PNEUS ESCOLHIDOS SÃO OS MESMOS USADOS NA TEMPORADA DO ANO PASSADO

Texto e fotos: Pirelli

A Pirelli definiu os pneus que serão usados nos Grandes Prêmios da Espanha, Mônaco, Canadá e Áustria, as próximas quatro etapas da temporada 2015 da Fórmula 1 que abrem a fase europeia da competição. As escolhas são as mesmas de 2014, porém, como os carros estão mais rápidos este ano, os pneus serão ainda mais exigidos desta vez.


Na Espanha, a Pirelli levará os P Zero Laranja duros e P Zero Branco médio: as duas versões mais duras da sua gama de pneus. O Circuito de Montmeló é conhecido por ser bastante exigente, enquanto a temperatura ambiente é, geralmente, alta.
Para os GPs de Mônaco e do Canadá, respectivamente um circuito de rua e um semipermanente, os dois compostos mais macios serão usados: o P Zero Amarelo macio e o P Zero Vermelho supermacio. Mônaco possui o circuito mais lento do calendário, recheado de curvas e com o asfalto bem liso, com muita aderência mecânica. Isso faz com que esta pista seja o palco ideal para os pneus supermacios – que se aquecem mais rapidamente – fazerem a sua estreia neste ano, em combinação com os macios.
Já no Canadá, que também é um circuito com demanda de aderência mecânica, a prova normalmente é disputada em temperaturas mais amenas. Por causa disso, o macio e o supermacio são, novamente, as escolhas mais adequadas, já que, a cada volta, exige-se muito tanto de tração quanto de freios.
Finalmente no GP da Áustria, em Spielberg, os carros enfrentam diversas curvas muito fechadas, o que resulta em velocidades finais relativamente baixas. Junte-se a isso as condições climáticas sempre imprevisíveis e temos, novamente, o macio e o supermacio como as opções ideais para esta prova.

Os pneus escolhidos até o momento

Prova
P Zero Vermelho
P Zero Amarelo
P Zero Branco
P Zero Laranja
Austrália
Macio
Médio
Malásia
Médio
       Duro
China
Macio
Médio
Bahrein
Macio
Médio
Espanha
Médio
Duro
Mônaco
    Supermacio
Macio
Canadá
    Supermacio
Macio
Áustria
    Supermacio
Macio