Nova pesquisa ressalta a importância de escolher uma rede logística ideal, realizar pesquisas para identificar os recursos e desenvolver incentivos competitivos

Texto e fotos: UPS

O The UPS Business Monitor™ Export Index Latin America (BMEI), o mais recente estudo encomendado pela UPS (NYSE: UPS) e conduzido por RGX Global Export Network, pesquisou as principais pequenas e médias empresas (PME) na América Latina, analisando as melhores práticas do segmento para exportação. O relatório revela fatores importantes para o sucesso, incluindo a importância da parceria com um provedor de logística multifuncional, realização de pesquisas, aproveitamento dos incentivos existentes e implementação de preços competitivos.


Os oito principais países pesquisados ​​no estudo incluem Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, México, Panamá e Peru. O relatório destaca as seguintes metodologias utilizadas pelas PMEs de sucesso:

Escolher o parceiro correto de logística
A maioria dos entrevistados indicou a importância de escolher as soluções de logísticas adequadas para atender às exigências dos compradores internacionais. A parceria com um parceiro de logística que tem recursos internacionais e experiência comprovada em gestão de cadeia de suprimentos, incluindo corretagem, implementação de transporte multimodal, e contratos de logística, entre outras soluções, permitirá que as PME´s aumentem o seu negócio.  Além disso, podem construir cadeias de abastecimento mais eficientes, gerenciar as exigências aduaneiras e estruturas tributárias que se aplicam às exportações, que são consideradas pelas PMEs como barreiras para seu crescimento internacional.

Planejamento e Pesquisa
Como estratégia para entrar em novos mercados de exportação, a maioria das PMEs entrevistadas, realizou alguma forma de análise de pesquisa para avaliar oportunidades de negócios. O BMEI descobriu que a maioria das PMEs criou um departamento interno dedicado especificamente à gestão de exportações dentro de sua organização.  Além disso, como forma de minimizar os custos e aproveitar os recursos existentes no mercado, a maioria dos participantes da pesquisa firmou uma parceria com entidades do setor público e privado para obter os dados da indústria.

Descontos e preços competitivos
O BMEI descobriu que descontos e preços competitivos são uma ferramenta poderosa para impulsionar as vendas de produtos. A maioria dos entrevistados observou que oferece descontos com base no volume comprado e realização de pedidos antecipados. Os descontos promovem incentivos adicionais para a fidelidade do cliente e compras futuras.

Certificação de produto
De acordo com o BMEI, a fim de conduzir os negócios de exportação com sucesso, a maioria das PMEs obteve certificações de produtos de entidades externas, para gerenciar padrões de qualidade de produtos e oferecer serviços de valor agregado. Certificações do produto ajudam a atestar o cumprimento das exigências de vendas para os seus produtos nos mercados locais e estrangeiros.

Financiamento
O estudo indicou que as PMEs que precisam de financiamento privado podem considerar a ajuda de organizações locais de exportação que normalmente têm acesso a recursos financeiros respeitáveis.

Promoção e comunicação
As PMEs exportadoras de sucesso recomendam ter um intermediário no país de destino, que pode promover serviços e obter contatos para impulsionar as vendas. Além disso, estabelecer uma presença em plataformas de mídia social é considerado uma estratégia eficaz para maior promoção. E mais, a participação em conferências globais importantes pode ajudar a aumentar a exposição da marca de produtos e serviços entre o público-alvo.
"As PMEs são o coração do mercado emergente econômico da América Latina, estimulando o crescimento fiscal através de alcance internacional. A UPS patrocinou a pesquisa para obter uma percepção mais profunda dos comportamentos de exportação que fazem a diferença para as PMEs que querem entrar no mercado global”, disse Romaine Seguin, presidente da UPS Americas Region. "O relatório destaca a importância de um processo de gestão eficaz da cadeia de abastecimento para ajudar as PMEs a expandir seus negócios. Ao confiar na UPS para as suas necessidades de logística de exportação, as PMEs podem se concentrar em seus negócios para conquistar mercados internacionais.”
Para mais informações sobre o UPS Business Monitor™ Export Index Latin America, visite www.ups.com/bmei.