Como parte da iniciativa CleanZone, novo dispositivo permite filtragem ainda mais eficiente do ar recebido pelos ocupantes
Texto e fotos: Volvo
A preocupaĂ§Ă£o com a saĂºde das pessoas sempre foi o norte de pesquisa da iniciativa CleanZone, abordagem Ăºnica da Volvo Cars para controlar a qualidade do ar interno. O objetivo Ă© promover um ambiente melhor para o motorista, com soluções inovadoras para o bem-estar e a saĂºde dos ocupantes.
Com a introduĂ§Ă£o de um inovador multifiltro no Novo Volvo XC90, maior e mais eficiente, as micropartĂculas danosas Ă saĂºde serĂ£o impedidas de entrar no carro. O multifiltro foi desenhado especialmente para a plataforma SPA e serĂ¡ apresentado no novo modelo da marca, no começo de 2015.
Ele traz dimensões maiores, que permitem interceptar mais partĂculas e tambĂ©m pĂ³len, alĂ©m de incorporar um sistema de carvĂ£o ativado que efetivamente remove diversos contaminantes prejudiciais Ă saĂºde dos ocupantes.
Os resultados sĂ£o impressionantes. Em um carro equipado com o novo multifiltro, a quantidade total de micropartĂculas menores que 0,4 μm foi 70% inferior Ă encontrada no interior de um carro sem o filtro, de acordo com os testes padronizados realizados pela Volvo com o componente.
Isso Ă© um ganho significativo, por conta de estudos que demonstram os malefĂcios que partĂculas menores que 10 μm podem causar Ă saĂºde, como dificuldade de respirar e infecções de garganta.
“Mais de 45% da populaĂ§Ă£o das cidades tem algum tipo de alergia ou hipersensibilidade. Mais de 10% tem asma. Para a Volvo, a ideia de segurança vai alĂ©m de cintos de segurança e bolsas inflĂ¡veis. É o fato de ter certeza de que cada minuto que vocĂª e sua famĂlia passam dentro de um Volvo seja o mais seguro possĂvel. E essa segurança se estende para a respiraĂ§Ă£o”, explica Peter Mertens, vice-presidente sĂªnior de pesquisa e desenvolvimento. “Com esse filtro, nĂ³s estamos Ă frente da indĂºstria em termos de separaĂ§Ă£o de partĂculas.”
O filtro Ă© um elemento do inovador Air Quality System (IAQS) da Volvo Cars. Outro elemento Ă© o sensor que monitora o ar que entra na cabine com substĂ¢ncias nocivas. Se a quantidade de substĂ¢ncias perigosas fica muito elevada (como ocorre quando se anda dentro de um tĂºnel), a tomada de ar externa Ă© fechada automaticamente. Juntos, o multifiltro e o sensor mantĂªm fora do carro diversos poluentes perigosos, incluindo:
- Ă“xido de nitrogĂªnio
- Hidrocarbonetos
- OzĂ´nio no nĂvel do solo
- Gases e outros odores desagradĂ¡veis
A abordagem CleanZone
Filtrar o ar externo é apenas uma parte do conceito CleanZone para melhorar o meio ambiente do motorista. A outra é minimizar as emissões perigosas do carro. E a Volvo Cars tem uma série de programas em andamento para alcançar isso.
Os motoristas, por exemplo, quando destravam o carro por meio do controle remoto, ativam automaticamente um sistema de ventilaĂ§Ă£o da cabine, por um minuto, eliminando odores e renovando o ar interno antes de o motorista entrar.
Mas, de fato, o trabalho para minimizar as emissões no interior do carro começa antes de o carro ser feito, com um controle rĂgido das substĂ¢ncias que podem ser utilizadas no interior. E a Volvo Cars Ă© a lĂder na indĂºstria na substituiĂ§Ă£o de materiais por outros menos tĂ³xicos e com menos quantidade de aditivos perigosos.
A Volvo Cars implantou um rĂgido programa de testes para monitorar e controlar emissões dos materiais que fazem parte do interior. Esse programa inclui investimentos no Volvo Cars Nose Team, cujos membros sĂ£o habilitados a identificar diferentes odores dos objetos para determinar se eles sĂ£o aceitĂ¡veis ou nĂ£o.
O que Ă© conhecido hoje como “cheiro de carro novo” traz um baixo nĂvel de emissĂ£o dos materiais. Esses nĂveis nĂ£o representam perigo, mas em dias quentes sua concentraĂ§Ă£o pode irritar pessoas com hipersensibilidade.
Outro diferencial do programa Ă© o simulador de sol, em que o carro Ă© aquecido atĂ© a temperatura de 65ºC – simulando um veĂculo estacionado no sol em um dia quente. É medida a emissĂ£o dos compostos orgĂ¢nicos volĂ¡teis totais (total volatile organic compounds ou TVOCs) e aldeĂdos. A Volvo Cars tem um limite muito restrito para os TVOCs, que, em alto nĂvel no interior do carro, podem causar dor de cabeça, nĂ¡usea e tontura – alĂ©m de facilitar o inĂcio de uma crise de asma. Os aldeĂdos tambĂ©m sĂ£o limitados, pois principalmente os formaldeĂdos podem causar alergias respiratĂ³rias e de contato. A presença de nĂquel, que se torna outra fonte de alergia de contato quando se desprende das superfĂcies dos metais, tambĂ©m foi reduzida.
Com esse foco em saĂºde e bem-estar, a CleanZone representa o espĂrito da abordagem humanizada da Volvo Cars. É uma abordagem que traz perfeita sincronia com as sensibilidades modernas: ao redor do mundo, consumidores estĂ£o aumentando sua atenĂ§Ă£o com o impacto da qualidade do ar na saĂºde, e buscam ar limpo dentro de seus veĂculos. A Volvo Cars, nesse aspecto, continuarĂ¡ a ser lĂder.
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