• Linha de produĂ§Ă£o do modelo global foi inaugurada oficialmente em fevereiro de 2014;
  • Com investimentos de R$ 1,2 bilhĂ£o a unidade de TaubatĂ© recebeu novas tecnologias e Ă¡reas produtivas exclusivas para a produĂ§Ă£o da “famĂ­lia” up!;
  • O processo de globalizaĂ§Ă£o tecnolĂ³gica que a fĂ¡brica recebeu a equiparou Ă s unidades mais avançadas do Grupo Volkswagen no mundo.

Texto e fotos: Volkswagen

O Volkswagen up! lançado no Brasil em fevereiro de 2014, atingiu hoje (27/04) o marco de 100 mil veĂ­culos produzidos na fĂ¡brica de TaubatĂ© (SP). A marca estĂ¡ representada pelo red up!, com motor 1.0l de trĂªs cilindros total flex, da famĂ­lia EA211, na cor vermelha. O evento de celebraĂ§Ă£o contou com a presença do presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels, do diretor da fĂ¡brica de TaubatĂ©, Marcos Aparecido Ruza, executivos e colaboradores da unidade.
“O up! Ă© o carro mais inovador, mais seguro, altamente econĂ´mico e de menor custo de reparabilidade de seu segmento no mercado brasileiro. É um automĂ³vel com muitos diferenciais e o atingimento da marca de 100 mil unidades produzidas no Brasil reforça a Ă³tima aceitaĂ§Ă£o do up! no PaĂ­s”, destaca o presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels.


Para o diretor da fĂ¡brica de TaubatĂ©, Marcos Aparecido Ruza, a produĂ§Ă£o do up! na unidade abriu uma nova fase de inovações tecnolĂ³gicas, sustentabilidade e desafios. “O processo de globalizaĂ§Ă£o tecnolĂ³gica que a fĂ¡brica recebeu a equiparou Ă s unidades mais avançadas do Grupo Volkswagen no mundo. Esse marco reforça a importĂ¢ncia da fĂ¡brica nas estratĂ©gias mundiais da empresa”, explica.
Mesmo tendo sido lançado em fevereiro, o up! – por causa da curva natural de aceleraĂ§Ă£o de sua produĂ§Ă£o - teve seu primeiro mĂªs completo de vendas somente a partir de abril. Desde seu lançamento, o modelo jĂ¡ acumula vendas de cerca de 80 mil unidades no Brasil.

up! Ă© o mais seguro e econĂ´mico da categoria
O up! Ă© oferecido na linha 2016 nas versões take up!, move up!, high up!, black up!, red up!, white up! e cross up!, com duas opções de carroceria (duas e quatro portas) e recursos de tecnologia, incluindo a transmissĂ£o I-Motion (SQ100) – o up! Ă© o modelo com cĂ¢mbio automatizado mais em conta do PaĂ­s. É tambĂ©m o veĂ­culo equipado (ar-condicionado e direĂ§Ă£o assistida) mais econĂ´mico a oferecer esse recurso, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO.
O up! traz em todas as suas versões o motor 1.0l de 3 cilindros total flex, da famĂ­lia EA211, produzido na fĂ¡brica de motores da Volkswagen em SĂ£o Carlos. Sua potĂªncia mĂ¡xima Ă© de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) Ă  mesma rotaĂ§Ă£o, com etanol. Moderno e econĂ´mico, o motor EA211 1.0l R3 foi eleito o “Motor do Ano 2014”, por um jĂºri formado por jornalistas especializados e engenheiros. A premiaĂ§Ă£o, uma das mais importantes da indĂºstria automobilĂ­stica brasileira, Ă© organizada pela revista Autoesporte, da Editora Globo.
O up! Ă© o carro equipado com direĂ§Ă£o assistida e ar-condicionado mais econĂ´mico do PaĂ­s – o modelo com cĂ¢mbio manual de cinco marchas obteve classificaĂ§Ă£o “A” (verde) no PBE 2015 e atingiu o consumo energĂ©tico (mĂ©dia E22/E100) de apenas 1,54 MJ/km (versões take, move, high, black, red e white), conforme norma NBR 7024.
O modelo Ă© o primeiro automĂ³vel no segmento de compactos no PaĂ­s a obter cinco estrelas no Latin NCAP, organizaĂ§Ă£o que avalia a segurança dos veĂ­culos – o melhor resultado da categoria. O excelente resultado foi confirmado em novo teste realizado pelo Latin NCAP e divulgado em março de 2015. O modelo manteve as cinco estrelas na proteĂ§Ă£o para adultos e quatro estrelas para crianças.
No Ă­ndice biomecĂ¢nico para proteĂ§Ă£o de crianças, o up! obteve o melhor resultado da histĂ³ria do Latin NCAP, em razĂ£o da eficiĂªncia do sistema de retenĂ§Ă£o e do sistema de ISOFIX e top-tether, para fixaĂ§Ă£o de dispositivos de retenĂ§Ă£o infantis (cadeirinhas). O compacto Volkswagen Ă© equipado de sĂ©rie, em todas as suas versões, com sistemas ISOFIX® e top-tether, e traz indicador visual e sonoro de desafivelamento dos cintos de segurança dianteiros.
AlĂ©m disso, o cross up! atingiu o melhor desempenho na histĂ³ria da pesquisa CAR Group, em avaliaĂ§Ă£o realizada em fevereiro desde ano pelo CESVI Brasil (Centro de ExperimentaĂ§Ă£o e Segurança ViĂ¡ria), entidade de pesquisas independente mantida por seguradoras de veĂ­culos e pela indĂºstria automotiva nacional. O modelo registrou a classificaĂ§Ă£o 10, a melhor possĂ­vel em uma escala de 10 a 60, no custo e no tempo de reparo do veĂ­culo. O cross up! teve um resultado ainda melhor que o do up!, atĂ© entĂ£o o modelo com menor custo de reparabilidade do mercado, com classificaĂ§Ă£o 11.

ExportaĂ§Ă£o
Comercializado nas mesmas versões oferecidas no Brasil: take up!, move up!, high up!, black up!, white up! e cross up!, o modelo jĂ¡ Ă© exportado para a Argentina nas versões 2 e 4 portas.
O up! segue para o paĂ­s vizinho com algumas diferenças tĂ©cnicas para atender Ă  legislaĂ§Ă£o argentina, como a calibraĂ§Ă£o do motor, que na Argentina Ă© movido somente a gasolina, diferente do Brasil onde o modelo Ă© equipado com o motor Total Flex, nas versões duas e quatro portas.

Investimentos na linha de produĂ§Ă£o do up!
Com investimentos de R$ 1,2 bilhĂ£o em tecnologias de processo produtivo inovadoras com foco em proteĂ§Ă£o ambiental, alĂ©m de qualificaĂ§Ă£o profissional dos empregados, a fĂ¡brica inaugurou em 2014 sua nova linha de produĂ§Ă£o do Volkswagen up!.
Entre as inovações tecnolĂ³gicas que a fĂ¡brica recebeu em seus processos produtivos estĂ£o duas novas linhas de prensas, 296 robĂ´s de Ăºltima geraĂ§Ă£o na Ă¡rea de ArmaĂ§Ă£o, uma nova unidade de Pintura que alia equipamentos e processos de alto rendimento e baixo consumo energĂ©tico, 25 novos conjuntos de equipamentos na Montagem Final, equipamentos de alta precisĂ£o para aferiĂ§Ă£o dos veĂ­culos e certificaĂ§Ă£o dos padrões de qualidade, alĂ©m da construĂ§Ă£o de trĂªs centros de treinamento em linha com o modelo global do Grupo Volkswagen.

Sustentabilidade
NĂ£o Ă© de hoje que a fĂ¡brica da Volkswagen em TaubatĂ© tem foco na sustentabilidade. Desde 2002, a unidade conta com a certificaĂ§Ă£o ambiental ISO 14.001. A fĂ¡brica foi a primeira produtora de veĂ­culos da Volkswagen do Brasil a receber o certificado pela DQS (Deutsche Gesellschaft zur Zertifizierung von Managementsystemen), que Ă© a AssociaĂ§Ă£o AlemĂ£ para CertificaĂ§Ă£o de Sistemas de GestĂ£o. Com a certificaĂ§Ă£o, o processo produtivo da fĂ¡brica passa por constantes avaliações, com o objetivo de identificar e aproveitar todas as oportunidades de reduĂ§Ă£o do impacto ambiental, incluindo o consumo de recursos hĂ­dricos.
AlĂ©m disso, em 2014 a unidade colocou em prĂ¡tica um estudo que economizou sete toneladas de plĂ¡stico em um ano. Os sacos destinados Ă  embalagem das peças do conjunto elĂ©trico do up!, Gol e Voyage foram substituĂ­dos por uma espĂ©cie de caixa com divisĂ³rias no formato de colmeia.
Nos Ăºltimos 11 anos, graças ao sistema de reaproveitamento de Ă¡gua industrial, que recupera e reutiliza a Ă¡gua usada em suas instalações, a fĂ¡brica de TaubatĂ© fez o reĂºso de cerca de 3,38 bilhões de litros do recurso. A quantidade de Ă¡gua reciclada pela Volkswagen em TaubatĂ© equivale ao consumo de aproximadamente 50 mil pessoas por ano, quantidade que seria capaz de abastecer por cerca de um ano uma cidade como Campos do JordĂ£o (SP), considerando o consumo mĂ©dio de Ă¡gua por habitante no Estado de SĂ£o Paulo, de 187,97 litros por dia, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, do MinistĂ©rio das Cidades referente a 2013.

Volkswagen do Brasil em Taubaté
Em 39 anos de atividades, a unidade de TaubatĂ© Ă© a Ăºnica do PaĂ­s a produzir todas as versões do up! e o Voyage, alĂ©m do Gol (que tambĂ©m Ă© produzido na unidade da Anchieta), atendendo os mercados interno e externo, principalmente os paĂ­ses da AmĂ©rica Latina. Desde 1978, quando a unidade começou a fabricar automĂ³veis completos, jĂ¡ foram produzidos mais de 6,3 milhões de veĂ­culos, entre eles Passat, Saveiro, Parati e todas as gerações do Gol.