• Reduzido consumo de combustível, baixo custo operacional e de manutenção foram determinantes para a escolha de 10 empresas que operam no sistema de transporte coletivo da capital da Bahia;
• Robustez e resistência dos chassis OF 1721 e OF 1724 asseguram alto índice de disponibilidade na severa operação do transporte urbano, garantindo produtividade e rentabilidade para os clientes;
• Com a aquisição de 472 chassis Mercedes-Benz, operadores de Vitória, capital do Espírito Santo, também escolheram os ônibus da marca para renovação da frota urbana;
• Mercedes-Benz é líder absoluta nas vendas de ônibus urbanos no Brasil, com 67% de participação de mercado;

Texto e fotos:Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz está assumindo um papel de destaque na ampla renovação da frota de ônibus urbanos na cidade de Salvador, capital da Bahia. Dez empresas operadoras do transporte coletivo local adquiriram 250 chassis para esta finalidade. São 200 unidades do modelo OF 1721 e 50 unidades do OF 1724.


“De um total de 540 chassis comprados pelas empresas de Salvador, a Mercedes-Benz forneceu quase 50%. O reduzido consumo de combustível dos chassis urbanos, somado ao baixo custo operacional e de manutenção, foram determinantes para a escolha dos clientes”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Além disso, a robustez e a resistência dos nossos chassis asseguram um alto índice de disponibilidade na severa operação do transporte urbano. Ou seja, os ônibus Mercedes-Benz rodam mais, garantindo produtividade e rentabilidade para os clientes”.
De acordo com Walter Barbosa, com o aumento de participação nas vendas da Mercedes-Benz no mercado de Salvador, a empresa reafirma a preferência dos clientes pelos seus produtos nas renovações de frota de outras grandes regiões metropolitanas do País, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Vitória, São Luís, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. “Os ônibus da marca asseguram um elevado padrão de desempenho, conforto e segurança, atendendo a todas as demandas do transporte coletivo urbano e também de sistemas como o BRT e os corredores exclusivos”, diz ele.

Empresas de Vitória adquirem 472 ônibus urbanos Mercedes-Benz
Empresas operadoras do transporte coletivo da cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, também escolheram a marca Mercedes-Benz para renovar suas frotas. Empresários locais adquiriram um lote de 472 unidades, entre chassis OF 1721, articulados O 500 MA e OF 1721 L com suspensão pneumática.
A renovação de frota na capital capixaba atende aos padrões exigidos em licitação, que visam uma baixa idade da frota para maior conforto e segurança aos usuários. A Mercedes-Benz vendeu 100% do lote licitado em Vitória e as entregas dos chassis  serão concluídas no próximo mês de outubro. O início de operação dos novos ônibus está previsto já para o começo de 2015.

Mercedes-Benz é líder absoluta nas vendas de ônibus urbanos
As expressivas vendas de ônibus para Salvador, Vitória e outras capitais contribuem para a consolidação da posição da Mercedes-Benz como líder absoluta de vendas de ônibus urbanos no Brasil. No acumulado de janeiro a agosto deste ano, essa liderança é de 67% de participação de mercado neste segmento.
Considerando as vendas totais de ônibus acima de 8 toneladas no Brasil, a Mercedes-Benz mantém sua tradicional e histórica liderança. No acumulado de janeiro a agosto de 2014, foram emplacados 7.776 ônibus da marca, o que significa mais de 46% de participação de mercado.


"Nos oito primeiros meses deste ano, mesmo enfrentando um mercado desafiador, com queda de 17% em relação ao ano passado, somos a marca que menos caiu”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Com isso, registramos um crescimento de 5 pontos percentuais no nosso market share em relação ao mesmo período de 2013".
De acordo com o executivo, diversos fatores contribuem para o bom desempenho comercial da marca em 2014. Entre eles, o sucesso nas vendas de ônibus para sistemas BRT no Brasil, especialmente dos superarticulados O 500, que já acumulam mais de 400 unidades comercializadas desde seu lançamento em 2012. Além disso, o lançamento de novos produtos, como o OF com suspensão a ar, e uma maior participação no segmento de ônibus escolar também merecem destaque.