Durante uma semana pude comprovar se realmente a montadora japonesa entrega o que vende

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota

Como eu disse antes, na matéria de lançamento do Toyota Corolla, trata-se de um novo carro, as únicas coisas que permanecem são a qualidade e o nome. Testei um modelo quase de entrada, o GLi 1.8 Multi-drive durante 7 dias nas mais variadas e diversas situações, exigindo do modelo o máximo possível.


O teste na cidade consistiu em estar sempre em horários de pico dentro do pesado transito de São Paulo. O carro tem o motor 1.8L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 139 cv a 6.000 rpm, com gasolina; e 144 cv, também a 6.000 giros, com etanol. O torque máximo nesta configuração é de 17,7 kgfm (com gasolina) e 18,4 kgfm (com etanol), sempre a 4.200 rpm. O modelo GLi 1.8L com transmissão automática Multi-Drive, que simula sete velocidades no modo Drive e no modo seqüencial, por meio de trocas na alavanca de transmissão. É um carro muito leve e tem um rodar macio, mesmo se tratando de um sedã de dimensões generosas.


Na verdade, o carro aumentou em tamanho por dentro sem alterar muito suas medidas gerais, o ganho de espaço para o motorista e os passageiros é bem grande. A impressão é que, mesmo com essa mudança estrutural, o carro parece até menor, os pontos cegos são pequenos e a dirigibilidade melhora por se ter uma ampla visão do que acontece ao redor.


O viajar com quatro pessoas a bordo em condições de calor e trânsito parado, por si só representa uma aventura (ou uma roubada) urbana. Mesmo nessas condições, os itens de conforto garantem um deslocamento menos sofrido e muito silencioso por conta do excelente isolamento acústico, uma preocupação da montadora nesse novo projeto. E funciona muito bem, cria uma atmosfera silenciosa e calma, onde é possível desfrutar do sistema de som com conectividade USB para iPod® e similares, dispositivo Bluetooth®, ar-condicionado automático digital e o que mais surpreende, o baixo consumo de combustível.


Os congestionamentos são responsáveis por um enorme desperdício de combustível e aumento de poluição, mesmo aqueles ecologicamente corretos. No caso do Corolla, a economia é um ponto muito forte, e pude verificar que, abastecido sempre com etanol, na cidade cheguei a fazer incríveis 9 km/l na situação de anda-pára-anda, em se tratando de um carro com motor 1.8, transmissão automática e o ar condicionado ligado o consumo é muito bom!


Chega a vez da estrada, claro que um teste sem rodovia não vale! A viagem consistiu em ir até a cidade de Atibaia, cerca de 70 km da capital. A rodovia Fernão Dias é uma estrada com várias alternâncias de velocidade e, nesse trecho dentro do estado de São Paulo, com muitas subidas, descidas, duas faixas de rolamento para cada mão de direção. É uma estrada de movimento intenso, com carros, caminhões e as sucatas das cidades, aqueles carros que invadem as rodovias e criam enormes congestionamentos, por insistirem em andar, quando deveriam estar em um museu.


Com essa enorme variação de situações e acompanhado de três pessoas, seguimos em direção à cidade, e, logo de cara, pudemos sentir a grande diferença que o carro tem na estrada. É muito firme, seguro e tem um conjunto mecânico que, funcionando em condições de tráfego livre, desenvolve toda a potência e segurança que o Corolla oferece aos seus proprietários. Dirigir é um prazer, a direção eletroassistida progressiva dá firmeza mesmo em velocidades mais elevadas. Um acessório interessante é o computador de bordo com seis funções (consumo médio e instantâneo, indicador Eco Drive, autonomia, velocidade média, tempo de percorrido, controle de iluminação do painel e temperatura externa), onde, na função ECO, é possível monitorar eficientemente o consumo de combustível. Levando-se em consideração o peso do pé e a quantidade de vezes em que a velocidade cruzeiro é alterada, consegui atingir a marca de 11,5 km/L de consumo na estrada.


O carro realmente é muito rápido em momentos de ultrapassagem, o câmbio faz as trocas sem vacilos demorados, proporciona retomadas eficientes e decisivas, e absorve o deslocamento de ar provocado por carretas ou carros de porte maior, sem maiores problemas e sem desvio do curso. O carro ainda oferece vários itens de conforto e segurança, como múltiplos porta-objetos nas portas e no console central, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, farol de neblina, vidros e retrovisores com acionamento elétrico, volante multifuncional, câmera de ré, cinco airbags, sistema de ancoragem ISOFIX para cadeiras infantis nos bancos traseiros, travamento automático das quatro portas a 20 km/h, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem.


Fizemos uma viagem de ida e volta tranqüila, segura e muito confortável, pudemos aproveitar tudo que o Corolla oferece e, principalmente, pudemos entender porque o modelo já vendeu no mundo mais de 40 milhões de unidades desde 1966. O modelo GLi 1.8 Multi-drive tem preço inicial de R$ 69.900 e têm mais duas versões mais luxuosas e com opção do motor 2.0, o sucesso da Toyota está mais moderno, bonito e surpreende quem testa, é realmente um carrão!

Ficha técnica e versões

VERSÕES COROLLA GLi COROLLA XEi COROLLA ALTIS
MOTORIZAÇÃO
Motor
1.8 Dual VVT-I 16V DOHC Flex Subtankless
2.0 Dual VVT-I 16V DOHC Flex Subtankless
Potência (cv)
144 cv (etanol)
139 cv (gasolina)
154 cv (etanol)
143 cv (gasolina)
Torque (kgf.m/rpm)
18,4 kgm.f / 4.800 rpm (etanol)
17,7 kgm.f / 4.400 rpm (gasolina)
20,3 kgm.f / 4.800 rpm (etanol)
19,4 kgm.f / 4.000 rpm (gasolina)
Combustível
Gasolina/Etanol
Cilindrada (cm3)
1.798
1.986
Diâmetro x curso
80.5 x 88.3
80.5 x 97.6
Taxa de compressão
12:01
TRANSMISSÃO
Transmissão
Manual de 6 velocidades
Multidrive do tipo CVT sequencial de 7 velocidades
Multidrive S do tipo CVT sequencial de 7 velocidades com Paddle Shift e Sport Drive Mode
Relação de Marchas
1st - 3.538
Frente - 2.480 - 0.396
Frente - 2.396 - 0.428
2nd - 1.913
3th - 1.310
4th - 0.971
Ré - 2.604 - 1.680
Ré - 1.668
5th - 0.818
6th - 0.700
Ré - 3.333
SUSPENSÃO
Dianteira
McPherson com barra estabilizadora
Traseira
Eixo de torção com barra estabilizadora
DIREÇÃO
Direção
Direção eletroassistida progressiva
FREIOS
Dianteiros
Discos ventilados de 15" com ABS (anti lock brake system) com EBD (Eletronic brake distribution)
Traseiros
Discos sólidos de 15" com ABS (anti lock brake system) com EBD (Eletronic brake distribution)
PNEUS E RODAS
Pneus
205/R16
Rodas
Liga leve R16, 5 raios
Estepe
205/55 R16 Aço estampado
DIMENSÕES
Capacidade de tanque (I)
60
Comprimento (mm)
4.620
Largura (mm)
1.775
Altura (mm)
1.475
Distância entre eixos (mm)
2.700
Vão livre mínimo do solo (mm)
155
Capacidade do porta-malas (I)
470
Peso bruto (kg)
1.635 (transmissão manual)
1.660 (transmissão multidrive)
1.695