Empresa japonesa terá fábrica de componentes com injeção de alumínio, que visam reduzir o peso das peças, resultando em menos emissão de poluentes e uso de combustível

Texto e fotos: SD&Press Consultoria

A Aisin, uma das maiores fornecedoras de componentes automotivos do mundo, anuncia ao mercado a construção de uma nova planta destinada à fabricação de componentes para motores, freios e transmissão. Com abertura prevista para fevereiro de 2016, a unidade, estrategicamente localizada próxima às principais montadoras, visa abrir 200 novas vagas de emprego, totalizando no grupo Aisin, no Brasil, cerca de 750 colaboradores até o início da produção. A nova fábrica faz parte de um total de R$ 320 milhões de investimentos da companhia no país até 2016 – só a nova unidade conta com aporte de R$ 140 milhões.


A intenção da empresa com a nova planta é aumentar a sua carteira de clientes, fornecendo soluções para o mercado como um todo, sempre focando na eficiência energética e nacionalização de peças. Atualmente a Aisin atende as montadoras Toyota, General Motors, Honda, Nissan e Mitsubishi com o fornecimento de peças da carroceria, como trava, limitador e moldura da porta, estrutura do banco, canaleta do vidro, coletor de admissão, bombas de óleo e também transmissões manuais.
A declaração oficial, a ser feita durante o 23º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, que acontece entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo, também inclui detalhes sobre os componentes a serem produzidos, destinados à cumprir as exigências do Inovar-Auto.


Para essa nova instalação a Aisin foca na tecnologia de fundição injetada de alumínio, conhecida também como Die Casting. Trata-se da fundição com caldeiras de alta velocidade e sistema a vácuo para garantir a alta qualidade e com o menor índice de porosidade nas peças. As novas bombas de água e óleo, mecânicas e elétricas, devem ainda garantir maior eficiência do motor e, consequentemente, maior redução de consumo também. Vale ressaltar que as bombas elétricas estão sendo consideradas pela empresa o futuro da próxima geração de motores elétricos/híbridos mais eficientes energeticamente.
Outra aposta da marca é a viga de impacto de alumínio, produto ainda não fornecido no Brasil que, além de buscar a redução de peso em até 40% com relação aos parachoques atualmente disponíveis no mercado brasileiro, possui grande poder de absorção de impacto em colisões, visando mais segurança e mais facilidade na manutenção. Outro fator importante é a adequação das normas do governo em relação à cota de nacionalização de componentes. “O artigo, sendo fabricado no Brasil, na nova unidade da Aisin, auxilia as montadoras não só em relação a essa exigência, como também no processo logístico, reduzindo custos para o cliente”, afirma Takeshi Osada, presidente da Aisin Automotive.

Outros Produtos
Durante a feira, além de saber mais detalhes sobre a construção da nova planta por meio de painel disposto no estande da marca, os visitantes poderão conhecer produtos já produzidos pela empresa no interior e outras tecnologias produzidas mundialmente pelo grupo AISIN.
Os principais destaques são o controle ativo de fechamento da grade frontal, que regula a entrada de ar no radiador, desviando o arrasto quando não é necessário e, consequentemente, fornece mais controle do consumo de combustível, e a transmissão manual de seis velocidades, que traz um conjunto mais eficiente, gerando menor redução de consumo, todos voltados para a eficiência energética.
Estão expostos ainda a trava da porta, a bomba de óleo, estrutura de bancos para veículos, sensor de detecção do passageiro, que assegura que o cinto foi acionado, trava do banco traseiro, que garante o travamento do encosto do banco traseiro móvel na carroceria, a longarina do bagageiro, a capa frontal do motor integrado, a bomba de óleo de três estágios, responsável pelo funcionamento e lubrificação do motor, e o coletor de admissão, que leva a mistura de ar e combustível para os cilindros dos motores.
Os participantes podem conferir no estande da Aisin o “Showcar”, um veículo “desmembrado”, onde é possível visualizar todos os componentes fornecidos pela companhia japonesa. “Temos orgulho de ser o grupo que fabrica maior variedade deste produto utilizado em automóveis leves, caminhões pequenos e médios, ônibus e veículos industriais”, afirma Osada.   “Além das transmissões automáticas e manuais, nos últimos anos, incluímos a produção de CVT e transmissão híbrida, posicionando-nos no setor automotivo como produtor de maior variedade de produtos”. De acordo com Osada, o Grupo Aisin é considerado o maior fabricante do mercado especializado em transmissão automática, ocupando a posição mais elevada em nível mundial.

Serviço
23º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade
Onde: Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme - São Paulo (SP)
Quando: 30 de setembro a 02 de outubro