De acordo com a ANFAVEA o mercado de veículos pesados apresentou retração de 43% em comparação ao primeiro bimestre de 2014

Texto e fotos: DPaschoal

A dificuldade de liberação de crédito, aumento de juros e alta no preço do diesel, trouxe  instabilidade ao comércio de caminhões 0 km. Esse cenário manteve aquecido o serviço de manutenção oferecido pelos truck centers, porque veículos em ordem podem reduzir o custo do quilômetro rodado e a manutenção preventiva custa menos que a corretiva.


O Gerente de Serviços de Linha Pesada da DPaschoal, Alex Silva, explica que os pneus são um dos produtos que mais pesam no orçamento tanto do frotista, quanto do caminhoneiro que trabalha como autônomo. “Os pneus são o único ponto de contato entre veículo e estrada, por isso tem que estar sempre em perfeitas condições de uso para garantir frenagens seguras, manter a estabilidade do veículo e propiciar conforto ao motorista”, conclui Silva.
A aplicação certa do pneu também é fundamental para o bom desempenho do caminhão. Dependendo do segmento de atuação o uso correto é garantia de uma melhor dirigibilidade e performance. Silva esclarece ainda que, pneu que roda com pressão abaixo do recomendado, com geometria incorreta, desbalanceado e com duplos mal combinados causam perda de desempenho e consequentemente prejuízos financeiros e à segurança.

Abaixo algumas dicas simples que se seguidas ajudam no prolongamento da vida útil dos pneus

 
Alinhamento dos veículos e balanceamento do conjunto pneu + roda devem ser feitos com periodicidade e com prestadores de serviços qualificados
 
 
 

                                   

 
                 As válvulas dos pneus devem sempre estar vedadas com as tampinhas


    


 
Para garantir a recapagem dos pneus, eles devem ser retirados com borracha remanescente que garanta a proteção da carcaça. Lembrando que o mínimo é de 1,6mm



  A carga transportada deve estar bem distribuída e sem excesso




Realizar o rodízio dos pneus periodicamente e seguindo a orientação de especialistas
 


 
O motorista deve evitar a direção agressiva, com freadas bruscas e curvas forçadas



 
 O limite de velocidade deve sempre ser respeitado
 
 

 
 
 Fique atento a escolha de pneus certo para cada tipo de trabalho e estrada
 


         Pneus devem ser calibrados, preferencialmente pela manhã, ainda frios
 
 



 
       
               Rodas, aros e anéis devem ser limpos e inspecionados periodicamente.
 
 

 
Seguindo estas orientações, realizando manutenção preventiva e fazendo o serviço em truck center que ofereça confiança e qualidade o frotista e o motorista autônomo ganham em segurança e economia.