A Michelin lança através da BFGoodrich® sua nova linha de pneus para veículos de grande porte com preço mais acessível

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Michelin

O mercado de pneus para caminhões e ônibus ganhou um novo aliado na eterna equação custo/km rodado, um dos maiores fantasmas que assombram os empresários do setor. O Brasil, um país de dimensões continentais, é cortado por estradas, na maioria delas de conservação precária e que sempre acarretam em prejuízo a quem se dispõe rodar de norte a sul.


Foi pensando neste mercado de reposição que a Michelin apresentou os novos pneus radiais de carga BFGoodrich®. Trata-se da segunda marca do Grupo, conhecida principalmente por seus pneus para caminhonetes 4x4 e automóveis, um nome centenário, referência em ralis, e que tem sua história contada por grandes conquistas nas mais importantes competições do mundo.

Os três donos da festa:


295/80 R22.5 ST 250: pneu radial para ônibus e caminhões, recomendado para montagem em todas as posições.


295/80 R22.5 DR 550: pneu radial para caminhão, recomendado para montagem exclusiva no eixo de tração.


215/75 R17.5 ST 250: pneu radial para veículos leves e semileves, recomendado para montagem em todas as posições.


Por conta de um planejamento ousado, os pneus que serão fabricados no Brasil vão ser distribuídos através das revendas da Michelin. São 300 pontos de venda exclusivos e 200 outros pontos multimarcas, que cobrem o território nacional na sua quase totalidade.


Os três modelos apresentados têm o preço de venda 25% menor que os da marca principal, mas seguem os mesmos padrões de tecnologia da Michelin. Também é oferecido o serviço Recapagem Recamic para os pneus BFGoodrich®, em todo o território nacional. A proposta maximiza o aproveitamento da carcaça e reduz o consumo de matéria- prima.


Diferentemente dos concorrentes, “Os novos pneus BFGoodrich® são recomendados para utilização em todas as posições, para veículos em uso regional e rodoviário. Destinam-se a clientes, grande parte deles transportadores autônomos e pequenas e médias frotas, que buscam um produto que tenha a performance alinhada ao preço inicial. Com bom resultado quilométrico, é uma marca especializada em superar desafios com desempenho e segurança”, explica Alessandra Rudloff, Gerente de Marketing Brasil de pneus Pneus de Caminhão e Ônibus da Michelin.


Toda essa inovação em negócios e produtos faz parte de um processo iniciado pela fabricante francesa de crescimento e renovação de seus produtos em 85% até o final de 2018. Com o bom andamento e os excelentes resultados, os números já chegam a 75%, e segundo Feliciano Almeida, Diretor de Marketing e Vendas de Pneus de Caminhão e Ônibus da Michelin para América do Sul, “Os pneus radiais BFGoodrich® complementam a nossa oferta de produtos no Brasil, conquistando um número maior de clientes. O lançamento é parte integrante de nossa estratégia divulgada há pouco mais de um ano, que tem como meta renovar o portfólio da Michelin nos segmentos rodoviário, urbano e misto no transporte de carga e passageiros”.


Em termos gerais, a Michelin está procurando dar uma opção aos consumidores apresentando produtos com preços mais baixos, mas dentro de seus padrões de qualidade e garantia e reforçando a marca BFGoodrich®. Esta atitude ajuda o sistema de transporte que existe hoje no país, afinal, vivemos uma era de ajustes, tanto no campo econômico quanto no social. E não pára por aí, a fabricante francesa vai continuar apresentando novos produtos, portanto, Salut A Tout À L'heure!