O Salão do Automóvel de São Paulo, no Parque de Exposições do Anhembi, tem com grande atração a nova geração do Mustang

Texto e fotos: Ford

Recém-lançado nos Estados Unidos e a caminho de se tornar modelo global, para venda em mais de 120 países, ele ocupa lugar de destaque no estande da Ford: o esportivo é exibido no modelo topo de linha, GT, com carrocerias fastback e conversível e motor V8 de mais de 440 cv.


Um dos carros de maior sucesso da história da indústria automotiva mundial, o Novo Mustang combina linhas musculosas e tecnologias inovadoras que levam o mito a um novo patamar, valorizando a essência do seu design clássico.
Os avanços de engenharia incluem carroceria com uso extensivo de aços de alta resistência e alumínio para reduzir o peso e aprimorar a dinâmica e suspensões dianteira e traseira totalmente independentes. Outras novidades são os oito airbags – com um inovador airbag de joelho montado na tampa do porta-luvas – e o Track Apps, aplicativo que registra as dados de desempenho do veículo.


Lançamento da década
O dia 17 de abril de 2014 marcou o 50º aniversário de lançamento do Ford Mustang original e para celebrar esse marco todos os modelos 2015 trazem um emblema no painel com o logotipo do cavalinho galopando e os dizeres: "Mustang – Since 1964".
Mais que um veículo esportivo definido como o lançamento da década, o Mustang é como coração e alma da Ford. Ele tem um impacto que vai muito além dos mais de 9 milhões de carros vendidos em seus 50 anos de produção contínua. O design totalmente novo do Mustang 2015, nas versões fastback e conversível, mantém os elementos essenciais do projeto – incluindo o capô longo esculpido e traseira curta – com uma leitura contemporânea.
As novidades incluem uma carroceria mais baixa e mais larga, com redução da altura do teto e para-lamas traseiros mais largos, para-brisa e vidro traseiro mais inclinados, de perfil elegante, lanternas traseiras tridimensionais de três barras, com piscas sequenciais, e frente com grade trapezoidal em formato de boca de tubarão.
As informações e controles que o motorista precisa estão ao alcance da mão na cabine inspirada em painéis de aviões e produzida com o mais alto nível de acabamento já encontrado em um Mustang. Além de mais espaçosa, com ergonomia aprimorada e botões de fácil controle, ela tem instrumentos amplos e claros.
A traseira mais larga e com nova suspensão aumenta o espaço para os ombros e quadril dos passageiros de trás. O porta-malas com desenho funcional permite acomodar, por exemplo, um volume equivalente a dois sacos de golfe.


Motores e aerodinâmica
Design e performance são dois atributos que fizeram o Mustang conquistar milhões de fãs durante cinco décadas. A carroceria mais elegante ajuda a nova geração a vencer a resistência do ar com menos esforço.
Cada um dos três motores que equipam o Mustang – 5.0 V8, 3.7 V6 e o novo 2.3 EcoBoost turbo de quatro cilindros – vem com uma grade específica, que permite apenas a passagem da quantidade de ar necessária. O Mustang 2.3 EcoBoost traz grades com fechamento ativo que aumentam a economia de combustível, reduzindo o arrasto em velocidades mais altas, quando o resfriamento extra não é necessário. As aletas podem fechar completamente a grade, desviando o ar para fora do carro em vez de direcioná-lo para o compartimento do motor.


Estabilidade e segurança
O novo Mustang traz novos padrões de dirigibilidade para a marca, com uma dinâmica e qualidade de rodagem de classe mundial. Os sistemas de suspensão dianteira e traseira são totalmente novos. Um novo quadro dianteiro ajuda a tornar a estrutura mais rígida e leve, proporcionando uma base melhor para garantir um controle mais previsível.
A nova estrutura dianteira MacPherson com sistema de duplas juntas esféricas permite o uso de freios maiores – os mais eficientes já oferecidos em um Mustang. A suspensão traseira independente, tipo integral-link, também é totalmente nova. A sua geometria, molas, amortecedores e buchas foram especificamente modificados e ajustados para aplicação de alta performance. Novas juntas traseiras de alumínio ajudam a reduzir a massa não suspensa para melhorar a dirigibilidade.
O airbag para proteção do joelho do passageiro dianteiro tem um design inovador que reduz significativamente o tamanho e o peso do equipamento para aumentar o espaço na cabine. Ele faz parte de um sistema abrangente de segurança, com o dobro do número total de airbags no Mustang fastback e um pacote robusto de sensores, pré-tensionadores dos cintos de segurança e melhor iluminação externa.


Tecnologias de assistência
O novo Mustang apresenta várias tecnologias inovadoras que dão ao motorista um nível superior de informação, controle e conectividade. Chave com sensores para acesso inteligente e botão de partida, sistema de conectividade SYNC e chave de segurança MyKey são itens de série em todos os modelos. O aplicativo para registro de dados de desempenho Track Apps, o configurador de instrumentos MyColor e o novo sistema de som Shaker Pro Audio System permitem personalizar o carro a cada estilo.
A sensação de liberdade e confiança que o Mustang transmite é ampliada com novos recursos de controle. Dependendo do tipo de pista, o motorista pode ajustar rapidamente o nível de esforço da direção, a resposta do motor e as configurações da transmissão e do controle de estabilidade eletrônico, selecionando os modos de direção no painel.
O novo e avançado sistema de controle de estabilidade desenvolvido pela Ford otimiza a capacidade dinâmica do Mustang. Para arrancadas rápidas, suaves e consistentes em qualquer situação, o Mustang GT conta com controle de partida de série nos modelos com transmissão manual.
Na hora de voltar para casa e relaxar, recursos avançados como o sistema de alerta de pontos cegos e tráfego cruzado e o piloto automático adaptativo tornam a direção tranquila. O sistema SYNC com AppLink permite acesso aos aplicativos do celular.


O Mustang 2015 também introduz melhorias no sistema de Assistência de Emergência do SYNC, incluindo informações sobre a variação máxima de velocidade durante o impacto, tipo de acidente (frontal, lateral, traseiro ou capotamento), uso do cinto de segurança e se ocorreram múltiplos impactos e detonação dos airbags.