• País comercializou 682 unidades até outubro, contra 491 em 2013;
  • Sustentáveis e econômicos, carros verdes atraem brasileiros antenados com o futuro da mobilidade;

Texto e fotos: ABVE

O Brasil deve dobrar as vendas de carros elétricos este ano, conforme prevê a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Até outubro, foram comercializadas 682 unidades, contra 491 unidades em todo o ano passado.


O presidente da entidade, Ricardo Guggisberg, aponta quatro razões para este crescimento:
  • É um caminho sem volta, ou seja, o futuro da mobilidade. As vendas dobram anualmente. Atualmente, o Brasil tem uma frota de 3 mil veículos elétricos e híbridos. Até 2020, entre 30 mil e 40 mil veículos elétricos estarão circulando pelo país;
  • Além de sustentáveis, veículos elétricos são muito mais econômicos: uma scooter chega a rodar 100 km com R$ 1,33 de carga elétrica. Percorrer 1 km com carro abastecido com etanol custa R$ 0,19 e, com eletricidade, apenas R$ 0,05;
  • São isentos de IPVA em sete estados brasileiros (MA, PI, CE, RN, PE, SE e RS) e com alíquota diferenciada em outros 3 (SP, RJ e MS);
  • O imposto de importação ​dos híbridos baixou em setembro: de 35% para alíquota máxima de 7%;

​​A ABVE apresentou estrelas mundiais do mercado de "veículos verdes" no Salão do Automóvel de São Paulo, que encerrou neste domingo (9/11).
A entidade expôs o Renault Zoe, o Toyota Prius, o e6, da chinesa BYD, além de scooters da Cooltra, bicicletas da Sense Bike, patinetes da Dropboards, motor de barco Torqeedo e carregador Schneider. ​O ônibus Híbrido BR transportou os visitantes do evento, numa parceria com a Mercedes-Benz e a Eletra.

Brasileiros antenados com o futuro da mobilidade
O crescimento do mercado de carros híbridos e elétricos também ocorre pelo aumento do interesse das empresas e do consumidor final ​por estes veículos. Mas, afinal, qual é o perfil das pessoas antenadas com o futuro da mobilidade, quando o assunto é “carro verde”?
A maioria é formada por homens na faixa dos 35 anos, urbanos, com graduação e pós-graduação. São praticantes de esportes radicais, inovadores, empreendedores por convicção e apreciam novas tecnologias. A preocupação com o meio ambiente não é uma ideologia, mas um modo de vida, sem abrir mão de qualidade, conforto e segurança. Usam o carro para distâncias longas e priorizam o transporte público e a bicicleta. São competentes, têm alto conhecimento técnico e não são workaholic. Equilibrados, dosam seu tempo entre família, lazer e trabalho.
Este levantamento foi feito pela ABVE com base nos visitantes do último Salão  Latino Americano do Veículo Elétrico, há dois meses. Por conta do interesse crescente desta tecnologia no país, a entidade já marcou a nova edição do evento​: será de 24 a 23 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.