Durante uma semana pude
comprovar se realmente a montadora japonesa entrega o que vende
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota
Como eu disse antes, na matéria de lançamento do Toyota Corolla,
trata-se de um novo carro, as únicas coisas que permanecem são a qualidade e o
nome. Testei um modelo quase de entrada, o GLi 1.8 Multi-drive durante 7 dias
nas mais variadas e diversas situações, exigindo do modelo o máximo possível.
O teste na cidade consistiu em estar sempre em horários de pico dentro do pesado transito de São Paulo. O carro tem o motor 1.8L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 139 cv a 6.000 rpm, com gasolina; e 144 cv, também a 6.000 giros, com etanol. O torque máximo nesta configuração é de 17,7 kgfm (com gasolina) e 18,4 kgfm (com etanol), sempre a 4.200 rpm. O modelo GLi 1.8L com transmissão automática Multi-Drive, que simula sete velocidades no modo Drive e no modo seqüencial, por meio de trocas na alavanca de transmissão. É um carro muito leve e tem um rodar macio, mesmo se tratando de um sedã de dimensões generosas.
Na verdade, o carro aumentou em tamanho por dentro sem alterar muito suas medidas gerais, o ganho de espaço para o motorista e os passageiros é bem grande. A impressão é que, mesmo com essa mudança estrutural, o carro parece até menor, os pontos cegos são pequenos e a dirigibilidade melhora por se ter uma ampla visão do que acontece ao redor.
O viajar com quatro pessoas a bordo em condições de calor e trânsito parado, por si só representa uma aventura (ou uma roubada) urbana. Mesmo nessas condições, os itens de conforto garantem um deslocamento menos sofrido e muito silencioso por conta do excelente isolamento acústico, uma preocupação da montadora nesse novo projeto. E funciona muito bem, cria uma atmosfera silenciosa e calma, onde é possível desfrutar do sistema de som com conectividade USB para iPod® e similares, dispositivo Bluetooth®, ar-condicionado automático digital e o que mais surpreende, o baixo consumo de combustível.
Os congestionamentos são responsáveis por um enorme desperdício de combustível e aumento de poluição, mesmo aqueles ecologicamente corretos. No caso do Corolla, a economia é um ponto muito forte, e pude verificar que, abastecido sempre com etanol, na cidade cheguei a fazer incríveis 9 km/l na situação de anda-pára-anda, em se tratando de um carro com motor 1.8, transmissão automática e o ar condicionado ligado o consumo é muito bom!
Chega a vez da estrada, claro que um teste sem rodovia não vale! A viagem consistiu em ir até a cidade de Atibaia, cerca de70 km
da capital. A rodovia Fernão Dias é uma estrada com várias alternâncias de
velocidade e, nesse trecho dentro do estado de São Paulo, com muitas subidas,
descidas, duas faixas de rolamento para cada mão de direção. É uma estrada de
movimento intenso, com carros, caminhões e as sucatas das cidades, aqueles
carros que invadem as rodovias e criam enormes congestionamentos, por
insistirem em andar, quando deveriam estar em um museu.
O teste na cidade consistiu em estar sempre em horários de pico dentro do pesado transito de São Paulo. O carro tem o motor 1.8L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 139 cv a 6.000 rpm, com gasolina; e 144 cv, também a 6.000 giros, com etanol. O torque máximo nesta configuração é de 17,7 kgfm (com gasolina) e 18,4 kgfm (com etanol), sempre a 4.200 rpm. O modelo GLi 1.8L com transmissão automática Multi-Drive, que simula sete velocidades no modo Drive e no modo seqüencial, por meio de trocas na alavanca de transmissão. É um carro muito leve e tem um rodar macio, mesmo se tratando de um sedã de dimensões generosas.
Na verdade, o carro aumentou em tamanho por dentro sem alterar muito suas medidas gerais, o ganho de espaço para o motorista e os passageiros é bem grande. A impressão é que, mesmo com essa mudança estrutural, o carro parece até menor, os pontos cegos são pequenos e a dirigibilidade melhora por se ter uma ampla visão do que acontece ao redor.
O viajar com quatro pessoas a bordo em condições de calor e trânsito parado, por si só representa uma aventura (ou uma roubada) urbana. Mesmo nessas condições, os itens de conforto garantem um deslocamento menos sofrido e muito silencioso por conta do excelente isolamento acústico, uma preocupação da montadora nesse novo projeto. E funciona muito bem, cria uma atmosfera silenciosa e calma, onde é possível desfrutar do sistema de som com conectividade USB para iPod® e similares, dispositivo Bluetooth®, ar-condicionado automático digital e o que mais surpreende, o baixo consumo de combustível.
Os congestionamentos são responsáveis por um enorme desperdício de combustível e aumento de poluição, mesmo aqueles ecologicamente corretos. No caso do Corolla, a economia é um ponto muito forte, e pude verificar que, abastecido sempre com etanol, na cidade cheguei a fazer incríveis 9 km/l na situação de anda-pára-anda, em se tratando de um carro com motor 1.8, transmissão automática e o ar condicionado ligado o consumo é muito bom!
Chega a vez da estrada, claro que um teste sem rodovia não vale! A viagem consistiu em ir até a cidade de Atibaia, cerca de
Com essa enorme variação de situações e
acompanhado de três pessoas, seguimos em direção à cidade, e, logo de cara,
pudemos sentir a grande diferença que o carro tem na estrada. É muito firme,
seguro e tem um conjunto mecânico que, funcionando em condições de tráfego
livre, desenvolve toda a potência e segurança que o Corolla oferece aos seus
proprietários. Dirigir é um prazer, a direção eletroassistida progressiva dá
firmeza mesmo em velocidades mais elevadas. Um acessório interessante é o
computador de bordo com seis funções (consumo médio e instantâneo, indicador
Eco Drive, autonomia, velocidade média, tempo de percorrido, controle de
iluminação do painel e temperatura externa), onde, na função ECO, é possível
monitorar eficientemente o consumo de combustível. Levando-se em consideração o
peso do pé e a quantidade de vezes em que a velocidade cruzeiro é alterada,
consegui atingir a marca de 11,5 km/L de consumo na estrada.
O carro realmente é muito rápido em momentos
de ultrapassagem, o câmbio faz as trocas sem vacilos demorados, proporciona
retomadas eficientes e decisivas, e absorve o deslocamento de ar provocado por
carretas ou carros de porte maior, sem maiores problemas e sem desvio do curso.
O carro ainda oferece vários itens de conforto e segurança, como múltiplos
porta-objetos nas portas e no console central, coluna de direção com regulagem
de altura e profundidade, farol de neblina, vidros e retrovisores com
acionamento elétrico, volante multifuncional, câmera de ré, cinco airbags, sistema de ancoragem ISOFIX
para cadeiras infantis nos bancos traseiros, travamento automático das quatro
portas a 20 km/h ,
cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força e freios ABS com
distribuição eletrônica de frenagem.
Fizemos uma viagem de ida e volta tranqüila,
segura e muito confortável, pudemos aproveitar tudo que o Corolla oferece e,
principalmente, pudemos entender porque o modelo já vendeu no mundo mais de 40
milhões de unidades desde 1966. O modelo GLi 1.8 Multi-drive tem preço inicial
de R$ 69.900 e têm mais duas versões mais luxuosas e com opção do motor 2.0, o
sucesso da Toyota está mais moderno, bonito e surpreende quem testa, é
realmente um carrão!
Ficha técnica e versões
| VERSÕES | COROLLA GLi | COROLLA XEi | COROLLA ALTIS |
| MOTORIZAÇÃO | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|
| Motor | ||||||
| Potência (cv) | 139 cv (gasolina) |
143 cv (gasolina) |
||||
| Torque (kgf.m/rpm) | 17,7 kgm.f / 4.400 rpm (gasolina) |
19,4 kgm.f / 4.000 rpm (gasolina) |
||||
| Combustível | ||||||
| Cilindrada (cm3) | ||||||
| Diâmetro x curso | ||||||
| Taxa de compressão | ||||||
| TRANSMISSÃO | |||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Transmissão | |||||||
| Relação de Marchas | |||||||
| SUSPENSÃO | |||||
|---|---|---|---|---|---|
| Dianteira | |||||
| Traseira | |||||
| DIREÇÃO | |||||
|---|---|---|---|---|---|
| Direção | |||||
| FREIOS | |||||
|---|---|---|---|---|---|
| Dianteiros | |||||
| Traseiros | |||||
| PNEUS E RODAS | |||||
|---|---|---|---|---|---|
| Pneus | |||||
| Rodas | |||||
| Estepe | |||||
| DIMENSÕES | |||||
|---|---|---|---|---|---|
| Capacidade de tanque (I) | |||||
| Comprimento (mm) | |||||
| Largura (mm) | |||||
| Altura (mm) | |||||
| Distância entre eixos (mm) | |||||
| Vão livre mínimo do solo (mm) | |||||
| Capacidade do porta-malas (I) | |||||
| Peso bruto (kg) | |||||









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