up! duas-portas e I-Motion recebem classificaĂ§Ă£o “A” do INMETRO
 
  • Modelo Ă© o melhor em consumo energĂ©tico entre todos os veĂ­culos equipados com motor flexĂ­vel, direĂ§Ă£o assistida e ar-condicionado (1,57 MJ/km, mĂ©dia E22/E100) * Base PBE Maio de 2014
  • VersĂ£o de duas portas repete o bom resultado obtido pela opĂ§Ă£o com quatro portas
  • up! com transmissĂ£o I-Motion tambĂ©m recebe classificaĂ§Ă£o “A” (verde), com mĂ©dia de 1,57 MJ/km
  • Com atĂ© 82 cv (E100), motor Ă© o mais potente da categoria e foi premiado como o “Motor do Ano 2014”

Texto e fotos: Volkswagen

 
As versões com carroceria de duas portas e transmissĂ£o I-Motion do Volkswagen up! atingiram a melhor classificaĂ§Ă£o no PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) no ranking mais recente divulgado pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) entre os modelos equipados com motor flexĂ­vel, direĂ§Ă£o assistida e ar-condicionado. É mais um importante reconhecimento de qualidade e eficiĂªncia energĂ©tica do modelo.
Avaliado nas versões take up! e move up!, o up! duas-portas – recĂ©m-lançado no mercado brasileiro – obteve classificaĂ§Ă£o “A” (verde) no PBE e atingiu consumo energĂ©tico (mĂ©dia E22/E100) de apenas 1,57 MJ/km, o menor consumo mĂ©dio entre os automĂ³veis produzidos atualmente no PaĂ­s, conforme norma NBR 7024.
O up! equipado com a transmissĂ£o I-Motion tambĂ©m conquistou classificaĂ§Ă£o “A” (verde) no PBE em todas as versões avaliadas – tanto com carroceria de duas quanto na de quatro portas e nas opções move up!, high up! e black, white e red up!.
De acordo com essas normas, o move up! duas-portas é capaz de rodar até 13,2 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina (E22) e até 9,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, com etanol (E100).
Na versĂ£o equipada com a transmissĂ£o I-Motion, o up! abastecido com gasolina (E22) percorre atĂ© 13 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada. Com etanol (E100), modelo percorre 9 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Todos os valores sĂ£o obtidos conforme a NBR 7024 e corrigidos pela Portaria INMETRO nº 10/2012.


Motor premiado
O up! Ă© equipado com o motor 1.0l MPI de 3 cilindros Total Flex, da famĂ­lia EA211, produzido na fĂ¡brica de motores da Volkswagen em SĂ£o Carlos. Trata-se do motor mais potente da categoria, com bloco e cabeçote feitos de alumĂ­nio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto, e quatro vĂ¡lvulas por cilindro. O motor dispõe de tecnologias como o sistema de partida a frio “e-flex”, que dispensa o tanque auxiliar (tanquinho).
Esse motor oferece excelentes nĂ­veis de consumo e desempenho – qualidades que lhe garantiram o prĂªmio “Motor do Ano 2014”, concedido por um jĂºri formado por jornalistas especializados e engenheiros. A premiaĂ§Ă£o Ă© uma das mais importantes da indĂºstria automobilĂ­stica brasileira.
Sua potĂªncia Ă© de 82 cv quando abastecido com 100% de etanol e de 75 cv com 100% de gasolina no tanque. O torque mĂ¡ximo Ă© de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm Ă  mesma rotaĂ§Ă£o, quando abastecido com gasolina. JĂ¡ a partir de apenas 2.000 rpm 85% do torque mĂ¡ximo estĂ¡ disponĂ­vel, o que lhe confere grande agilidade no uso urbano e retomadas de velocidade seguras na estrada.
O motor EA211 1.0l pode ser combinado Ă  consagrada transmissĂ£o manual MQ200 ou Ă  nova automatizada SQ100. Em ambos os casos, as relações sĂ£o longas, permitindo ao motor trabalhar em rotações mais baixas, resultando em menor consumo de combustĂ­vel e reduĂ§Ă£o nas emissões.
Seu tanque de combustĂ­vel tem 50 litros de capacidade, o que lhe confere excelente autonomia.


Novo cĂ¢mbio I-Motion
O up! oferece, a partir da versĂ£o move up!, a nova transmissĂ£o I-Motion (SQ100). A caixa utiliza atuadores eletromecĂ¢nicos, o que colabora para menores tamanho e peso. Com aproximadamente 30 kg e 120 Nm de capacidade de torque, a nova caixa Ă© uma das mais leves jĂ¡ construĂ­das e seu desenvolvimento teve como objetivos: conforto, precisĂ£o de respostas, eficiĂªncia, baixo peso e padrĂ£o de manutenĂ§Ă£o Volkswagen.
Por meio da nova alavanca sem cabos (“shift by wire”) no console o motorista seleciona “D”, “M”, “N”, “R. No modo automĂ¡tico “D”, a caixa seleciona os pontos de troca que melhor atendam critĂ©rios de economia de combustĂ­vel, conforto e segurança.
O software de gerenciamento da transmissĂ£o foi feito em parceria com a Porsche, sendo que os mapas foram elaborados a partir dos dados de eficiĂªncia do motor e das vias urbanas, estando adaptadas Ă s necessidades do consumidor brasileiro.


Duas portas em duas versões
Com a carroceria de duas portas o up! estĂ¡ disponĂ­vel nas versões take up! e move up!. Desde a versĂ£o take up! o modelo oferece extensa lista de equipamentos, entre os quais destacam-se limpador, lavador e desembaçador do vigia traseiro; banco do motorista com regulagem de altura; espelho no para-sol do passageiro; cintos traseiros laterais retrĂ¡teis e palhetas “aerowischer” – que tĂªm funcionamento mais silencioso, melhor desempenho e durabilidade, mesmo em comparaĂ§Ă£o Ă s palhetas convencionais de maior eficiĂªncia.


take up!
A versĂ£o take up! Ă© equipada com rodas de 13 polegadas e pneus 165/80 R13, retrovisores externos com comando interno manual, para-sol com espelho para o passageiro e tomada de 12 volts no console central. Externamente, se diferencia pelos retrovisores e maçanetas na cor preta.

move up!
Na versĂ£o move up! o modelo passa a trazer rodas de 14 polegadas, com pneus “verdes” (que oferecem menor resistĂªncia ao rolamento), nas medidas 175/70 R14, espelhos retrovisores e maçanetas na cor do veĂ­culo e itens como antena no teto e farĂ³is com mĂ¡scara escurecida. Na cabine hĂ¡ detalhes como acabamento em “chrome effect” no painel, maçanetas com acabamento “siberian”. O porta-malas “s.a.v.e.” Ă© item de sĂ©rie jĂ¡ a partir dessa versĂ£o.
Nessa versĂ£o o modelo conta tambĂ©m com o “infotrip” – computador de bordo com 10 funções; quadro de instrumentos com conta-giros, relĂ³gio digital e indicador de temperatura externa.

PadrĂ£o de economia e sustentabilidade
AlĂ©m do up!, os modelos Fox, Gol, Voyage, Polo e Saveiro tambĂ©m receberam nota “A” pelo PBE, por apresentarem excelentes nĂºmeros de consumo de combustĂ­vel. O Fox BlueMotion, tambĂ©m equipado com a nova geraĂ§Ă£o de motores 1.0l de trĂªs cilindros do up!, apresenta consumo energĂ©tico de 1,60 MJ/km.
O Gol BlueMotion Technology e o Voyage BlueMotion Technology, equipados com motor 1.0l TEC, apresentam consumo energético de apenas 1,68 MJ/km. O Polo BlueMotion 1.6 se destaca com o consumo energético de 1,76 MJ/km e a Saveiro 1.6, com 1,93 MJ/km.