Mais esportiva do que nunca, a nova BMW F 800 R desembarcou nas redes de concessionĂ¡ria Eurobike junto com a BMW S 1000 RR, a Super Sport que lidera entre as mais competitivas das categorias disponĂ­veis no mercado

Texto e fotos: Eurobike

DisponĂ­vel nas cores branca, azul com preta e azul com branca, a BMW F 800 R sai por R$ 37.900,00 e a BMW S 1000 RR pode ser encontrada por R$ 75.900,00 (nas cores: vermelha e preta) e R$ 78.400,00 (na cor tricolor).


A BMW F 800 R estĂ¡ com visual totalmente renovado, trazendo um farol mais moderno e as carenagens de motor e rabeta conferem mais porte, trazendo uma pilotagem mais instintiva. A altura em relaĂ§Ă£o ao solo diminuiu em 10 mm (790 mm), melhorando a utilizaĂ§Ă£o em ambiente urbano, atĂ© para pilotos com menor estatura. As rodas tambĂ©m trazem visual inĂ©dito, feitas em alumĂ­nio de liga leve, com 17 polegadas de diĂ¢metro. A suspensĂ£o dianteira conta com garfo telescĂ³pico invertido, enquanto na traseira o modelo traz sistema monoamortecido, com balança traseira em alumĂ­nio fundido, mais leve, porĂ©m, sem perder rigidez. Cargas de amortecimento e retorno podem ser ajustadas para uma utilizaĂ§Ă£o mais personalizada.  Os freios sĂ£o a disco duplo flutuante na dianteira, com 320 mm de diĂ¢metro e pinça com quatro pistões. JĂ¡ na traseira, o disco, simples, Ă© de 265 mm, com um pistĂ£o. Para frenagens ainda mais seguras, o sistema conta com ABS (antitravamento).
O modelo tambĂ©m chegou mais potente nesta versĂ£o 2015. SĂ£o 90 cv de potĂªncia, trĂªs a mais que a antiga versĂ£o, com torque de 86 Nm jĂ¡ disponĂ­veis desde os 5.800 RPM. Com o encurtamento da relaĂ§Ă£o das duas primeiras marchas, alĂ©m do baixo peso (202 kg abastecida), os giros sobem mais rĂ¡pidos e o torque mĂ¡ximo Ă© alcançado em menos tempo. A velocidade mĂ¡xima de 200 km/h tambĂ©m chega rapidamente com o perfeito escalonamento do cĂ¢mbio de seis marchas. EficiĂªncia tambĂ©m Ă© uma marca registrada da roadster, que consegue alcançar um consumo de atĂ© 20,8 km/l (em velocidade constante de 120 km/h). O pacote premium traz indicador de ABS, ABS, computador de bordo pisca em LED e novos itens como: manoplas aquecidas, controle de pressĂ£o dos pneus, cavalete central e tomada 12V.


JĂ¡ a BMW S 1000 RR chegou com mais recursos com o objetivo de tornar o modelo nĂ£o sĂ³ o mais rĂ¡pido do mundo, mas tambĂ©m o mais versĂ¡til. Suas linhas sĂ£o agressivas e volumosas, os componentes da carenagem a lanterna foram redesenhados para ganhar mais aerodinĂ¢mica e eficiĂªncia ciclĂ­stica. O farol dianteiro agora traz um visual mais simĂ©trico, diferente dos antigos modelos. Entre os opcionais disponibilizados pela marca estĂ£o rodas forjadas de alumĂ­nio anodizado, na cor preta, que sĂ£o 2,4 kg mais leve que as originais e propiciam respostas mais rĂ¡pidas na conduĂ§Ă£o e maior sensibilidade nas respostas do sistema de suspensĂ£o. TambĂ©m estĂ£o disponĂ­veis outros acessĂ³rios, como partes da carenagem em fibra de carbono, bolsa traseira, parabrisa mais alto, protetores de manetes e motor.
Com 199 cv de potĂªncia (6 cv a mais que o modelo anterior), este Ă© o superesportivo mais poderoso jĂ¡ produzido pela BMW. O torque tambĂ©m aumentou, desempenhando 113 N.m (11,5 Kgf.m) a 10.500 rpm.  AlĂ©m de mais forte, o propulsor agora tambĂ©m entrega a potĂªncia mais cedo, a partir das 4.500 RPM, graças Ă s mudanças no mapeamento da injeĂ§Ă£o eletrĂ´nica, no trabalho do cabeçote e geometria dos dutos de admissĂ£o. AlĂ©m de mais forte, o modelo tambĂ©m estĂ¡ mais leve. Com o uso de novos materiais, o modelo perdeu 4 kg, chegando a 204 kg em ordem de marcha.
Todos os sistemas funcionam em conjunto e o piloto pode escolher o melhor perfil de comportamento dos dispositivos, por meio dos modos de conduĂ§Ă£o "Rain", "Sport" e "Race", de sĂ©rie. Opcionalmente, tambĂ©m estĂ¡ disponĂ­vel o pacote "Pro", com dois modos adicionais: "Slick" e "User" (modo personalizado), para Ă³tima adaptaĂ§Ă£o Ă s circunstĂ¢ncias de uso mais esportivo da motocicleta.
O shift assistant, jĂ¡ disponĂ­vel no antigo modelo, tambĂ©m foi melhorado. O novo sistema, “Pro”, agora permite que o piloto suba ou desça marchas sem precisar utilizar a embreagem, tornando a pilotagem ainda mais rĂ¡pida e segura. TambĂ©m para apoio ao condutor estĂ¡ disponĂ­vel o sistema DTC (controle de traĂ§Ă£o dinĂ¢mico), que trabalha os parĂ¢metros de mapeamento de motor, freios e suspensĂ£o eletrĂ´nica para deixar a pilotagem mais fĂ¡cil e segura. O pacote “Full”, comercializado no PaĂ­s, conta ainda com manoplas aquecidas, piloto automĂ¡tico e indicador de direĂ§Ă£o em LED.