• O primeiro apelo a propostas lançado conjuntamente por três fundações corporativas;
  • Verba de 600.000 euros em benefício de associações;
  • 100 % dos projetos acompanhados e apadrinhados por empregados das empresas;

Texto e fotos: PSA

Apoiar as iniciativas cidadãs
Pela primeira vez na França, três fundações corporativas, VINCI pour la Cité, VINCI Autoroutes pour une conduite responsable e PSA Peugeot Citroën, unem suas competências complementares e lançam um apelo a projetos conjunto. A Fundação VINCI pour la Cité e a Fundação PSA Peugeot Citroën contribuirão para os projetos com seus conhecimentos em matéria de mobilidade solidária, e a Fundação VINCI Autoroutes com seu know-how em conscientização para uma condução responsável. Com essa iniciativa, o desenvolvimento de dispositivos para melhorar a mobilidade das pessoas carentes e/ou em situação de exclusão nas zonas urbanas e periurbanas vai se amplificar e acelerar.


A mobilidade, condição essencial da inserção
Os deslocamentos no dia a dia constituem a terceira prioridade dos franceses, depois da segurança e da qualidade das habitações1. Em 40 anos, a distância média entre o domicílio e o trabalho passou de 3 a 30 km; a obtenção de uma carteira de habilitação custa o equivalente a cinco meses de RSA (rendimento de solidariedade ativa). A mobilidade, fator prioritário de  integração social, constitui uma das primeiras alavancas para a obtenção um emprego. Entretanto, entre 6 e 8 milhões de franceses em idade de trabalhar encontram dificuldades em seus deslocamentos2. A manutenção ou a reconstituição de vínculos entre as populações e os territórios são, portanto, indispensáveis.

Um acelerador da inovação social
As associações locais já atuam em diversas áreas relacionadas à mobilidade: acompanhando as pessoas que vão tirar a carteira de habilitação, ensinando a utilizar os transportes públicos e também através  de esquemas de caronas, compartilhamento de veículos, microcrédito, consertos de veículos a preços solidários, transporte por demanda, aluguel de carros e veículos de duas rodas, etc. O objetivo do apelo a projetos, com o apoio das competências respectivas de cada uma das três fundações, é favorecer a experimentação de projetos inovadores e pragmáticos. Esses projetos, no campo da mobilidade solidária, poderão assim ser amplamente desenvolvidos e difundidos na França e na Europa.


O prazo para apresentação dos projetos se encerra em 15 de outubro de 2014
Os projetos escolhidos contarão com um apoio financeiro de no máximo 30.000 euros cada,  representando uma verba global de 600.000 euros, e com as competências e apoio dos padrinhos, todos colaboradores da VINCI e da PSA Peugeot Citroën. Lançado no início de setembro de 2014, este apelo a projetos será encerrado em 15 de outubro de 2014.

Para mais amplas informações: http://mobilite-et-reinsertion.fr/