Acordo assinado entre a CAIXA e a Associação Brasileira do Veículo Elétrico – ABVE é marco para o incentivo à aquisição de veículos elétricos por meio de financiamento

Texto e fotos: ABVE

Quem nunca desejou dirigir um carro moderno, econômico, silencioso e ambientalmente correto? Essas são apenas algumas das características dos Veículos Híbridos e Elétricos, que são uma realidade nas ruas da maioria dos países da Ásia, Europa e América do Norte. Aqui no Brasil este segmento é ainda pouco conhecido.


Para facilitar o acesso a alternativas sustentáveis de transporte, a CAIXA e a ABVE assinaram acordo de colaboração para a criação e oferta de linha de crédito destinada ao financiamento de veículos elétricos e híbridos leves (automóveis, motocicletas e bicicletas) e infraestrutura (componentes e estrutura para recarrega).
Com o acordo, as duas entidades esperam incentivar a utilização desses veículos no Brasil, contribuindo para o consumo consciente e sustentável, por meio de linhas de crédito aos seus clientes e associados.
“Estamos muito contentes e otimistas com o acordo e acreditamos que ele possibilitará o salto que o mercado brasileiro necessita quando o assunto é mobilidade sustentável”, afirmou Ricardo Guggisberg, Presidente Executivo da ABVE.


A iniciativa atuará no financiamento da comercialização tanto de veículos elétricos (carros, bicicletas, motocicletas, entre outros) e híbridos (carros híbridos), quanto de seus componentes. Além disso, os recursos também poderão ser utilizados por empresas para a instalação e fortalecimento da infraestrutura necessária para os veículos elétricos, o que inclui a locação e modernização de acumuladores de energia (baterias) e a instalação de pontos de abastecimento de energia.
“Somente com uma ação como esta é que vamos conseguir popularizar os veículos elétricos no Brasil, já que o acordo permitirá que qualquer cidadão brasileiro tenha a opção de escolher um automóvel, motocicleta ou bicicleta elétrica quando for adquirir um meio de transporte, com as mesmas facilidades que teria na aquisição de um veículo convencional”, destaca Guggisberg.
“Com o acordo, buscamos atender três pilares essenciais: criar uma linha de financiamento diferenciado ao cliente, incentivar a instalação de postos de abastecimento de energia e buscar soluções para diminuir o custo das baterias, por meio de locação ou outros meios de substituição”, afirma o superintendente de Veículos e Financiamento ao Consumo da CAIXA, Jorge Pedro de Lima Filho.


O acordo vem reforçar as ações da Caixa Econômica Federal no pilar responsabilidade socioambiental, que visam promover a inclusão financeira e a geração de trabalho e renda, com foco no desenvolvimento sustentável da economia regional e nacional. A instituição tem como missão atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do país, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica do Estado brasileiro.