Em clima de Páscoa, a
Mercedes-Benz apresenta o irmão que faltava da família GLA, que chega para
brigar em um segmento muito disputado
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Mercedes-Benz
Na semana passada a montadora
alemã aumentou seu line-up de automóveis oferecidos ao público brasileiro com a
chegada de mais um modelo. A GLA é a segunda família que, a partir de fevereiro
de 2016, será produzida no Brasil, junto com a CLASSE C, na nova unidade que
fica na cidade de Iracemápolis, interior de São Paulo.
O irmão recém chegado já vai
encarar uma briga árdua com seus concorrentes nacionais, é um segmento
disputadíssimo e que começou 2015 com vários modelos sendo apresentados. Na
categoria SUV compacto onde está inserido, o novo GLA 250 leva uma grande
distância entre seus concorrentes, seja pela tecnologia embarcada, seja pelo
preço sugerido.
Eu fui convidado para conhecer e
avaliar a mais nova versão do SUV
GLA 250, que dá suas caras no Brasil ampliando a linha do modelo lançado no ano
passado. O novo modelo chega com duas opções: a VISION, considerada de entrada
e a SPORT, mais cara e mais nervosa.
O carro tem na parte mecânica o grande diferencial para os outros
modelos já residentes no Brasil. O motor turbo de 2,0 litros do GLA 250 possui 211 cv, torque
máximo de 350 Nm entre 1.200 e 4.000 rpm, acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos
que pode chegar a 235 km/h ,
é de quatro cilindros com injeção direta de última geração, função ECO start/stop
transmissão automática 7G-DCT com dupla embreagem, cubos de rodas e os braços
de controle das molas de alumínio e direção eletromecânica.
Claro que são itens muito
sofisticados para o que podemos chamar de um carro quase off-road, mas agregam
valor ao conjunto, afinal de contas, seus concorrentes produzidos no Brasil
procuram soluções menos complexas em termos de mecânica e acabamento.
Fizemos um teste urbano e de
rodovia em que se consistia dirigir cerca de 70 km até a cidade de Itatiba,
no interior de São Paulo, um importante pólo do setor moveleiro nacional. Optei
por utilizar o modelo SPORT, que é o mais completo e que apenas difere do
VISION por alguns equipamentos (ar condicionado dual zone digital, por
exemplo).
Na cidade, o carro é muito
versátil, rápido, confortável e transmite aos passageiros e ao motorista
sensação de segurança em um ambiente muito agradável. Dirigir é um prazer, seus
diversos sensores espalhados facilitam muito as manobras e ajudam em situações
de dificuldade.
Os freios ABS com função Hold, o sistema HSA (Hill Start Assistance),
o sistema de estacionamento Active Parking Assist, que permite estacionar em
vagas paralelas ou perpendiculares e a câmera traseira são alguns itens que
fazem diferença. Não é um carro muito gastão, com dados do computador de bordo,
fez cerca de 10 km/l na cidade, claro que abastecido à gasolina, pois não
existe a opção FLEX.
Na estrada o carro se comporta
muito bem, é estável nas curvas de raio longo, ágil nas de curto e muito bom de
reta. A dupla embreagem praticamente não diz quando está mudando de marcha, e a
resposta do motor em momentos de ultrapassagens é sempre firme e segura.
O
isolamento da cabine é muito bom, os barulhos externos praticamente não
existem, nem mesmo os mecânicos, típicos nos modelos SUV que, por utilizarem
pneus mais largos, costumam transferir para o interior do carro um zunido de
rolamento na pista, seja ela de asfalto bom ou ruim. Em velocidade da rodovia,
o consumo de combustível, com dados do computador de bordo, ficou em 15,5 km/l.
O GLA 250 vai estar nas concessionárias
da Mercedes-Benz a partir de abril, têm uma paleta de 10 cores para escolha,
preço sugerido para a versão VISION de R$ 171.900 e para a SPORT de R$ 189.900,
financiamento próprio da montadora e eles esperam vender 6.000 unidades da
família GLA até o fim do ano, afinal, é um SUV com grife.
Ficha Técnica
GLA 250 VISION
GLA 250 SPORT
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