Dez alunos da disciplina Internacionalização de Empresas visitaram a filial brasileira da Azimut Yachts na cidade catarinense de Itajaí

Texto e fotos: Azimut Yachts

Na última quinta-feira, 6, um grupo de alunos do curso de Relações Internacionais da Universidade do Vale do Itajaí, Univali, visitou as instalações da Azimut Yachts do Brasil. Na filial brasileira do Grupo italiano Azimut-Benetti - o mais importante construtor de iates de luxo do mundo - os alunos tiveram a oportunidade de conhecer na prática sobre o processo de instalação de uma empresa estrangeira com uma subsidiária em território nacional. "A Azimut é um caso muito interessante de internacionalização e mostrar aos alunos como foi o processo, como hoje a empresa está instalada, como fabrica seus barcos, assim como os desafios e os sucessos obtidos pela empresa, foi de grande relevância para nossa disciplina", disse a professora Christiane Ferreira Belluci, que ministra a disciplina Internacionalização de Empresas.


A turma foi recebida pelo CEO da Azimut do Brasil Davide Breviglieri que, durante uma agradável conversa com os alunos, abordou temas como: estratégias de internacionalização, teorias de internacionalização, motivações para esse processo, internalização e externalização de atividades, cultura, entre outros. "É de fundamental importância ações como essa desenvolvidas pelo curso de Relações Internacionais/ Univali que integram os futuros profissionais em ambientes estratégicos relacionados à área, além de fortalecer o aprendizado", ressalta Breviglieri.
“A Azimut do Brasil está de portas abertas para estabelecer parcerias com renomadas instituições de ensino como é o caso da Univali. O mercado náutico é recente no Brasil e através de ações como essa – aliadas à experiência de mais de 40 anos do Grupo Azimut-Benetti - podemos apresentar a futuros profissionais brasileiros um setor de inúmeras oportunidades”, complementa o CEO da empresa.
Segundo a professora Christiane Ferreira Belluci, “os alunos gostaram muito da visita, pois conseguiram incorporar toda a teoria vista em sala de aula de forma prática”. “Além disso, a Azimut nos proporcionou a experiência única de conhecer de forma completa o processo de fabricação dos barcos e de visitar um por dentro. Realmente foi um momento marcante para os alunos e para mim. Todos nós saímos da Azimut com uma visão diferente e mais abrangente sobre um processo de internacionalização de uma empresa estrangeira no Brasil”, finalizou.