- País comercializou 682 unidades até outubro, contra 491 em 2013;
- Sustentáveis e econômicos, carros verdes atraem brasileiros antenados com o futuro da mobilidade;
Texto e fotos: ABVE
O Brasil deve dobrar as vendas de carros elétricos este ano, conforme prevê a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Até outubro, foram comercializadas 682 unidades, contra 491 unidades em todo o ano passado.
O presidente da entidade, Ricardo Guggisberg, aponta quatro razões para este crescimento:
- É um caminho sem volta, ou seja, o futuro da mobilidade. As vendas dobram anualmente. Atualmente, o Brasil tem uma frota de 3 mil veículos elétricos e híbridos. Até 2020, entre 30 mil e 40 mil veículos elétricos estarão circulando pelo país;
- Além de sustentáveis, veículos elétricos são muito mais econômicos: uma scooter chega a rodar 100 km com R$ 1,33 de carga elétrica. Percorrer 1 km com carro abastecido com etanol custa R$ 0,19 e, com eletricidade, apenas R$ 0,05;
- São isentos de IPVA em sete estados brasileiros (MA, PI, CE, RN, PE, SE e RS) e com alíquota diferenciada em outros 3 (SP, RJ e MS);
- O imposto de importação dos híbridos baixou em setembro: de 35% para alíquota máxima de 7%;
A ABVE apresentou estrelas mundiais do mercado de "veículos verdes" no Salão do Automóvel de São Paulo, que encerrou neste domingo (9/11).
A entidade expôs o Renault Zoe, o Toyota Prius, o e6, da chinesa BYD, além de scooters da Cooltra, bicicletas da Sense Bike, patinetes da Dropboards, motor de barco Torqeedo e carregador Schneider. O ônibus Híbrido BR transportou os visitantes do evento, numa parceria com a Mercedes-Benz e a Eletra.
Brasileiros antenados com o futuro da mobilidade
O crescimento do mercado de carros híbridos e elétricos também ocorre pelo aumento do interesse das empresas e do consumidor final por estes veículos. Mas, afinal, qual é o perfil das pessoas antenadas com o futuro da mobilidade, quando o assunto é “carro verde”?
A maioria é formada por homens na faixa dos 35 anos, urbanos, com graduação e pós-graduação. São praticantes de esportes radicais, inovadores, empreendedores por convicção e apreciam novas tecnologias. A preocupação com o meio ambiente não é uma ideologia, mas um modo de vida, sem abrir mão de qualidade, conforto e segurança. Usam o carro para distâncias longas e priorizam o transporte público e a bicicleta. São competentes, têm alto conhecimento técnico e não são workaholic. Equilibrados, dosam seu tempo entre família, lazer e trabalho.
Este levantamento foi feito pela ABVE com base nos visitantes do último Salão Latino Americano do Veículo Elétrico, há dois meses. Por conta do interesse crescente desta tecnologia no país, a entidade já marcou a nova edição do evento: será de 24 a 23 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
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