Em clima de Páscoa, a Mercedes-Benz apresenta o irmão que faltava da família GLA, que chega para brigar em um segmento muito disputado

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Mercedes-Benz

Na semana passada a montadora alemã aumentou seu line-up de automóveis oferecidos ao público brasileiro com a chegada de mais um modelo. A GLA é a segunda família que, a partir de fevereiro de 2016, será produzida no Brasil, junto com a CLASSE C, na nova unidade que fica na cidade de Iracemápolis, interior de São Paulo.


O irmão recém chegado já vai encarar uma briga árdua com seus concorrentes nacionais, é um segmento disputadíssimo e que começou 2015 com vários modelos sendo apresentados. Na categoria SUV compacto onde está inserido, o novo GLA 250 leva uma grande distância entre seus concorrentes, seja pela tecnologia embarcada, seja pelo preço sugerido.


Eu fui convidado para conhecer e avaliar a mais nova versão do SUV GLA 250, que dá suas caras no Brasil ampliando a linha do modelo lançado no ano passado. O novo modelo chega com duas opções: a VISION, considerada de entrada e a SPORT, mais cara e mais nervosa.


O carro tem na parte mecânica o grande diferencial para os outros modelos já residentes no Brasil. O motor turbo de 2,0 litros do GLA 250 possui 211 cv, torque máximo de 350 Nm entre 1.200 e 4.000 rpm, acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos que pode chegar a 235 km/h, é de quatro cilindros com injeção direta de última geração, função ECO start/stop transmissão automática 7G-DCT com dupla embreagem, cubos de rodas e os braços de controle das molas de alumínio e direção eletromecânica.


Claro que são itens muito sofisticados para o que podemos chamar de um carro quase off-road, mas agregam valor ao conjunto, afinal de contas, seus concorrentes produzidos no Brasil procuram soluções menos complexas em termos de mecânica e acabamento.


Fizemos um teste urbano e de rodovia em que se consistia dirigir cerca de 70 km até a cidade de Itatiba, no interior de São Paulo, um importante pólo do setor moveleiro nacional. Optei por utilizar o modelo SPORT, que é o mais completo e que apenas difere do VISION por alguns equipamentos (ar condicionado dual zone digital, por exemplo).


Na cidade, o carro é muito versátil, rápido, confortável e transmite aos passageiros e ao motorista sensação de segurança em um ambiente muito agradável. Dirigir é um prazer, seus diversos sensores espalhados facilitam muito as manobras e ajudam em situações de dificuldade.


Os freios ABS com função Hold, o sistema HSA (Hill Start Assistance), o sistema de estacionamento Active Parking Assist, que permite estacionar em vagas paralelas ou perpendiculares e a câmera traseira são alguns itens que fazem diferença. Não é um carro muito gastão, com dados do computador de bordo, fez cerca de 10 km/l na cidade, claro que abastecido à gasolina, pois não existe a opção FLEX.


Na estrada o carro se comporta muito bem, é estável nas curvas de raio longo, ágil nas de curto e muito bom de reta. A dupla embreagem praticamente não diz quando está mudando de marcha, e a resposta do motor em momentos de ultrapassagens é sempre firme e segura.


O isolamento da cabine é muito bom, os barulhos externos praticamente não existem, nem mesmo os mecânicos, típicos nos modelos SUV que, por utilizarem pneus mais largos, costumam transferir para o interior do carro um zunido de rolamento na pista, seja ela de asfalto bom ou ruim. Em velocidade da rodovia, o consumo de combustível, com dados do computador de bordo, ficou em 15,5 km/l.


O GLA 250 vai estar nas concessionárias da Mercedes-Benz a partir de abril, têm uma paleta de 10 cores para escolha, preço sugerido para a versão VISION de R$ 171.900 e para a SPORT de R$ 189.900, financiamento próprio da montadora e eles esperam vender 6.000 unidades da família GLA até o fim do ano, afinal, é um SUV com grife.

Ficha Técnica
GLA 250 VISION

GLA 250 SPORT