InovaĂ§Ă£o proporcionarĂ¡ melhor experiĂªncia de conduĂ§Ă£o
Texto e fotos: Bridgestone
A Bridgestone Corporation estĂ¡ desenvolvendo uma nova tecnologia para estimar o desgaste dos pneus e sua profundidade remanescente. Baseado no conceito inovador denominado CAIS (Contact Area Information Sensing ou sensoriamento de informações da Ă¡rea de contato), essa nova tecnologia permitirĂ¡ ao usuĂ¡rio identificar o momento mais adequado para a substituiĂ§Ă£o dos pneus, proporcionando, assim, uma melhor experiĂªncia de conduĂ§Ă£o.
Com o passar do tempo, os pneus começam a ficar desgastados. Com isso, sua capacidade de traĂ§Ă£o em pisos molhados pode diminuir, aumentando o potencial de ocorrĂªncias causadas pela pouca aderĂªncia ao solo. AlĂ©m disso, um pneumĂ¡tico que esteja desgastado de forma irregular ou desigual corre maior risco de causar um mau funcionamento no veĂculo.
A nova tecnologia utiliza sensores ligados ao interior dos pneus para obter informações sobre as alterações na banda de rodagem durante a conduĂ§Ă£o do veĂculo. Ao analisar essas informações, o dispositivo realiza uma estimativa em tempo real das condições de desgaste do pneu.
Ao fornecer informações sobre os pneus e pisos em tempo real aos motoristas, como a profundidade remanescente e se os pneus estĂ£o se desgastando irregularmente, o sensor contribuirĂ¡ para a melhoria da conduĂ§Ă£o do veĂculo, permitindo que o motorista julgue o momento mais adequado para a substituiĂ§Ă£o dos pneus. AlĂ©m disso, essa nova tecnologia permite que os consumidores percebam o tempo ideal para o rodĂzio dos pneus, permitindo utilizar os pneumĂ¡ticos durante o maior perĂodo possĂvel e evitando o desgaste irregular e o desperdĂcio.
Trazendo esta tecnologia para a aplicaĂ§Ă£o prĂ¡tica, a Bridgestone espera ajudar os clientes a reduzirem custos ao mesmo tempo em que proporciona uma conduĂ§Ă£o mais segura dos veĂculos. A empresa continua a apoiar a segurança por meio do desenvolvimento de pneus e tecnologias inovadoras para a conduĂ§Ă£o dos veĂculos.
Sobre a tecnologia
(1) Sensores de aceleraĂ§Ă£o equipados no interior dos pneus detectam curvas em bandas de rodagem de pneus. Esta informaĂ§Ă£o Ă© entĂ£o transmitida para o equipamento analĂtico montado no veĂculo por meio de comunicações sem fios. O sistema do sensor Ă© alimentado por um gerador tambĂ©m instalado no interior do pneu.
(2) Equipamentos analĂticos montados nos veĂculos avaliam os dados transmitidos em tempo real para estimar o estado de desgaste dos pneus.
(3) Estimando o estado de desgaste dos pneus, a tecnologia permite que os consumidores possam substituir os pneumĂ¡ticos antes de ficarem desgastados, e tambĂ©m ajuda-los a compreender melhor o tempo ideal do rodĂzio. No geral, esta tecnologia pode contribuir para uma experiĂªncia de conduĂ§Ă£o mais segura e ajudar a reduzir os custos para os condutores.
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