O modelo de entrada foi
desenvolvido no JapĂ£o, recebeu um coraĂ§Ă£o 1.0 e estĂ¡ pronto para encarar as
ruas e estradas brasileiras
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Nissan
A marca japonesa dĂ¡ passos certeiros
em solo brasileiro. Em meio a vĂ¡rias novidades, a principal delas Ă© ter um
carro de entrada que seduza os Ă¡vidos consumidores por produtos do lado
oriental do mundo, que acompanhe em tecnologia, desempenho e economia os veĂculos
mais modernos, ou seja, ter tudo que os nipĂ´nicos produzem com grande
qualificaĂ§Ă£o e preço atraente.
Com certeza conseguiram. No New
March Ă© mais que um carro bĂ¡sico, Ă© um bĂ¡sico com muitos predicados e muita
tecnologia embarcada. É tranquilamente objeto de desejo para quem quer um carro
para usar no trabalho, escola, andar na cidade sem se preocupar muito com
consumo, e certamente pode ser tratado como primeiro carro para qualquer filho
que esteja entrando na fase adulta ou mesmo quem nunca teve carro. Eu testei o
modelo CONFORTO 1.0, o primeiro da lista de chamada e me agradou bastante.
Por fora, o visual agrada pelas
linhas mais arredondadas, Ă© suave em seu desenho, tem vidros grandes e farĂ³is
que lembram levemente os olhos puxados dos japoneses, dĂ¡ a impressĂ£o que, no
interior Ă© um compacto de medidas normais. Que nada, por dentro ele engana e
muito! O espaço interno Ă© muito bem distribuĂdo o carro parece “crescer” por
dentro, quem viaja junto fica confortĂ¡vel, nĂ£o somente no banco do passageiro
como tambĂ©m no acento trazeiro, isso se dĂ¡ devido ao aumento da altura do teto
e pelo excelente Ă¢ngulo de abertura das quatro portas, de quase 90º, que
facilitam o acesso e a saĂda dos ocupantes.
Na hora de dirigir a surpresa Ă©
boa. Equipado com o motor 1.0 16V (998³ cm) bicombustĂvel, entrega 74 cavalos
de potĂªncia a 5.850 rpm e 10 kgfm de torque a 4.350 rpm, tanto com etanol
quanto com gasolina, e esse motor tira 90% do torque total a 3.500 rpm. O
cĂ¢mbio manual de cinco marchas tem engates precisos e silenciosos, tem
suspensĂ£o frontal independente, tipo McPherson, na traseira tem eixo de torĂ§Ă£o
e a direĂ§Ă£o elĂ©trica progressiva deixa o modelo mais leve e fĂ¡cil de conduzir.
Fiz um roteiro de deslocamento
dentro da cidade de SĂ£o Paulo e em rodovia, seguindo em direĂ§Ă£o Ă cidade de
Itu, interior do estado. Pelas ruas e avenidas da cidade, o carro se comporta bem,
Ă© rĂ¡pido e Ă¡gil nas manobras de curto espaço. O New March tem ampla visĂ£o
frontal, lateral e traseira, acomoda muito bem os passageiros e garante, em situações
de congestionamento, conforto, graças ao ar-condicionado bem equilibrado e ao
sistema de Ă¡udio com distribuiĂ§Ă£o de som pelo interior sem atrapalhar as
conversas nem incomodar os ocupantes. A economia de combustĂvel, abastecido com
etanol, Ă© bastante boa. Rodando por ruas e avenidas e Ă s vezes enfrentando um
mar de carros parados, a mĂ©dia foi de 7,60 Km/L, jĂ¡ na estrada o nĂºmero subiu
para 11,9 Km/L, sempre com trĂªs pessoas a bordo.
Na rodovia Castelo Branco, com
vĂ¡rias faixas de rodagem e bom asfalto, o carro Ă© firme e seguro, atingindo a
velocidade mĂ¡xima da estrada em pouco tempo, e nĂ£o pedindo marchas menores
mesmo nas subidas. Em momentos de ultrapassagem, o conjunto mecĂ¢nico se
comporta de forma harmĂ´nica e segura, nĂ£o sendo necessĂ¡ria a reduĂ§Ă£o de marchas,
quando isso ocorreu, foi apenas da quinta para a quarta, e somente em raros
momentos, de caminhões invadindo todas as faixas, que cheguei a reduzir para a
terceira.
Outro ponto bom do carro Ă© o
isolamento acĂºstico, mesmo em momentos de aceleraĂ§Ă£o forte, o barulho do motor
nĂ£o invade a cabine de forma avassaladora, Ă© um ronco bem abafado e que permite
que as pessoas continuem conversando. Claro que nem tudo sĂ£o rosas, e alguns itens
bem que poderiam fazer parte do pacote atĂ© por uma questĂ£o de segurança, como o
travamento central das quatro portas e o porta-malas. No modelo testado, elas
devem ser travadas uma a uma e em momentos de pressa, alguém pode ficar sem
travar. Outro item Ă© a utilizaĂ§Ă£o de vidros elĂ©tricos nas janelas dianteiras, deixando
o sistema de manivelas para as traseiras, além de dar mais conforto ao motorista
e passageiro os vidros elĂ©tricos vedam melhor, pois essas sĂ£o as janelas mais
utilizadas do carro.
O carro ainda oferece a
motorizaĂ§Ă£o 1.6, tĂªm seis versões – trĂªs para cada motor – cada uma integrando
equipamentos e itens de acabamento, trĂªs anos de garantia, dois anos de
assistĂªncia, revisões com preço fechado e uma paleta de 6 cores, sendo duas
novas opções perolizadas: Azul Pacific e Branco Diamond.
O New March 2015 Ă© um novo carro
em tudo, principalmente na maneira da japonesa Nissan em conquistar os
brasileiros.
1.0 Conforto
(R$ 32.990,00)
- CĂ¢mbio manual de 5 marchas;
- Motor 1.0 16V com 74 cv @ 5.850 rpm de potĂªncia e torque de 10 kgfm @ 4.350 rpm;
- Acelerador eletrĂ´nico do motor (drive by wire);
- Ar-condicionado;
- Ar quente
- Airbags frontais para motorista e passageiro;
- Alarme sonoro de advertĂªncia para chave no contato e luzes acessa;
- Apoios de cabeça dianteiros (2) e traseiros (2) com regulagem de altura;
- Acabamento preto da coluna central (B);
- Antena de teto;
- BotĂ£o cromado da alavanca do freio de mĂ£o;
- Banco do motorista com tecnologia Comfort Seat e regulagem de altura;
- Bloqueio de igniĂ§Ă£o atravĂ©s de imobilizador do motor;
- Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e limitadores de carga;
- Cintos de segurança traseiro laterais de trĂªs pontos retrĂ¡teis e central de 2 pontos;
- Computador de bordo com as funções consumo instantĂ¢neo e relĂ³gio;
- Console central com trĂªs porta-copos e porta-objetos;
- Conta-giros e velocĂmetro com acabamento em prata;
- Calotas integrais;
- Detalhe da grade superior em V cromado;
- Desembaçador do vidro traseiro com temporizador;
- DireĂ§Ă£o elĂ©trica progressiva;
- Display digital de quilometragem total e parcial;
- Freios ABS com controle eletrĂ´nico de frenagem (EBD) e AssistĂªncia de frenagem (BA);
- Para-sol com espelhos cortesia para motorista e passageiro;
- Porta-luvas com tampa;
- Porta-malas com iluminaĂ§Ă£o;
- Portas dianteiras com porta-objetos e suporte para garrafa;
- PreparaĂ§Ă£o para sistema de Ă¡udio;
- Retrovisores externos rebatĂveis;
- Retrovisores externos na cor da carroceria;
- Rodas de aço aro 14 com pneus 165/70 R14;
- Revestimento dos bancos em tecido nas cores preto e cinza;
- Tampa de combustĂvel com abertura interna;
- Tomada de 12V integrada ao console central;
- Volante de trĂªs raios com regulagem de altura;










0 ComentĂ¡rios