Volkswagen lança Portal do Cliente com conteĂºdo exclusivo; plataforma digital da marca recebe mais de 4 milhões de acessos mensais
 
• O site (www.vw.com.br/cliente) tem informações sobre serviços, modelos e benefĂ­cios exclusivos aos clientes Volkswagen
• Plataforma digital da Volkswagen do Brasil, que conta com 4 sites e 5 hotsites – entre as pĂ¡ginas de conteĂºdos institucional, de ofertas e de produtos –, contabiliza mais de 4 milhões de acessos por mĂªs

• Por meio da internet, a empresa busca reforçar os valores da marca, como inovaĂ§Ă£o e proximidade com seus consumidores

Texto e fotos: Volkswagen

A Volkswagen do Brasil estĂ¡ lançando um espaço especial na internet para todos os clientes da marca, o Portal do Cliente Volkswagen (www.vw.com.br/cliente). Tanto os proprietĂ¡rios de veĂ­culos novos quanto de usados poderĂ£o se cadastrar e ter acesso a informações sobre os modelos, dicas de manutenĂ§Ă£o e atĂ© conteĂºdo e benefĂ­cios exclusivos. O objetivo do Portal do Cliente Volkswagen, criado pela AlmapBBDO, Ă© aproximar a marca ainda mais dos proprietĂ¡rios de seus produtos, oferecendo todas as informações de que eles necessitam sobre os carros e serviços. Para se tornar um usuĂ¡rio do Portal do Cliente Volkswagen, basta possuir um veĂ­culo da marca e efetuar o cadastro no site. Quanto mais informações preenchidas, mais vantagens e promoções serĂ£o oferecidas. “Com o Portal, a Volkswagen tambĂ©m terĂ¡ a oportunidade de conhecer melhor seus clientes e reverter isso em serviços e ofertas mais adequadas Ă s suas expectativas”, diz o gerente de Marketing Digital e Relacionamento com o Cliente da Volkswagen do Brasil, Fabio Rabelo.
No Portal do Cliente Volkswagen, o usuĂ¡rio poderĂ¡ encontrar uma sĂ©rie de conteĂºdos, tais como: “Dicas para seu carro”, espaço onde haverĂ¡ uma sĂ©rie de cuidados que o proprietĂ¡rio pode ter com seu veĂ­culo para tornar essa convivĂªncia mais agradĂ¡vel e duradoura; “Clubes e Associações”, onde os apaixonados pela Volkswagen poderĂ£o se expressar de vĂ¡rias formas e conhecer os clubes e associações cadastrados no Portal; “Serviços e Manutenções”, que contarĂ¡ com informações sobre acessĂ³rios originais, garantias e planos de manutenĂ§Ă£o do veĂ­culo; e “Meus carros”, onde o cliente poderĂ¡ configurar seu veĂ­culo e receber lembretes com alertas para revisões, vencimento do seguro, financiamentos e impostos, entre outras facilidades. Os usuĂ¡rios cadastrados no Portal do Cliente ainda terĂ£o acesso a reportagens exclusivas sobre a marca, produtos e mundo automotivo, alĂ©m de uma sĂ©rie de vantagens que sĂ³ quem Ă© cliente Volkswagen tem, como convites para shows e eventos, ingressos para jogos e outros benefĂ­cios.


Plataforma digital da marca contabiliza mais de 4 milhões de acessos por mĂªs
A participaĂ§Ă£o da Volkswagen do Brasil no mundo digital Ă© bastante intensa, com sites, blogs e presença marcante nas redes sociais. A marca oferece uma completa plataforma digital, com o total de 4 sites e 5 hotsites – entre as pĂ¡ginas de conteĂºdos institucional, de ofertas e de produtos –, pelos quais os clientes e fĂ£s interagem com a marca, enviando perguntas, elogiando e expondo suas opiniões. SĂ£o eles:
  • Institucional (www.vw.com.br): revela o alto potencial de inovaĂ§Ă£o da Volkswagen do Brasil, sua visĂ£o de futuro, compromisso com a sustentabilidade e diferenciais tecnolĂ³gicos dos produtos.
  • Ofertas (www.vw.com.br/ofertas): traz um conteĂºdo abrangente com informações e argumentos de vendas, estimulando o cliente a conhecer os produtos da marca, comparar modelos e preços, obter informações sobre a Rede Volkswagen, enviar intenĂ§Ă£o de compra para um veĂ­culo que o consumidor tenha interesse em adquirir, entre outras facilidades.
  • Volkswagen Premium (http://www.premiumvw.com.br): reĂºne informações e fotos sobre os veĂ­culos importados da Volkswagen (Jetta, Fusca, Tiguan, Passat, Passat Variant, CC e Touareg)
  •  Portal do Cliente (www.vw.com.br/cliente): direcionado aos proprietĂ¡rios de veĂ­culos novos e usados da Volkswagen, o site oferece informações sobre os modelos da marca, dicas de manutenĂ§Ă£o e benefĂ­cios exclusivos.
  • Think Blue. (www.vw.com.br/thinkblue): traz informações, vĂ­deos e notĂ­cias sobre ações de sustentabilidade realizadas pela Volkswagen no Brasil e em outros paĂ­ses.
  • up! (www.vw.com.br/up): com um cenĂ¡rio divertido e urbano inspirado na arte pop, a pĂ¡gina na web mostra os acessĂ³rios, os detalhes, as fotos e versões do up!. Nele, os usuĂ¡rios tambĂ©m podem customizar o modelo, seja utilizando o mouse ou apenas o seu sorriso (no caso de computadores com cĂ¢mera).
  • Kombi Last Edition (www.vw.com.br/kombi): o site, que faz parte da campanha de “deslançamento” da Kombi, apresenta histĂ³rias do veĂ­culo e de personagens que viveram experiĂªncias muito especiais com o modelo, assim como o vĂ­deo “Voltar para casa”, que marca a sua despedida.
  • Amarok (www.vw.com.br/amarok): traz detalhes sobre o modelo, com fotos, vĂ­deos e informações de todas as versões da linha 2014 da pick-up, alĂ©m de manter o test-drive virtual em que o internauta usa o movimento dos olhos para acionar os comandos.
  • Novo Golf (www.vw.com.br/novogolf): a pĂ¡gina oferece seções de fotos, vĂ­deos, destaques, especificações tĂ©cnicas e das versões do Novo Golf. Um espaço dedicado ao “The Very Best” relaciona o funcionamento de alguns features do modelo a uma seleĂ§Ă£o de vĂ­deos bem humorados e com alto poder de compartilhamento, que apresenta os itens: Park Assist 2.0, detector de fadiga, sistema Start-Stop e controle de traĂ§Ă£o “ASR”.
A plataforma digital da Volkswagen do Brasil contabiliza cerca de 4 milhões de acessos por mĂªs, sendo 1,5 milhĂ£o de visitas a mais do que em 2013, ano em que recebeu o total de mais de 30 milhões de acessos. Por meio da internet, a empresa busca reforçar os valores da marca, como inovaĂ§Ă£o e proximidade com seus consumidores. “Tendo em vista que o Brasil Ă© o 4º maior paĂ­s do mundo em nĂºmero de internautas, com cerca de mais de 100 milhões de pessoas com acesso Ă  internet (segundo o Ibope), a Volkswagen busca intensificar cada dia mais a sua atuaĂ§Ă£o no meio digital, que Ă© um canal de comunicaĂ§Ă£o democrĂ¡tico e que possibilita a troca direta de informações entre a empresa e o cliente”, afirma o gerente Fabio Rabelo.


Ações inovadoras da marca nos meios digitais
Redes Sociais
A marca jĂ¡ realizou algumas ações de grande sucesso nas redes sociais, como a que distribuiu R$ 1 milhĂ£o de reais em descontos pelo Facebook. Quem entrou na pĂ¡gina oficial da Volkswagen Brasil no site da rede social no dia 14 de fevereiro de 2014, teve uma grata surpresa. A empresa lançou uma campanha de ofertas exclusiva para a rede social, que deu dois mil reais de desconto na compra de qualquer veĂ­culo da marca para 500 usuĂ¡rios. Este nĂ£o foi somente o maior desconto que uma empresa jĂ¡ deu a usuĂ¡rios individuais no Brasil pelo Facebook, mas tambĂ©m a primeira vez que uma campanha assim acontece no mercado automotivo pela plataforma. O formato escolhido para ativaĂ§Ă£o da campanha tambĂ©m Ă© novo no Brasil. Lançado em 5 de fevereiro, trata-se de uma publicaĂ§Ă£o com botĂ£o call-to-action, que levou os interessados ao site da marca, onde preencheram um formulĂ¡rio e tiveram acesso ao cupom.
“A Volkswagen do Brasil Ă© uma das marcas mais seguidas no Facebook Brasil, com cerca de 3 milhões de fĂ£s. AlĂ©m de esta aĂ§Ă£o ter sido pioneira no setor automotivo, ela foi mais um passo adiante para aproximar nosso relacionamento com esse pĂºblico e investir em uma plataforma que faz parte do dia a dia dos brasileiros, proporcionando um benefĂ­cio concreto aos fĂ£s da marca”, conta Rabelo. Outra aĂ§Ă£o que gerou grande repercussĂ£o para a marca, foi a da pĂ¡gina de saĂ­da (logout) do Facebook, para a campanha de retorno o Fusca, no inĂ­cio de 2013. Quando o usuĂ¡rio clicava em "Sair", surgia a imagem do comediante Mussum com a frase: "TĂ¡ se pirulitando? Vai de Fusquis.". A peça causou grande repercussĂ£o e conquistou um recorde de acessos, sendo considerada a peça de maior retorno em nĂºmero de cliques da histĂ³ria do Facebook no Brasil.
Em outras peças no Facebook, brincou-se com a maneira caracterĂ­stica do comediante de transformar as palavras para falar das inovações tecnolĂ³gicas e as transformações do carro. A repercussĂ£o da campanha digital com o humorista e seu famoso bordĂ£o levou a fan page da marca no Facebook a ultrapassar a marca de um milhĂ£o de fĂ£s. Em junho de 2013, na campanha do Gol Rallye, foi disponibilizado no Facebook o aplicativo “Neymar Hair Style”, que permitiu que os usuĂ¡rios testassem os diferentes cortes de cabelo exibidos pelo craque. O internauta enviava uma foto dele ou de um amigo e escolher a opĂ§Ă£o que gostasse mais. Depois de ganhar o novo penteado, ele pode compartilhar a imagem e o aplicativo para que todos os amigos da rede social participem da brincadeira. A aĂ§Ă£o reforçou o conceito da campanha da linha aventureira do modelo mais vendido do Brasil: “Linha Rallye Track. Topa qualquer diversĂ£o”, que destaca o design esportivo, a suspensĂ£o elevada e novo interior das versões.

Manual do up! para proprietĂ¡rios em vĂ­deo 3D
A Volkswagen do Brasil lançou em março de 2014 o primeiro vĂ­deo de uma sĂ©rie que apresentarĂ¡ os carros em uma produĂ§Ă£o em 3D, por meio do Brand Channel da Volkswagen, no YouTube. Esses vĂ­deos complementam as informações que constam nos tradicionais manuais impressos fornecidos no “Welcome Kit” aos compradores dos modelos Volkswagen, juntamente com um brinde da marca. Com essa iniciativa, o pĂºblico pode conhecer detalhes dos modelos da Volkswagen de uma maneira mais divertida e Ă¡gil.
Para lançar a novidade, a Volkswagen transformou o manual do up! em um filme leve, dinĂ¢mico e funcional que mostra a tecnologia do novo modelo. Ele destaca o motor, o sistema multimĂ­dia maps & more, os itens de segurança e outros detalhes que fazem parte do Volkswagen up!. Clique aqui e assista ao filme. Para o gerente de Marketing Digital e Relacionamento com o Cliente da Volkswagen do Brasil, Fabio Rabelo: “O objetivo da marca Ă© oferecer um material diferente, atrativo e que desperte o interesse do cliente em conferi-lo. A intenĂ§Ă£o Ă© criar uma sĂ©rie de filmes para apresentar todos os prĂ³ximos lançamentos da Volkswagen e explicar todas as funcionalidades e os benefĂ­cios do carro, transformando um material tĂ©cnico e muitas vezes cansativo em algo dinĂ¢mico e com uma experiĂªncia sempre surpreendente”.

Ficha tĂ©cnica – Portal do Cliente Volkswagen
Anunciante: Volkswagen do Brasil
Produto: CRM
Diretor Geral de CriaĂ§Ă£o: Luiz Sanches
DireĂ§Ă£o de CriaĂ§Ă£o Digital: Sandro Rosa, Luciana Haguiara
Diretor de Arte:  Vladimir Figueiredo Filho
Arquiteto de InformaĂ§Ă£o: Vanessa Marques e Luis Felipe Fernandes
Diretor de produĂ§Ă£o digital: Fernando Boniotti
Produtoras: On Interactive
Gerente de Projetos: Aline Padovani
ProgramaĂ§Ă£o: On Interactive
Atendimento: Gustavo Burnier, Filipe Bartholomeu, Thiago Godoy Rodrigues, Aline Padovani, Ana Carolina Aguiar e Vanessa Silva
MĂ­dia: Kaue Lara Cury, Raphael Vignola, Marina Caliari, Luana Tavares
AprovaĂ§Ă£o: Axel Schroeder, Fabio Rabelo, Erick Spada e Vanessa Motomura