Com o lançamento de um pneu específico para caminhonete e SUV, a fabricante francesa coloca fogo no mercado que mais cresce no Brasil

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Michelin

O mundo e o gosto das pessoas vivem mudando, claro que o tempo e as condições econĂ´micas ajudam nessa transformaĂ§Ă£o que vivemos nos dias de hoje, mas Ă© muito cristalino ver que os consumidores atuais procuram carros que tenham mais de uma vocaĂ§Ă£o, e nesta barca viajam os SUVs.


NĂ£o importa se sĂ£o crossovers, nĂ£o importa se nasceram com vocaĂ§Ă£o para off-road, o que importa Ă© que serve para o dia-a-dia e para os fins de semana, nem sempre por vias asfaltadas. Saber onde se pisa e como se pisa Ă© a diferença entre aproveitar alegremente a vida ou procurar dor de cabeça.


Por dar os passos certos, a Michelin resolveu lançar um novo pneu, que tem as caracterĂ­sticas necessĂ¡rias para assegurar aos consumidores um enorme gama de segurança, desempenho e durabilidade. Em um evento realizado na cidade de Buenos Aires, na Argentina, a fabricante apresentou o MICHELIN LTX FORCE, um pneu de uso misto que começa a preocupar os concorrentes pela sua durabilidade, conforto e preço.


O MICHELIN LTX FORCE, oferece uma frenagem mais curta em solo molhado e um melhor controle em situações de aquaplanagem, alĂ©m de possuir uma maior robustez e um maior rendimento quilomĂ©trico, tem um desenho bonito, uma cara de sujeito borrachudo e foi desenvolvido a partir das competições que a marca estĂ¡ presente. NĂ£o se trata de um pneu somente para um tipo de piso, tanto no asfalto quanto na terra, secos ou molhados, o desempenho oferecido Ă© surpreendente.


As teclas mais tocadas na apresentaĂ§Ă£o do produto foram os resultados obtidos em institutos independentes que garantem que o pneu, em pisos molhados de asfalto, freia atĂ© 2m antes do que a mĂ©dia dos concorrentes e tem um melhor controle em situações de aquaplanagem, sem prejudicar a durabilidade que Ă© 35% maior do que a mĂ©dia dos concorrentes na categoria.

Durabilidade

Frenagem no molhado 

Aquaplanagem

Compactread
O uso da tecnologia Compactread, uma novidade neste tipo de pneu, significa a combinaĂ§Ă£o de uma escultura com mais borracha e de um reforço entre os blocos que minimiza a deformaĂ§Ă£o, aumentando a Ă¡rea de contato com o solo e maximizando a aderĂªncia no molhado, ou seja, alĂ©m da camada extra de borracha ainda se tem um reforço que garante a solidez dos sulcos mesmo em condições extremas.


Testemunhamos na pista de testes algumas destas performances que o pneu oferece. No caso da frenagem no molhado, a parada do veículo se deu até antes do constatado pelos institutos, em algumas ocasiões chegou a 3 metros, o que é uma garantia de segurança para carros de porte grande como SUVs e picapes.


JĂ¡ no teste de aquaplanagem, pudemos observar que mesmo com carga, lotaĂ§Ă£o mĂ¡xima e velocidade de 70 km/h, a lĂ¢mina de Ă¡gua nĂ£o influencia na trajetĂ³ria do veĂ­culo, garantindo, no caso do teste feito em uma curva, que a direĂ§Ă£o continue a mesma e de forma segura.


Tivemos tambĂ©m a oportunidade de testar o novo pneu em pisos de asfalto e terra, um quase rally, claro que controlado e com opções de seco, molhado, asfalto e terra. O pode-se notar o rodar suave e a baixa transferĂªncia de barulho para dentro do carro.


A segurança das manobras Ă© sentida quando abusamos da velocidade em algumas curvas mais fechadas. Mesmo em trechos inundados, a transferĂªncia de traĂ§Ă£o nĂ£o Ă© comprometida, se mantivermos as condições ideais para transpor um obstĂ¡culo, provavelmente nĂ£o encontraremos dificuldades no trajeto.


No piso asfaltado, o mesmo agarre encontrado na terra permanece, quase nĂ£o se nota a diferença entre um e outro, Ă© como se o piso tivesse menos irregularidades, e o desempenho normal do veĂ­culo atĂ© aumenta.


O MICHELIN LTX FORCE jĂ¡ estĂ¡ nas montadoras para ser homologado como o primeiro pneu de modelos SUV e picape, Ă© fabricado no Brasil e na TailĂ¢ndia e pega carona no segmento que dobrou de vendas em 10 anos, portanto, nĂ£o chegou para brincar, chegou para conquistar.