• VeĂ­culos serĂ£o usados para o transporte na regiĂ£o metropolitana de Porto Alegre e para fretamento;
  • Baixo custo operacional e robustez sĂ£o os destaques do modelo, que conta com o motor FPT NEF 6, com seis cilindros em linha, e oferece 280 cv de força.

Texto e fotos: Iveco

RecĂ©m chegada ao Brasil, onde fez sua estreia oficial na Fetransrio em novembro passado, a Iveco Bus, divisĂ£o de Ă´nibus da CNH Industrial, anuncia a venda de 21 unidades do chassi 170S28 para a Transcal, empresa de transporte de passageiros do Rio Grande do Sul. Do total entregue, seis unidades serĂ£o para transporte urbano, com carroceria Neobus MegaPlus, e quinze unidades para fretamento, com carroceria Neobus New Road.


A Transcal jĂ¡ possui 20 veĂ­culos da marca e transporta aproximadamente 50 mil passageiros por dia na regiĂ£o metropolitana de Porto Alegre. "O fechamento do negĂ³cio Ă© a confirmaĂ§Ă£o de que temos um produto de alta qualidade, pronto para atender o setor de transportes. Continuamos investindo para oferecer um veĂ­culo moderno, confiĂ¡vel e com a durabilidade comprovada para atuar nesse segmento", afirma Humberto Spinetti, diretor de negĂ³cios de Ă”nibus e VeĂ­culos de Defesa da Iveco para a AmĂ©rica Latina.


Projetado e fabricado no Complexo Industrial da Iveco, em Sete Lagoas (MG), o modelo de 17 toneladas chega para atender demandas de aplicações para transporte urbano e intermunicipal. O veĂ­culo passou por mais de 1,2 milhĂ£o quilĂ´metros em testes realizados pela Iveco para validaĂ§Ă£o dos componentes e constataĂ§Ă£o da disponibilidade de uso do chassi. AlĂ©m disso, o 170S28 rodou, em condições reais de uso, 600 mil quilĂ´metros na fase de testes com transportadoras.

Chassi 170S28
O chassi 170S28U apresenta evoluções tecnolĂ³gicas para oferecer ao cliente a garantia de um produto robusto. Com um reforço estrutural, o projeto foi pensado para dar resistĂªncia extra ao veĂ­culo nas aplicações urbanas e de fretamento, facilitando a manutenĂ§Ă£o e diminuindo, por exemplo, o tempo de treinamento dos funcionĂ¡rios que farĂ£o a revisĂ£o dos Ă´nibus.
A força do modelo da Iveco Bus deve-se ao motor N67, da FPT Industrial, com seis cilindros em linha. O propulsor de 6,7 litros, com sistema SCR, atende as normas do Proconve-P7 e Ă© capaz de gerar potĂªncia mĂ¡xima de 280 cv, a maior do segmento. O torque chega a 950 Nm, jĂ¡ disponĂ­veis na faixa de 1.250 a 1.950 rpm. A curva plana de torque e a grande disponibilidade de força em baixas rotações garante, de uma sĂ³ vez, mais economia de combustĂ­vel e mais conforto para o motorista, evitando constantes trocas de marchas.
Desenvolver um veĂ­culo de transporte de passageiros envolve tecnologia avançada para garantir conforto e bem-estar a bordo. O chassi 170S28 foi projetado tambĂ©m com esse foco. A transmissĂ£o utilizada Ă© ZF, manual, de seis marchas, com escalonamento compatĂ­vel com as operações urbanas e rodoviĂ¡rias. O sistema permite uma conduĂ§Ă£o mais suave e melhor desempenho operacional, sem deixar de lado a economia de combustĂ­vel.