A Ford apresentou hoje no SalĂ£o de Detroit o novo Mustang Shelby GT350R, um Mustang de sĂ©rie legalizado para andar nas ruas, mas preparado para as pistas
Texto e fotos: Ford
Com produĂ§Ă£o limitada, ele estarĂ¡ disponĂvel nos Estados Unidos e no CanadĂ¡ no final deste ano, com motor V8 de mais de 500 cv, rodas de fibra de carbono, carroceria mais leve e suspensĂ£o tunada.
Em 1965, Ford e Carroll Shelby desenvolveram uma versĂ£o do popular Mustang para as corridas - o Shelby GT350 de competiĂ§Ă£o. O novo Shelby GT350R foi projetado e construĂdo com o mesmo espĂrito, oferecendo um desempenho nas pistas nunca visto em um Mustang de sĂ©rie, com inovações na aerodinĂ¢mica, chassi e motor.
"O Mustang Shelby GT350R Ă© um carro sem concessões na busca pela mĂ¡xima performance nas pistas", disse Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto Global da Ford. "É um carro de raça que usa a tecnologia e criatividade para entregar um desempenho que poucos motoristas jĂ¡ experimentaram."
Ele Ă© o primeiro V8 de linha da Ford com virabrequim de superfĂcie plana - o motor naturalmente aspirado mais potente jĂ¡ produzido pela marca. A suspensĂ£o Ă© rebaixada, tem molas e barras estabilizadoras especialmente tunadas, juntas homocinĂ©ticas de eixo transversal e amortecedores MagneRide.
"O Mustang Shelby GT350R Ă© um carro com a agilidade e potĂªncia que vocĂª quer na estrada", completou Raj Nair. "E nĂ£o se trata apenas de muitos cavalos: Ă© um atleta totalmente equilibrado, extremamente Ă¡gil e preciso."
As rodas do Shelby GT350R sĂ£o de fibra de carbono - a Ford Ă© a primeira grande montadora a introduzir essa tecnologia como item de sĂ©rie. Encontradas apenas em alguns supercarros, elas favorecem o desempenho, reduzem o peso nĂ£o suspenso e a inĂ©rcia de rolagem. Elas medem 19x11 polegadas na dianteira, 19x11,5 polegadas na traseira e sĂ£o cerca de 6 kg mais leves cada uma, com uma rigidez maior que rodas de alumĂnio equivalentes.
Elas virĂ£o com pneus de alto desempenho Pilot Sport Cup 2 da Michelin, com composto de borracha e construĂ§Ă£o especial para o Shelby GT350R. Essa combinaĂ§Ă£o de rodas incrivelmente rĂgidas e leves com pneus sob medida gera uma excepcional sensaĂ§Ă£o de desempenho e controle.
Menos peso, mais performance
Os engenheiros da Ford buscaram metas agressivas de reduĂ§Ă£o de peso no Shelby GT350R. Se uma peça nĂ£o tornasse o carro mais rĂ¡pido na pista, era candidata Ă exclusĂ£o. Os itens removidos incluem ar-condicionado, sistema de som, bancos traseiros, forro do porta-malas, carpetes, cĂ¢mera de rĂ© e inflador de pneus. Os ressonadores de escape tambĂ©m foram eliminados para cortar peso, criando como vantagem adicional um som mais nĂtido.
O Shelby GT350R Ă© mais de 59 kg mais leve que o Shelby GT350 Track Pack, que provou a sua durabilidade em vĂ¡rios testes em corridas de 24 horas. Para clientes que querem mais conforto do Shelby GT350R, a Ford oferece um pacote eletrĂ´nico opcional. Ele inclui ar-condicionado "dual zone", tela sensĂvel ao toque de 8 polegadas com navegaĂ§Ă£o, sistema de Ă¡udio com sete alto-falantes, repetidores dos piscas nos retrovisores e outros itens.
AerodinĂ¢mica agressiva
O Shelby GT350R foi otimizado para a excelĂªncia aerodinĂ¢mica. Detalhes como o extrator de calor no capĂ´, cobertura sob o assoalho, difusor agressivo, redutores de turbulĂªncia nas rodas e para-lamas e saias laterais foram mantidos e a capacidade de pressĂ£o aerodinĂ¢mica do carro foi aumentada.
O divisor dianteiro foi revisado para maximizar a pressĂ£o aerodinĂ¢mica e a traseira ganhou um novo aerofĂ³lio de alta eficiĂªncia de fibra de carbono. Ele desloca o centro de pressĂ£o do veĂculo para trĂ¡s, aumentando a estabilidade em alta velocidade.
"A aerodinĂ¢mica altamente eficiente, o chassi leve e inovador do Shelby GT350R entregam uma experiĂªncia de direĂ§Ă£o realmente espetacular que faz vocĂª se sentir como um piloto profissional", comenta Kerry Baldori, engenheiro da Ford Performance.
O Shelby GT350R traz tambĂ©m detalhes de design diferenciados, como pinças de freio pintadas em vermelho e a opĂ§Ă£o de faixas de competiĂ§Ă£o na carroceria. Na cabine, destacam-se os bancos com costura vermelha contrastante, o emblema Shelby GT350R e o volante em forma de D com uma marca vermelha no centro.
Motor de classe mundial
O novo motor V8 de 5.2 litros Ă© o primeiro V8 de linha da Ford com virabrequim de eixo plano - uma arquitetura tipicamente encontrada apenas em carros de corrida ou esportivos europeus especiais.
Diferentemente do V8 tradicional, em que as bielas sĂ£o ligadas ao virabrequim em Ă¢ngulo de 90 graus, neste design elas sĂ£o conectadas a 180 graus para otimizar a respiraĂ§Ă£o do motor em alta velocidade. É o motor Ford naturalmente aspirado mais potente jĂ¡ produzido, com mais de 500 cv e torque de 55,3 kgfm.
Um refrigerador de Ă³leo do motor, tipicamente encontrado somente em carros de corrida, mantĂ©m a temperatura do motor nas condições mais severas e hĂ¡ tambĂ©m um "cooler" na transmissĂ£o manual de seis velocidades.
Um diferencial Torsen de escorregamento limitado, calibrado pela Ford, com relaĂ§Ă£o de 3,73, otimiza a aderĂªncia em curvas e a linearidade da traĂ§Ă£o, com refrigerador de Ă³leo controlado eletronicamente na traseira para manter a temperatura ideal nas pistas.
"Este Ă© hoje o mĂ¡ximo dos Mustangs de alto desempenho", afirma Dave Pericak, diretor da Ford Performance. "O Mustang Shelby GT350R cria as bases para uma histĂ³ria que serĂ¡ escrita nos prĂ³ximos anos nas pistas e nas ruas."
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