Com o lançamento de um pneu
especĂfico para caminhonete e SUV, a fabricante francesa coloca fogo no mercado
que mais cresce no Brasil
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Michelin
O mundo e o gosto das pessoas
vivem mudando, claro que o tempo e as condições econômicas ajudam nessa
transformaĂ§Ă£o que vivemos nos dias de hoje, mas Ă© muito cristalino ver que os
consumidores atuais procuram carros que tenham mais de uma vocaĂ§Ă£o, e nesta
barca viajam os SUVs.
NĂ£o importa se sĂ£o crossovers,
nĂ£o importa se nasceram com vocaĂ§Ă£o para off-road, o que importa Ă© que serve
para o dia-a-dia e para os fins de semana, nem sempre por vias asfaltadas.
Saber onde se pisa e como se pisa é a diferença entre aproveitar alegremente a
vida ou procurar dor de cabeça.
Por dar os passos certos, a
Michelin resolveu lançar um novo pneu, que tem as caracterĂsticas necessĂ¡rias
para assegurar aos consumidores um enorme gama de segurança, desempenho e
durabilidade. Em um evento realizado na cidade de Buenos Aires, na Argentina, a
fabricante apresentou o MICHELIN LTX
FORCE, um pneu de uso misto que começa a preocupar os concorrentes pela sua
durabilidade, conforto e preço.
O MICHELIN LTX FORCE, oferece uma frenagem mais curta em solo molhado
e um melhor controle em situações de aquaplanagem, além de possuir uma maior
robustez e um maior rendimento quilométrico, tem um desenho bonito, uma cara de
sujeito borrachudo e foi desenvolvido a partir das competições que a marca estĂ¡
presente. NĂ£o se trata de um pneu somente para um tipo de piso, tanto no
asfalto quanto na terra, secos ou molhados, o desempenho oferecido Ă©
surpreendente.
As teclas mais tocadas na
apresentaĂ§Ă£o do produto foram os resultados obtidos em institutos independentes
que garantem que o pneu, em pisos molhados de asfalto, freia até 2m antes do que a média dos
concorrentes e tem um melhor controle em situações de aquaplanagem, sem
prejudicar a durabilidade que Ă© 35%
maior do que a média dos concorrentes na categoria.
Durabilidade
Frenagem no molhado
Aquaplanagem
Compactread
O uso da tecnologia Compactread, uma novidade neste tipo de
pneu, significa a combinaĂ§Ă£o de uma escultura com mais borracha e de um reforço
entre os blocos que minimiza a deformaĂ§Ă£o, aumentando a Ă¡rea de contato com o
solo e maximizando a aderĂªncia no molhado, ou seja, alĂ©m da camada extra de
borracha ainda se tem um reforço que garante a solidez dos sulcos mesmo em
condições extremas.
Testemunhamos na pista de testes
algumas destas performances que o pneu oferece. No caso da frenagem no molhado,
a parada do veĂculo se deu atĂ© antes do constatado pelos institutos, em algumas
ocasiões chegou a 3 metros , o que
é uma garantia de segurança para carros de porte grande como SUVs e picapes.
JĂ¡ no teste de aquaplanagem,
pudemos observar que mesmo com carga, lotaĂ§Ă£o mĂ¡xima e velocidade de 70 km/h ,
a lĂ¢mina de Ă¡gua nĂ£o influencia na trajetĂ³ria do veĂculo, garantindo, no caso
do teste feito em uma curva, que a direĂ§Ă£o continue a mesma e de forma segura.
Tivemos também a oportunidade de
testar o novo pneu em pisos de asfalto e terra, um quase rally, claro que
controlado e com opções de seco, molhado, asfalto e terra. O pode-se notar o
rodar suave e a baixa transferĂªncia de barulho para dentro do carro.
A segurança das manobras é
sentida quando abusamos da velocidade em algumas curvas mais fechadas. Mesmo em
trechos inundados, a transferĂªncia de traĂ§Ă£o nĂ£o Ă© comprometida, se mantivermos
as condições ideais para transpor um obstĂ¡culo, provavelmente nĂ£o encontraremos
dificuldades no trajeto.
No piso asfaltado, o mesmo agarre
encontrado na terra permanece, quase nĂ£o se nota a diferença entre um e outro,
Ă© como se o piso tivesse menos irregularidades, e o desempenho normal do
veĂculo atĂ© aumenta.
O MICHELIN LTX FORCE jĂ¡ estĂ¡ nas montadoras para ser homologado como
o primeiro pneu de modelos SUV e picape, Ă© fabricado no Brasil e na TailĂ¢ndia e
pega carona no segmento que dobrou de vendas em 10 anos, portanto, nĂ£o chegou
para brincar, chegou para conquistar.
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