O carro da montadora japonesa entrega o que se compra: economia, conforto e tecnologia

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda

JĂ¡ sĂ£o 11 anos de estrada e o compacto japonĂªs caiu definitivamente no gosto do consumidor. NĂ£o se trata apenas de um carro pequeno, fĂ¡cil de guiar, manobrar e que tem um sobrenome imponente, o Honda Fit Ă© um modelo acima de qualquer suspeita.
Eu pude avaliar o carro durante uma semana nas mais diversas condições de trĂ¡fego e climĂ¡ticas, andando na cidade e em rodovia, sempre exigindo o que a montadora alardeia como sendo seu ponto forte: o produto Ă© muito confiĂ¡vel.


Começando pela parte mecĂ¢nica, optei por usar um modelo de cĂ¢mbio manual por considerar esse sempre a primeira opĂ§Ă£o na hora da compra. O motor 1.5 i-VTEC FlexOne, equipa toda a linha, gera 116 cv de potĂªncia a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque a 4.800 rpm quando abastecido com etanol. Esse modelo jĂ¡ vem com a tecnologia que dispensa o tanquinho de partida a frio, o sistema FlexOne, e tem como opĂ§Ă£o o cĂ¢mbio automĂ¡tico CVT, menor no peso e maior na economia de combustĂ­vel.


O modelo que estĂ¡ em sua terceira geraĂ§Ă£o, tem uma nova identidade visual, ficou com uma cara mais brava e esteticamente mais clean. Andei por ruas e avenidas da cidade de SĂ£o Paulo em vĂ¡rios horĂ¡rios e com condições de trĂ¡fego distintas. Fora dos horĂ¡rios de pico quando o trĂ¢nsito flui sem problemas, o carro Ă© muito confortĂ¡vel de se dirigir e Ă© possĂ­vel manter a velocidade limite das vias sem trocas de marchas, isso gera uma economia de combustĂ­vel enorme. Para se ter uma idĂ©ia, abastecido com etanol, durante esses percursos foi possĂ­vel fazer uma mĂ©dia de 9 km/l, um nĂºmero muito bom dentro da cidade.


JĂ¡ em uma situaĂ§Ă£o de trĂ¡fego intenso e congestionamento, o consumo aumenta, cerca de 7 km/l foi a mĂ©dia indicada no computador de bordo. Mesmo nessas condições, o Honda Fit Ă© um carro muito gostoso de dirigir. Ele vem equipado com o EPS (Electric Power Steering), um sistema de direĂ§Ă£o eletricamente assistida, que torna a sua conduĂ§Ă£o mais leve em manobras em baixas velocidades e mais firme em altas, isso trĂ¡s conforto e segurança para o motorista, nĂ£o cansa em situações de mudanças freqĂ¼entes de faixa.
Com trĂªs pessoas a bordo, o carro Ă© confortĂ¡vel sempre, a sensaĂ§Ă£o de aumento de espaço no interior Ă© evidente e os itens de conveniĂªncia como ar condicionado, vidros verdes com filtro UV, rĂ¡dio AM/FM 2DIN com Bluetooth e entrada USB criam uma atmosfera menos pesada quando enfrentei congestionamentos gigantescos, sob sol e chuva.


Saindo da cidade e aventurando-se pela estrada, o Honda Fit Ă© muito forte e tem um rĂ¡pido aumento de velocidade quando assim Ă© exigido. Com a lotaĂ§Ă£o quase completa, fiz um percurso de 85 km em direĂ§Ă£o ao interior do estado, usando uma rodovia com muitas retas e curvas de Ă¢ngulos suaves. A velocidade limite Ă© logo alcançada sem a necessidade de muitas trocas de marcha, nem mesmo em momentos de ultrapassagem, apenas uma reduĂ§Ă£o para a 4ª marcha Ă© suficiente para superar veĂ­culos mais lentos nas subidas, nas retas, Ă© simplesmente desnecessĂ¡rio.


A parte da viagem mais espantosa Ă© o consumo, com dados do computador de bordo, o Honda Fit fez uma mĂ©dia de 12,5 km/l, um nĂºmero pra lĂ¡ de bom em se tratando da motorizaĂ§Ă£o e do peso que levava. Claro que a segurança Ă© evidente no modelo, que tem freios ABS, airbags frontais, janelas generosamente grandes que permitem uma visĂ£o completa do que ocorre ao redor e um acessĂ³rio muito interessante, junto com painel de instrumentos onde se encontram o tacĂ´metro, velocĂ­metro, relĂ³gio, hodĂ´metros total e parcial, indicador de consumo mĂ©dio e instantĂ¢neo (em km/l), medidor de combustĂ­vel, existe tambĂ©m o indicador ecolĂ³gico, cuja funĂ§Ă£o Ă© informar ao motorista se ele esta dirigindo de forma econĂ´mica, para isso, deve-se manter a luz verde acesa a maior parte do percurso. Pode atĂ© parecer supĂ©rfluo, mas faz muita diferença no consumo final.
Encontrado nas cores Azul Netuno MetĂ¡lico (novo), Cinza Barium MetĂ¡lico (novo), Cinza Iridium MetĂ¡lico, Vermelho Rally SĂ³lido, Preto Cristal Perolizado, Prata Global MetĂ¡lico e Branco Taffeta SĂ³lido, trĂªs anos de garantia sem limite de quilometragem e preços que variam entre EXL CVT R$ 65.900, EX CVT R$ 62.900, LX CVT R$ 58.800, LX MT R$ 54.200, DX CVT R$ 54.500 e DX MT R$ 49.900, o novo Honda Fit Ă© um carro para estar sempre nos planos na hora de se comprar um veĂ­culo novo.


Ficha TĂ©cnica Fit 2015

Motor
EXL
EX
LX
DX
Motor
4 cil. linha
Cilindrada (cm3)
1497
PotĂªncia (cv/rpm)
116 / 6000 (E)
115 / 6000 (G)
Torque (kgf.m/rpm)
15.3 / 4800 (E)
15.2 / 4800 (G)
DiĂ¢metro x Curso (mm)
73 x 89.4
Taxa de compressĂ£o
11.4:1
Trem de vĂ¡lvulas
16-Valvulas OHC i-VTEC®
TransmissĂ£o
EXL
EX
LX
DX
CVT
O
O
O
O
Frente
2.526 ~ 0.408
RĂ©
2.706 ~ 1.382
Diferencial
4,992
Manual 5 velocidades
X
X
O
O
1a
-
-
3,461
2a
-
-
1,869
3a
-
-
1,235
4a
-
-
0,948
5a
-
-
0,767
RĂ©
-
-
3,307
Diferencial
-
-
4,625
SUSPENSĂƒO / DIREĂ‡ĂƒO / FREIO / RODAS
EXL
EX
LX
DX
SuspensĂ£o dianteira
Mac Pherson
SuspensĂ£o traseira
Eixo de TorĂ§Ă£o
DireĂ§Ă£o - tipo
Eletroassistida progressiva (EPS)
DireĂ§Ă£o - voltas batente a batente
3



DiĂ¢metro de Giro (m)
10,28
Freio Dianteiro
Disco ventilado 262 mm
Freio Traseiro
Tambor 200 mm
Pneus
185 / 55 R16
185 / 60 R15
Rodas
Aluminio, 16 x 6J
Aluminio, 15 x 6J
Aço, 15 x 6J
Estepe (Roda - Pneu)
T135/80 D15 - Aço, 14 x 4T
DIMENSĂ•ES E CAPACIDADES
EXL
EX
LX
DX
Entre-eixos (mm)
2530
Comprimento (mm)
3998
Altura (mm)
1535
Largura (mm)
1695
Bitola  (mm, diant/tras)
1482 / 1472
Altura livre do solo (mm)
145,3
Massa em ordem de marcha - CVT  (kg)
1101
1099
1080
1072
Massa em ordem de marcha - MT  (kg)
-
-
1060
1052
Capacidade to tanque de combustĂ­vel (litros)
45,7
Capacidade do porta malas (litros) VDA
363
Capacidade porta malas com banco traseiro rebatido (litros)
906
Capacidade porta malas com banco traseiro rebatido (litros) *dianteiro mĂ¡ximo p/ frente
1045
Passageiros
5
Headroom dianteiro  (mm) (altura livre para o tronco)
1003
Headroom traseiro  (mm) (altura livre para o tronco)
953
Legroom dianteiro  (mm) (espaço livre para pernas)
1052
Legroom traseiro  (mm) (espaço livre para pernas)
997
Shoulder room - dianteiro (mm)  (espaço livre para os ombros)
1393
Shoulder room - traseiro (mm)  (espaço livre para os ombros)
1336
CONSUMO (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) - Medições Honda
EXL
EX
LX
DX
CVT - Programa Brasileiro Etiquetagem Veicular (Cidade, km/l, Etanol / Gasolina)
8.3 / 12.3
CVT - Programa Brasileiro Etiquetagem Veicular (Estrada, km/l, Etanol / Gasolina)
9.9 / 14.1
MT - Programa Brasileiro Etiquetagem Veicular (Cidade, km/l, Etanol / Gasolina)
8.3 / 11.6
MT - Programa Brasileiro Etiquetagem Veicular (Estrada, km/l, Etanol / Gasolina)
9.5 / 13.6