Gigante pela prĂ³pria natureza, o
utilitĂ¡rio da marca chinesa Ă© um grande carro de negĂ³cios e de famĂlia
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC Motors
Dirigir esse modelo da montadora
Ă© muito divertido! O T8 Ă© um desses modelos interessantes e que te deixam acima
de todos os outros carros comuns quando se anda pelas ruas. NĂ£o se trata de uma
van, muito menos de uma station wagon grande, Ă© outro conceito, Ă© a maxivan,
uma mistura coerente de carro de passeio e utilitĂ¡rio fechado.
Durante uma semana eu testei o T8 pelas ruas de SĂ£o Paulo e pude comprovar a eficĂ¡cia que a JAC Motors divulga aos interessados por esse, digamos, gigante. É um grande carro, tĂªm5,1 metros de
comprimento, 1,84 metros
de largura e 1,97 metros
de altura, o modelo Ă© configurado no formato 2+2+3, onde as poltronas da
fileira intermediĂ¡ria sĂ£o individuais, reclinĂ¡veis, removĂveis e giram 360
graus, bancos dianteiros com aquecimento e ajuste elétrico, teto solar,
ar-condicionado com controle independente para o compartimento traseiro, luzes
individuais de leitura, central multimĂdia e a Ăºltima fileira de bancos, com o
posicionamento “padrĂ£o”, o espaço para bagagem permanece generoso: sĂ£o 1.310 litros que podem
virar 4.800 litros
se retirados todos os bancos.
O modelo Ă© equipado com motor2 litros , com 16 vĂ¡lvulas
e turbo compressor, assistido por intercooler, caixa de transmissĂ£o manual de
seis velocidades que geram 175 cv a 5.400 rpm, com o torque mĂ¡ximo de 260 Nm
mantendo-se constante de 2.000
a 4.000 rpm. É abastecido apenas com gasolina e para se
dirigir o T8, nĂ£o Ă© necessĂ¡ria nenhuma habilitaĂ§Ă£o especial.
A maxivan impõe respeito por onde passa, pelo seu tamanho e pelo desempenho que mostrou na cidade e na estrada. Em trechos urbanos, com dias de muito calor, o ar condicionado manteve o ambiente total muito agradĂ¡vel, tanto para o motorista quanto para os passageiros. NĂ£o se dirige esse carro como se fosse um automĂ³vel, ele tem seus segredos e depende muitas vezes da paciĂªncia do motorista para atingir as velocidades desejadas. Dirigir Ă© agradĂ¡vel, a posiĂ§Ă£o do volante e dos pedais, com a ajuda dos bancos elĂ©tricos consegue posicionar o motorista e o passageiro ao lado de maneira correta. Os enormes espelhos retrovisores e as janelas de tamanho generoso facilitam a visualizaĂ§Ă£o de tudo que acontece ao redor.
Mesmo em situações de transito pesado, o T8 nĂ£o tem grandes dificuldades de manobra, Ă© Ă¡gil e seguro, seja em saĂdas de semĂ¡foro ou mesmo em manobras de estacionamento em shoppings. O consumo de combustĂvel Ă© bom, cerca de 8 km/l em situações de anda-pĂ¡ra-anda, e sempre respeitando os limites de velocidade das ruas e avenidas, ele pode chegar a 10 km/l.
Na estrada Ă© outra realidade. Como se trata de um veĂculo alto, as curvas devem ser contornadas com mais cuidado e com o pĂ© do acelerador um pouco mais alto. As ultrapassagens sobre caminhões e outros modelos mais lentos, sĂ£o sempre seguras e sem vacilo, o motor responde bem e garante uma velocidade mĂ©dia muito boa, nada comparado a de um carro de passeio, mas acima do esperado para um modelo de dimensões grande como este. Fiz uma viagem tranqĂ¼ila, sempre com alguns passageiros a bordo, o ruĂdo interno Ă© baixo e permite a conversaĂ§Ă£o entre as pessoas. O conforto que a JAC Motors oferece nesse utilitĂ¡rio Ă© muito bom, os bancos sĂ£o bem posicionados e, mesmo com todos usando cintos de segurança, em nada atrapalha, nem mesmo aqueles giratĂ³rios que podem ficar de frente com os demais passageiros.
Um senĂ£o no carro Ă© o tamanho das rodas de alumĂnio, as originais sĂ£o de17” , talvez um tamanho um pouco maior (19” ou 21” ) com a bitola dos pneus
mais largas, garantiriam uma maciez maior e uma rodagem mais tranqĂ¼ila, mas nĂ£o
compromete o conjunto, pode ser apenas falta de uma maior intimidade com o veĂculo.
DisponĂvel e trĂªs cores (preto classic, prata imperial e branco nevada) e com
preço fechado de R$ 89.990,
a JAC Motors oferece ainda 3 anos de garantia, primeira revisĂ£o
grĂ¡tis, revisões periĂ³dicas parceladas em atĂ© 4x sem juros, assistĂªncia 24
horas JAC e condições especiais para frotistas.
Para vocĂª que quer ter um carro de trabalho ou mesmo um carrĂ£o para levar a famĂlia toda, incluindo gatos, cachorros, parentes e vizinhos, vale a pena testar o T8, vocĂª vai se divertir muito!
Durante uma semana eu testei o T8 pelas ruas de SĂ£o Paulo e pude comprovar a eficĂ¡cia que a JAC Motors divulga aos interessados por esse, digamos, gigante. É um grande carro, tĂªm
O modelo Ă© equipado com motor
A maxivan impõe respeito por onde passa, pelo seu tamanho e pelo desempenho que mostrou na cidade e na estrada. Em trechos urbanos, com dias de muito calor, o ar condicionado manteve o ambiente total muito agradĂ¡vel, tanto para o motorista quanto para os passageiros. NĂ£o se dirige esse carro como se fosse um automĂ³vel, ele tem seus segredos e depende muitas vezes da paciĂªncia do motorista para atingir as velocidades desejadas. Dirigir Ă© agradĂ¡vel, a posiĂ§Ă£o do volante e dos pedais, com a ajuda dos bancos elĂ©tricos consegue posicionar o motorista e o passageiro ao lado de maneira correta. Os enormes espelhos retrovisores e as janelas de tamanho generoso facilitam a visualizaĂ§Ă£o de tudo que acontece ao redor.
Mesmo em situações de transito pesado, o T8 nĂ£o tem grandes dificuldades de manobra, Ă© Ă¡gil e seguro, seja em saĂdas de semĂ¡foro ou mesmo em manobras de estacionamento em shoppings. O consumo de combustĂvel Ă© bom, cerca de 8 km/l em situações de anda-pĂ¡ra-anda, e sempre respeitando os limites de velocidade das ruas e avenidas, ele pode chegar a 10 km/l.
Na estrada Ă© outra realidade. Como se trata de um veĂculo alto, as curvas devem ser contornadas com mais cuidado e com o pĂ© do acelerador um pouco mais alto. As ultrapassagens sobre caminhões e outros modelos mais lentos, sĂ£o sempre seguras e sem vacilo, o motor responde bem e garante uma velocidade mĂ©dia muito boa, nada comparado a de um carro de passeio, mas acima do esperado para um modelo de dimensões grande como este. Fiz uma viagem tranqĂ¼ila, sempre com alguns passageiros a bordo, o ruĂdo interno Ă© baixo e permite a conversaĂ§Ă£o entre as pessoas. O conforto que a JAC Motors oferece nesse utilitĂ¡rio Ă© muito bom, os bancos sĂ£o bem posicionados e, mesmo com todos usando cintos de segurança, em nada atrapalha, nem mesmo aqueles giratĂ³rios que podem ficar de frente com os demais passageiros.
Um senĂ£o no carro Ă© o tamanho das rodas de alumĂnio, as originais sĂ£o de
Para vocĂª que quer ter um carro de trabalho ou mesmo um carrĂ£o para levar a famĂlia toda, incluindo gatos, cachorros, parentes e vizinhos, vale a pena testar o T8, vocĂª vai se divertir muito!
Ficha TĂ©cnica
Dimensões totais - Comp.XLarg.XAlt.(mm)
|
5100×1840×1970
|
Entre eixos (mm)
|
3080
|
Peso em ordem de marcha (kg)
|
2100
|
Capacidade do porta-malas (Lts)
|
1310 (7
lugares) 3550 (4 lugares)
4800
(com todos os bancos rebatidos)
|
Capacidade do tanque de combustĂvel (l)
|
80
|
Tipo de motor
|
Quatro
cilindros em linha turbo intercooler
|
Deslocamento volumétrico (cc)
|
1997
|
DiĂ¢metro (mm)
|
85
|
Curso (mm)
|
88
|
Comando de vĂ¡lvulas
|
DOHC 16V
|
PotĂªncia MĂ¡xima (cv/rpm)
|
175/5400
(Gasolina)
|
Torque MĂ¡ximo (Nm/rpm)
|
260/4000±
500 (Gasolina)
|
Taxa de compressĂ£o
|
8,5:1
|
TransmissĂ£o
|
Manual
de seis velocidades
|
SuspensĂ£o dianteira independente, tipo
McPherson com molas helicoidais
|
●
|
SuspensĂ£o traseira independente, tipo
Dual Link com molas helicoidais
|
●
|
Barra estabilizadora dianteira
|
●
|
Barra estabilizadora traseira
|
●
|
Freios
|
Freio a
disco ventilado Dianteiros e Traseiros
|
Pneus
|
215/70
R15
|
Rodas
|
Em liga
de alumĂnio 15"
|
Vidros elétricos dianteiros e traseiros
|
●
|
Desembaçador traseiro
|
●
|
Limpador traseiro
|
●
|
Retrovisores elétricos
|
●
|
LĂ¢mpadas halĂ³genas
|
●
|
FarĂ³is com regulagem elĂ©trica de altura
|
●
|
FarĂ³is de neblina (dianteira)
|
●
|
Lanternas de neblina (traseira)
|
●
|
Brake light
|
●
|
Protetor de cĂ¡rter
|
-
|
Luzes de leitura
|
●
|
Alças de segurança dianteiras e
traseiras
|
●
|
Parassol com espelho de cortesia
|
●
|
Parassol com espelho iluminado
|
●
|
Acendedor de cigarros
|
●
|
Retrovisor interno antiofuscante
|
●
|
Barras longitudinais no teto
|
●
|
Limpador traseiro com temporizador
|
●
|
Espelho retrovisor elétrico com
repetidor de direĂ§Ă£o
|
●
|
IluminaĂ§Ă£o do porta malas
|
●
|
Luzes de segurança nas portas
|
●
|
Porta revistas
|
●
|
Volante revestido em couro
|
●
|
Volante com comandos multi-funĂ§Ă£o
|
●
|
Banco traseiro bipartido 60/40
|
-
|
Bancos em Black Fabric
|
Veludo
|
Assento do motorista com ajuste de
altura
|
●
|
Apoios de cabeça dianteiros com ajuste
de altura
|
●
|
Assento central com apoio de cabeça
|
●
|
Assentos intermediĂ¡rios rebatĂveis e
removĂveis
|
●
|
Assentos traseiros rebatĂveis e
removĂveis
|
●
|
Airbag duplo
|
●
|
Portas com barras de proteĂ§Ă£o lateral
|
●
|
Cintos traseiros laterais de 3 pontos
|
●
|
Cintos dianteiros com pré-tensionador
|
●
|
Chave com destravamento remoto das
portas
|
●
|
Trava central das portas
|
●
|
Alarme anti-furto
|
●
|
Travamento automĂ¡tico das portas Ă
|
●
|
Freio ABS com EBD
|
●
|
Sensor de estacionamento traseiro
|
●
|
Porta copos
|
●
|
Acendedor de cigarros / tomada (12V)
|
●
|
Tomada de energia (12V) extra
|
●
|
Luz de leitura
|
●
|
Antena impressa no para-brisa
|
●
|
IluminaĂ§Ă£o azul no painel de
instrumentos
|
●
|
Volante com regulagem de altura
|
●
|
DireĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica
|
●
|
Ar-condicionado
|
Digital
|
CD MP3 player com entrada USB
|
●
|
Abertura interna da tampa do tanque de
combustĂvel
|
●
|
Seis alto-falantes
|
●
|
Velocidade mĂ¡xima
|
175km/h
|
AceleraĂ§Ă£o de
|
0 ComentĂ¡rios