Empresa também celebra seu retorno à Fórmula 1 com exposição do carro campeão de 1988, além de trazer os renovados CR-V, Fit, City e Civic Si

Texto e fotos: Honda

Os visitantes que passarem pelo estande poderão conferir também os recém-lançados Fit, City e Civic 2015, o veículo conceito híbrido superesportivo NSX Concept e o conceito FCEV movido a célula de hidrogênio, inovações como o motor 1.5 turbo – que em breve estará em modelos de produção da marca –, além de atrações para crianças e amantes da Fórmula 1.
Além de mostrar seus novos produtos, a Honda aproveita o Salão do Automóvel de São Paulo para reforçar ao público o seu retorno à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e ao Campeonato Mundial de Fórmula 1. Para comemorar o anúncio, um dos carros mais vencedores de todos os tempos da categoria estará em exposição: o MP4/4. O bólido da temporada de 1988 foi vencedor de 15 das 16 corridas, sendo sete vitórias de Alain Prost e oito de Ayrton Senna. Impulsionado pelo motor 1.5 V6 e 1.200 hp, as vitórias levaram Ayrton Senna ao seu primeiro título mundial no GP do Japão de 1988.


NSX Concept
O futurista NSX Concept é apresentado em sua segunda versão conceito, criada com tecnologia de ponta pelo Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Honda nos Estados Unidos. Com tração integral, o superesportivo híbrido alia alta performance a excelente economia de combustível, representando a próxima geração de superesportivos. O modelo conceito traz como grande diferencial uma nova percepção de prazer ao dirigir.


A unidade de potência é composta por um motor VTEC, com transmissão sequencial de dupla embreagem (DCT), combinado a um potente propulsor elétrico, e complementada por duas unidades elétricas que alimentam diretamente cada uma das rodas dianteiras. O modelo de produção terá seu lançamento global em 2015.


FCEV: emissão zero
Comprometida com o desenvolvimento de tecnologias para aprimorar a eficiência energética e a preservação do meio ambiente, a Honda traz para seu estande o conceito FCEV, movido a célula de hidrogênio. O design elegante e aerodinâmico expressa a tendência de estilo da próxima geração de veículos a célula de combustível da marca. Este conceito é uma evolução do Honda FCX, lançado em 2002, e que teve como sucessor o FXC Clarity, em 2008.


O FCEV é o primeiro veículo do mundo em seu segmento a ter seu conjunto de força posicionado sob o capô, otimizando o espaço da cabine e tornando-o mais versátil. Uma célula comprime o hidrogênio para transformá-lo em energia e suprir um motor elétrico capaz de gerar 136 cv de potência. O carro tem autonomia de mais de 480 km e a única emissão deste sistema é vapor d’água, com índice zero de poluentes.

Motor 1.5 VTEC Turbo
Uma das inovações apresentadas pela Honda neste Salão Internacional do Automóvel é o motor 1.5 VTEC Turbo, que faz parte da nova geração de propulsores compactos com comando de válvulas variável. Além do turbo compressor, este motor é equipado com sistema de injeção direta de combustível, oferecendo máxima eficiência, com alta performance tanto em baixas como em altas rotações aliada à redução de consumo de combustível. O VTEC Turbo é uma das mais novas tecnologias desenvolvidas pela marca e estará disponível futuramente em diferentes configurações para equipar os modelos, de acordo com a necessidade de cada mercado.