aplicativo Track Precision pela Porsche Tequipment em um Porsche Centre.