A montadora celebra 45 anos da Hilux e liderança absoluta do SW4 no segmento de SUVs médios com novas versões

Texto e fotos: Eduardo Abbas/Toyota

O que aconteceu no mundo em 1969? Conhecido como “o ano em que tudo aconteceu” nas artes, tecnologia e nos povos do mundo, esse ano entra para a história como o início da grande acelerada da humanidade em direção ao futuro. Alguns fatos importantes foram:
  • No Brasil vivíamos o pesadelo da ditadura;
  • O mundo protesta contra a guerra do Vietnã;
  • Os Beatles lançam o LP Abbey Road;
  • O homem pisa na lua pela primeira;
  • Nasce o maior campeão da Fórmula 1, Michael Schumacher;
  • Nos cinemas estréiam Butch Cassidy and the Sundance Kid e Easy Rider;
  • Estréia o Jornal Nacional na Rede Globo;

Era nesse turbilhão de acontecimentos que os japoneses da Toyota resolveram lançar um carro que iria mudar as picapes do mundo. Nascia a Toyota Hilux, cujo nome combina as palavras, em inglês, “High” e “Luxury”, que significam, respectivamente, “alto” e “luxo”. Desde a sua primeira geração, ela faz jus aos adjetivos. É conhecida por combinar as características de um veículo para trabalho com conforto e acabamento de um modelo de passeio. O novo conceito de picape teve grande aceitação dos consumidores, por reunir desempenho, qualidade, tamanho adequado e preço competitivo.


45 anos depois, a Hilux é comercializada em mais de 170 países e oferece 14 versões para os clientes brasileiros. Ela chegou em 1993, já em sua 4ª geração e era importada do Japão, mas a partir de 1997, começou a ser produzida na Argentina, na planta de Zárate. E com ela não tem tempo ruim, em 2013, foram vendidas 42.627 unidades no Brasil, alta de 9,6% em relação a 2012 e 24,1% de participação no mercado de picapes médias. No segmento diesel, foram 38.317 veículos emplacados, crescimento de 12,3% sobre o volume de 2012 e 37,4% de market share e neste ano, até outubro, foram 34.521 licenciamentos.


As linhas Hilux e SW4 2015 estão com novidades. Desde o seu lançamento no Brasil, a Hilux ganha mais duas versões para atender à demanda dos consumidores, tanto do segmento diesel, com a introdução da Limited Edition, como no flexfuel, com a SRV, de transmissão automática e, a gora, com tração 4x2. Ao todo, a família Hilux conta com 14 configurações para satisfazer o seu amplo perfil de clientes.


Com a liderança absoluta no segmento de utilitários esportivos médios, o SW4 detém 37,2% de participação na categoria, no acumulado deste ano, apresentando crescimento de 13% em relação ao mesmo período de 2013. Para reforçar ainda mais a sua presença, a Toyota apresenta mais uma versão para o line up flexfuel, com a introdução do SR, transmissão automática e mais dois assentos, somando sete. Além disso, o modelo diesel conta com opção de interior preto para sua versão topo de linha, a SRV, automática, também com sete assentos. Com as novidades, a linha SW4 passa a oferecer seis versões, ampliando as opções e atendendo aos desejos de seus consumidores.


HILUX LIMITED EDITION
Neste mês de novembro, a Toyota iniciou as vendas d e mais duas versões da Hilux. Apresentada no 28º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, a Limited Edition, negociada a R$ 155.650,00, é uma série especial com base na versão SRV Top Diesel 4x4. A edição limitada terá 3 mil unidades, voltadas a clientes que buscam exclusividade, além dos reconhecidos conforto, robustez e desempenho do modelo.


A picape média chega ao mercado com um novo pacote de acessórios. Na parte frontal, a versão ganhou mais proteção ao pára-choque, com a instalação de uma capa nas cores preto e cinza, aumentando ainda mais sua robustez.


Na lateral, a Hilux Limited Edition agrega novas rodas aro 17”, em tonalidade preto fosco, e adesivos personalizados que se prolongam pela traseira. Na caçamba, a Hilux traz santantônio Sport cromado com protetores laterais em preto e capota marítima de lona. Na parte interna, jogo de tapetes exclusivos e soleira cromada personalizada completam o pacote de acessórios.


HILUX SRV FLEXFUEL 4X2
Outra novidade da Toyota é a Hilux SRV Flexfuel 4x2 com transmissão automática. Como diferencial, a opção de tração ao line up flexfuel, que contava apenas com a 4x4, a um preço competitivo – R$ 99.900,00. Esta versão é a única picape do mercado equipada com transmissão automática, acabamento topo de linha, motor flexfuel e 4x2, comercializada abaixo de R$ 100.000,00.


Ao todo, a linha Hilux Diesel e Flexfuel tem 14 versões para atender ao amplo perfil de consumidores de picapes médias.


SW4 SR FLEXFUEL COM SETE ASSENTOS
A Toyota inova no mercado nacional de SUVs médios flexfuel com mais uma versão de seu utilitário esportivo SW4 2015. Criado com base na SR Flexfuel de cinco lugares, o SW4 SR Flexfuel possui sete assentos e preço competitivo, abaixo dos R$ 125.000,00, também inédito para o segmento. O modelo é negociado a R$ 122.280,00. Com o lançamento, a linha SW4 Diesel e Flexfuel passa a contar com seis versões.


SW4 SRV TOPO DE LINHA COM INTERIOR PRETO
Outra novidade é a versão topo de linha SRV diesel com sete assentos, que agora oferece a opção de acabamento interno na cor preta, além da bege, para a topo de linha.


Até outubro, foram vendidas 11.155 unidades do SW4, crescimento de 13% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado garante ao modelo 37,2% de participação no segmento de utilitários esportivos médios, considerando as motorizações diesel e flexfuel.


É realmente um presentão para que gosta desse tipo de veículo, afinal, não se trata de mais uma picape ou outro SUV, a Toyota produz a picape em 12 países, é vendida em aproximadamente 170 ao redor do mundo e em 12 anos, as vendas atingiram mais de 500 mil unidades somente da 7ª geração.