DOIS SEGUNDOS DE DIFERENÇA ENTRE OS DOIS TIPOS DE PNEUS
PREVISÃO DE TEMPESTADE PARA AMANHÃ
Texto e fotos: Pirelli
Os treinos livres desta sexta-feira se destacaram pela grande diferença entre o primeiro e o segundo. A sessão de abertura, TL1, começou às 14h (horário local) e ocorreu sob uma temperatura ambiente de 35ºC e temperatura da pista acima dos 50ºC. Já o segundo treino livre, TL2, começou às 18h e ocorreu com o céu já escuro, temperatura ambiente abaixo de 30ºC e a da pista na faixa de 32ºC.
Tanto o treino classificatório quanto a corrida serão disputados a partir das 18h, o que significa que o TL2 foi realizado em condições bem mais semelhantes às que serão vistas no sábado e no domingo. Nesta sessão, o P Zero Branco médio e o P Zero Amarelo macio, escolhidos para esta etapa, apresentaram exatamente a degradação térmica esperada, mesmo considerando que este asfalto é o mais abrasivo de toda a temporada e que as temperaturas estivessem acima dos 29ºC.
No Bahrein, é normal um aumento da degradação dos pneus conforme se alteram as condições de pista, e à medida que o vento sopra areia sobre o asfalto. Hoje, a diferença de performance entre os compostos esteve na casa dos 2s, o que permite uma série de estratégias para a corrida. No entanto, essa diferença poderá baixar ainda, conforme a pista for se emborrachando cada vez mais, principalmente, a cada evento suporte disputado ao longo do fim de semana.
O que realmente pode mudar tudo nesta corrida é a possibilidade de uma tempestade, que foi assinalada pelos serviços meteorológicos para amanhã. Se ela realmente ocorrer, acabará com a aderência do asfalto, como aconteceu, no fim de 2010, durante os testes de inverno daquele ano, no Bahrein. As ações de pista naquela época tiveram de ser suspensas, até que a tempestade se dispersasse.
Os pilotos da Mercedes conquistaram o primeiro e o segundo lugares no TL2, com Nico Rosberg à frente de Lewis Hamilton, mas os pilotos da Ferrari dominaram o TL1, com Kimi Raikkonen sendo melhor do que Sebastian Vettel. As análises iniciais de simulações de corrida sugerem uma disputa muito próxima entre as duas equipes.
Paul Hembery: “O padrão de degradação dos pneus de hoje foi exatamente aquele que esperávamos, principalmente no segundo treino livre, que foi a sessão mais significativa do dia. Pela perspectiva dos pneus, o primeiro treino livre não nos trouxe muitas informações significativas, até porque a temperatura estava 20ºC maior. E enquanto o padrão na coleta de dados é ligeiramente diferente das outras corridas – por causa dessa diferença de temperaturas entre os dois treinos –, percebemos que o pneu macio será a peça-chave desta prova. Afinal, ele tem sido 2s mais rápido do que o composto médio. No entanto, temos ouvido muita gente no pitlane falando sobre uma possível tempestade nos treinos de amanhã, o que, certamente, não é bom para ninguém – principalmente em relação aos pneus. Mas vamos ver o que o classificatório nos reserva amanhã”
Treino Livre 1
|
|
|
Treino Livre 2
|
|
|
1. Raikkonen
|
1min37s827
|
Médio novo
|
1. Rosberg
|
1min34s647
|
Macio novo
|
2. Vettel
|
1min38s029
|
Médio novo
|
2. Hamilton
|
1min34s762
|
Macio novo
|
3. Bottas
|
1min38s390
|
Médio usado
|
3. Raikkonen
|
1min35s174
|
Macio novo
|
Estatísticas de hoje dos pneus
Médios
|
Macios
|
Intermediários
|
Chuva
|
|
Kms percorridos *
|
3206
|
1836
|
0
|
0
|
Kits usados no total **
|
59
|
20
|
0
|
0
|
Maior número de voltas **
|
25
|
22
|
0
|
0
|
*Os números acima referem-se ao total de quilômetros percorridos durantes os Treinos Livres 1 e 2 hoje, somados todos os pilotos.
Fato do dia Pirelli
O Bahrain é um arquipélago de 33 ilhas. A maior delas, onde o circuito está localizado, possui 55 quilômetros de extensão e 18 de largura, enquanto as áreas de Sitra e Al Muharraq são ilhas realmente separadas.
Os pneus definidos até agora para a temporada 2015
|
P Zero Vermelho
|
P Zero Amarelo
|
P Zero Branco
|
P Zero Laranja
|
Austrália
|
|
Macio
|
Médio
|
|
Malásia
|
|
Médio
|
Duro
|
|
China
|
|
Macio
|
Médio
|
|
Bahrein
|
|
Macio
|
Médio
|
0 Comentários