O modelo de entrada foi desenvolvido no JapĂ£o, recebeu um coraĂ§Ă£o 1.0 e estĂ¡ pronto para encarar as ruas e estradas brasileiras

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Nissan

A marca japonesa dĂ¡ passos certeiros em solo brasileiro. Em meio a vĂ¡rias novidades, a principal delas Ă© ter um carro de entrada que seduza os Ă¡vidos consumidores por produtos do lado oriental do mundo, que acompanhe em tecnologia, desempenho e economia os veĂ­culos mais modernos, ou seja, ter tudo que os nipĂ´nicos produzem com grande qualificaĂ§Ă£o e preço atraente.


Com certeza conseguiram. No New March Ă© mais que um carro bĂ¡sico, Ă© um bĂ¡sico com muitos predicados e muita tecnologia embarcada. É tranquilamente objeto de desejo para quem quer um carro para usar no trabalho, escola, andar na cidade sem se preocupar muito com consumo, e certamente pode ser tratado como primeiro carro para qualquer filho que esteja entrando na fase adulta ou mesmo quem nunca teve carro. Eu testei o modelo CONFORTO 1.0, o primeiro da lista de chamada e me agradou bastante.


Por fora, o visual agrada pelas linhas mais arredondadas, Ă© suave em seu desenho, tem vidros grandes e farĂ³is que lembram levemente os olhos puxados dos japoneses, dĂ¡ a impressĂ£o que, no interior Ă© um compacto de medidas normais. Que nada, por dentro ele engana e muito! O espaço interno Ă© muito bem distribuĂ­do o carro parece “crescer” por dentro, quem viaja junto fica confortĂ¡vel, nĂ£o somente no banco do passageiro como tambĂ©m no acento trazeiro, isso se dĂ¡ devido ao aumento da altura do teto e pelo excelente Ă¢ngulo de abertura das quatro portas, de quase 90º, que facilitam o acesso e a saĂ­da dos ocupantes.


Na hora de dirigir a surpresa Ă© boa. Equipado com o motor 1.0 16V (998³ cm) bicombustĂ­vel, entrega 74 cavalos de potĂªncia a 5.850 rpm e 10 kgfm de torque a 4.350 rpm, tanto com etanol quanto com gasolina, e esse motor tira 90% do torque total a 3.500 rpm. O cĂ¢mbio manual de cinco marchas tem engates precisos e silenciosos, tem suspensĂ£o frontal independente, tipo McPherson, na traseira tem eixo de torĂ§Ă£o e a direĂ§Ă£o elĂ©trica progressiva deixa o modelo mais leve e fĂ¡cil de conduzir.


Fiz um roteiro de deslocamento dentro da cidade de SĂ£o Paulo e em rodovia, seguindo em direĂ§Ă£o Ă  cidade de Itu, interior do estado. Pelas ruas e avenidas da cidade, o carro se comporta bem, Ă© rĂ¡pido e Ă¡gil nas manobras de curto espaço. O New March tem ampla visĂ£o frontal, lateral e traseira, acomoda muito bem os passageiros e garante, em situações de congestionamento, conforto, graças ao ar-condicionado bem equilibrado e ao sistema de Ă¡udio com distribuiĂ§Ă£o de som pelo interior sem atrapalhar as conversas nem incomodar os ocupantes. A economia de combustĂ­vel, abastecido com etanol, Ă© bastante boa. Rodando por ruas e avenidas e Ă s vezes enfrentando um mar de carros parados, a mĂ©dia foi de 7,60 Km/L, jĂ¡ na estrada o nĂºmero subiu para 11,9 Km/L, sempre com trĂªs pessoas a bordo.


Na rodovia Castelo Branco, com vĂ¡rias faixas de rodagem e bom asfalto, o carro Ă© firme e seguro, atingindo a velocidade mĂ¡xima da estrada em pouco tempo, e nĂ£o pedindo marchas menores mesmo nas subidas. Em momentos de ultrapassagem, o conjunto mecĂ¢nico se comporta de forma harmĂ´nica e segura, nĂ£o sendo necessĂ¡ria a reduĂ§Ă£o de marchas, quando isso ocorreu, foi apenas da quinta para a quarta, e somente em raros momentos, de caminhões invadindo todas as faixas, que cheguei a reduzir para a terceira.


Outro ponto bom do carro Ă© o isolamento acĂºstico, mesmo em momentos de aceleraĂ§Ă£o forte, o barulho do motor nĂ£o invade a cabine de forma avassaladora, Ă© um ronco bem abafado e que permite que as pessoas continuem conversando. Claro que nem tudo sĂ£o rosas, e alguns itens bem que poderiam fazer parte do pacote atĂ© por uma questĂ£o de segurança, como o travamento central das quatro portas e o porta-malas. No modelo testado, elas devem ser travadas uma a uma e em momentos de pressa, alguĂ©m pode ficar sem travar. Outro item Ă© a utilizaĂ§Ă£o de vidros elĂ©tricos nas janelas dianteiras, deixando o sistema de manivelas para as traseiras, alĂ©m de dar mais conforto ao motorista e passageiro os vidros elĂ©tricos vedam melhor, pois essas sĂ£o as janelas mais utilizadas do carro.


O carro ainda oferece a motorizaĂ§Ă£o 1.6, tĂªm seis versões – trĂªs para cada motor – cada uma integrando equipamentos e itens de acabamento, trĂªs anos de garantia, dois anos de assistĂªncia, revisões com preço fechado e uma paleta de 6 cores, sendo duas novas opções perolizadas: Azul Pacific e Branco Diamond.


O New March 2015 Ă© um novo carro em tudo, principalmente na maneira da japonesa Nissan em conquistar os brasileiros.


1.0 Conforto (R$ 32.990,00)


  • CĂ¢mbio manual de 5 marchas;
  • Motor 1.0 16V com 74 cv @ 5.850 rpm de potĂªncia e torque de 10 kgfm @ 4.350 rpm;
  • Acelerador eletrĂ´nico do motor (drive by wire);
  • Ar-condicionado;
  • Ar quente
  • Airbags frontais para motorista e passageiro;
  • Alarme sonoro de advertĂªncia para chave no contato e luzes acessa;
  • Apoios de cabeça dianteiros (2) e traseiros (2) com regulagem de altura;
  • Acabamento preto da coluna central (B);
  • Antena de teto;
  • BotĂ£o cromado da alavanca do freio de mĂ£o;
  • Banco do motorista com tecnologia Comfort Seat e regulagem de altura;
  • Bloqueio de igniĂ§Ă£o atravĂ©s de imobilizador do motor;
  • Cintos de segurança dianteiros com prĂ©-tensionadores e limitadores de carga;
  • Cintos de segurança traseiro laterais de trĂªs pontos retrĂ¡teis e central de 2 pontos;
  • Computador de bordo com as funções consumo instantĂ¢neo e relĂ³gio;
  • Console central com trĂªs porta-copos e porta-objetos;
  • Conta-giros e velocĂ­metro com acabamento em prata;
  • Calotas integrais;
  • Detalhe da grade superior em V cromado;
  • Desembaçador do vidro traseiro com temporizador;
  • DireĂ§Ă£o elĂ©trica progressiva;
  • Display digital de quilometragem total e parcial;
  • Freios ABS com controle eletrĂ´nico de frenagem (EBD) e AssistĂªncia de frenagem (BA);
  • Para-sol com espelhos cortesia para motorista e passageiro;
  • Porta-luvas com tampa;
  • Porta-malas com iluminaĂ§Ă£o;
  • Portas dianteiras com porta-objetos e suporte para garrafa;
  • PreparaĂ§Ă£o para sistema de Ă¡udio;
  • Retrovisores externos rebatĂ­veis;
  • Retrovisores externos na cor da carroceria;
  • Rodas de aço aro 14 com pneus 165/70 R14;
  • Revestimento dos bancos em tecido nas cores preto e cinza;
  • Tampa de combustĂ­vel com abertura interna;
  • Tomada de 12V integrada ao console central;
  • Volante de trĂªs raios com regulagem de altura;