A montadora celebra 45 anos da
Hilux e liderança absoluta do SW4 no segmento de SUVs médios com novas versões
Texto e fotos: Eduardo Abbas/Toyota
O que aconteceu no mundo em 1969?
Conhecido como “o ano em que tudo aconteceu” nas artes, tecnologia e nos povos
do mundo, esse ano entra para a história como o início da grande acelerada da
humanidade em direção ao futuro. Alguns fatos importantes foram:
- No Brasil vivíamos o pesadelo da ditadura;
- O mundo protesta contra a guerra do Vietnã;
- Os Beatles lançam o LP Abbey Road;
- O homem pisa na lua pela primeira;
- Nasce o maior campeão da Fórmula 1, Michael Schumacher;
- Nos cinemas estréiam Butch Cassidy and the Sundance Kid e Easy Rider;
- Estréia o Jornal Nacional na Rede Globo;
Era nesse turbilhão de
acontecimentos que os japoneses da Toyota resolveram lançar um carro que iria
mudar as picapes do mundo. Nascia a Toyota Hilux, cujo nome combina as
palavras, em inglês, “High” e “Luxury”, que significam,
respectivamente, “alto” e “luxo”. Desde a sua primeira geração, ela faz jus aos
adjetivos. É conhecida por combinar as características de um veículo para
trabalho com conforto e acabamento de um modelo de passeio. O novo conceito de
picape teve grande aceitação dos consumidores, por reunir desempenho,
qualidade, tamanho adequado e preço competitivo.
45 anos depois, a Hilux é
comercializada em mais de 170 países e oferece
14 versões para os clientes brasileiros. Ela chegou em 1993, já em sua
4ª geração e era importada do Japão, mas a partir de 1997, começou a ser
produzida na Argentina, na planta de Zárate. E com ela não tem tempo ruim, em
2013, foram vendidas 42.627 unidades no Brasil, alta de 9,6% em relação a 2012
e 24,1% de participação no mercado de picapes médias. No segmento diesel, foram
38.317 veículos emplacados, crescimento de 12,3% sobre o volume de 2012 e 37,4%
de market share e neste ano, até outubro, foram 34.521
licenciamentos.
As linhas Hilux e SW4 2015 estão
com novidades. Desde o seu lançamento no Brasil, a Hilux ganha mais duas
versões para atender à demanda dos consumidores, tanto do segmento diesel, com
a introdução da Limited Edition, como no flexfuel, com a SRV, de transmissão
automática e, a gora, com tração 4x2. Ao todo, a família Hilux conta com 14
configurações para satisfazer o seu amplo perfil de clientes.
Com a liderança absoluta no
segmento de utilitários esportivos médios, o SW4 detém 37,2% de participação na
categoria, no acumulado deste ano, apresentando crescimento de 13% em relação
ao mesmo período de 2013. Para reforçar ainda mais a sua presença, a Toyota
apresenta mais uma versão para o line up flexfuel, com a introdução do SR,
transmissão automática e mais dois assentos, somando sete. Além disso, o modelo
diesel conta com opção de interior preto para sua versão topo de linha, a SRV,
automática, também com sete assentos. Com as novidades, a linha SW4 passa a
oferecer seis versões, ampliando as opções e atendendo aos desejos de seus
consumidores.
HILUX LIMITED EDITION
Neste mês de novembro, a Toyota
iniciou as vendas d e mais duas versões da Hilux. Apresentada no 28º Salão
Internacional do Automóvel de São Paulo, a Limited Edition, negociada a R$
155.650,00, é uma série especial com base na versão SRV Top Diesel 4x4. A
edição limitada terá 3 mil unidades, voltadas a clientes que buscam
exclusividade, além dos reconhecidos conforto, robustez e desempenho do modelo.
A picape média chega ao mercado
com um novo pacote de acessórios. Na parte frontal, a versão ganhou mais
proteção ao pára-choque, com a instalação de uma capa nas cores preto e cinza,
aumentando ainda mais sua robustez.
Na lateral, a Hilux Limited
Edition agrega novas rodas aro 17” ,
em tonalidade preto fosco, e adesivos personalizados que se prolongam pela
traseira. Na caçamba, a Hilux traz santantônio Sport cromado com protetores
laterais em preto e capota marítima de lona. Na parte interna, jogo de tapetes
exclusivos e soleira cromada personalizada completam o pacote de acessórios.
HILUX SRV FLEXFUEL 4X2
Outra novidade da Toyota é a
Hilux SRV Flexfuel 4x2 com transmissão automática. Como diferencial, a opção de
tração ao line up flexfuel, que contava apenas com a 4x4, a um preço
competitivo – R$ 99.900,00. Esta versão é a única picape do mercado equipada
com transmissão automática, acabamento topo de linha, motor flexfuel e 4x2,
comercializada abaixo de R$ 100.000,00.
Ao todo, a linha Hilux Diesel e
Flexfuel tem 14 versões para atender ao amplo perfil de consumidores de picapes
médias.
SW4 SR FLEXFUEL COM SETE ASSENTOS
A Toyota inova no mercado
nacional de SUVs médios flexfuel com mais uma versão de seu utilitário
esportivo SW4 2015. Criado com base na SR Flexfuel de cinco lugares, o SW4 SR
Flexfuel possui sete assentos e preço competitivo, abaixo dos R$ 125.000,00,
também inédito para o segmento. O modelo é negociado a R$ 122.280,00. Com o
lançamento, a linha SW4 Diesel e Flexfuel passa a contar com seis versões.
SW4 SRV TOPO DE LINHA COM INTERIOR PRETO
Outra novidade é a versão topo de
linha SRV diesel com sete assentos, que agora oferece a opção de acabamento
interno na cor preta, além da bege, para a topo de linha.
Até outubro, foram vendidas
11.155 unidades do SW4, crescimento de 13% em relação ao mesmo período do ano
passado. O resultado garante ao modelo 37,2% de participação no segmento de
utilitários esportivos médios, considerando as motorizações diesel e flexfuel.
É realmente um presentão para que
gosta desse tipo de veículo, afinal, não se trata de mais uma picape ou outro
SUV, a Toyota produz a picape em 12 países, é vendida em aproximadamente 170 ao
redor do mundo e em 12 anos, as vendas atingiram mais de 500 mil unidades
somente da 7ª geração.

















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