|
Volkswagen do Brasil apoia movimento de conscientizaĂ§Ă£o no trĂ¢nsito “Maio
Amarelo – AtenĂ§Ă£o pela Vida”
|
Texto e fotos: Volkswagen
|
|
A Volkswagen do Brasil apoia o movimento internacional “Maio Amarelo -
AtenĂ§Ă£o pela Vida”, de conscientizaĂ§Ă£o para um trĂ¢nsito seguro. A iniciativa
inĂ©dita, que serĂ¡ realizada durante todo mĂªs de maio, tem como objetivo abordar
o tema “segurança no trĂ¢nsito” nas mais diversas esferas, mobilizando o
envolvimento da populaĂ§Ă£o, de empresas, Ă³rgĂ£os governamentais, entidades,
associações, federações, entre outros. Além disso, a Volkswagen do Brasil
desenvolve diversas ações em prol da segurança no trĂ¢nsito; alguns exemplos sĂ£o
o projeto “TrĂ¢nsito Consciente”, que jĂ¡ distribuiu 90 mil cartilhas educativas
sobre o tema, e o game “Autopolis”, que integra o projeto “Jogo da Vida em
TrĂ¢nsito”, de cidadania e segurança no trĂ¢nsito, o qual jĂ¡ beneficiou 7.110
estudantes e 237 professores em 40 cidades dos Estados de SĂ£o Paulo e
Alagoas. Ao aderir ao movimento “Maio Amarelo - AtenĂ§Ă£o pela Vida”, a Volkswagen do Brasil assume tambĂ©m o compromisso de divulgĂ¡-lo seus pĂºblicos de relacionamento, tais como colaboradores, familiares e consumidores. Para isso, a empresa utilizarĂ¡ seus diversos canais de comunicaĂ§Ă£o externa (entre os quais MĂdias Sociais como Facebook, Twitter e Instagram) e interna (disponĂveis para colaboradores), alĂ©m de eventos e atividades corporativas. Dessa forma, a empresa estimula a adesĂ£o de toda sociedade ao compromisso de cidadania e respeito no trĂ¢nsito, ajuda a propagar a importĂ¢ncia de uma conduta lĂcita, respeitosa e prudente, seja na condiĂ§Ă£o de condutor, passageiro, ciclista ou pedestre. “O movimento ‘Maio Amarelo – AtenĂ§Ă£o pela Vida’ promove uma importante reflexĂ£o em defesa de um trĂ¢nsito mais seguro. Trata-se de uma aĂ§Ă£o de cidadania, que conscientiza sobre a importĂ¢ncia do respeito mĂºtuo e da responsabilidade de todos. Ao divulgar esses conceitos, a Volkswagen do Brasil reforça sua preocupaĂ§Ă£o com a segurança dos usuĂ¡rios de todos os tipos de veĂculos e tambĂ©m dos pedestres”, afirma o diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil, Antonio Megale. ![]() Volkswagen do Brasil jĂ¡ distribuiu 90 mil cartilhas educativas por meio de seu “Projeto TrĂ¢nsito Consciente” A Volkswagen tambĂ©m realiza inĂºmeras ações e campanhas de conscientizaĂ§Ă£o no trĂ¢nsito junto aos colaboradores, como jogos educativos sobre leis de trĂ¢nsito. Em 2013, por exemplo, o “Projeto TrĂ¢nsito Consciente” realizou uma campanha de reflexĂ£o por meio de painĂ©is com fotos e frases de colaboradores com recomendações de segurança no trĂ¢nsito.
FundaĂ§Ă£o Volkswagen promove “Jogo da Vida em TrĂ¢nsito”, que jĂ¡
beneficiou 7.110 estudantes e 237 professores em 40 cidades
brasileiras
A FundaĂ§Ă£o Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do
Brasil, investe hĂ¡ 34 anos em projetos com foco em EducaĂ§Ă£o e no Desenvolvimento
Social de comunidades de baixa renda. Entre as iniciativas educacionais estĂ¡ o
projeto “Jogo da Vida em TrĂ¢nsito”, lançado em dezembro de 2011. Em seu
histĂ³rico (2012 e 2013), o projeto de cidadania e segurança no trĂ¢nsito jĂ¡
beneficiou 7.110 alunos e 237 professores em 40 cidades dos Estados de SĂ£o Paulo
e Alagoas.O projeto “Jogo da Vida em TrĂ¢nsito” tem foco na formaĂ§Ă£o do condutor consciente por meio do game "Autopolis" e de roteiro de aulas distribuĂdo para professores, com sugestões de atividades relacionadas ao tema. O "Autopolis" Ă© um game de tabuleiro 3D para computador que transmite conceitos de segurança, legislaĂ§Ă£o e cidadania no trĂ¢nsito. Os jogadores dirigem o carro virtual pela cidade Autopolis, que possui limite de velocidade, semĂ¡foros e radares. O game "Autopolis", da FundaĂ§Ă£o Volkswagen, foi desenvolvido em parceria com o Virgo Game Studios e o professor Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento da Universidade de SĂ£o Paulo (USP). O jogo estĂ¡ disponĂvel no site da Volkswagen do Brasil (www.volkswagen.com.br ou www.vw.com.br). Basta selecionar Planeta Volkswagen; em seguida, Games.
FundaĂ§Ă£o Volkswagen soma mais de 1,3 milhĂ£o de alunos atendidos
A FundaĂ§Ă£o Volkswagen, por meio de seus projetos educacionais, jĂ¡
beneficiou na Ăºltima dĂ©cada, atĂ© o fechamento de 2013, 1.325.224 alunos em todo
Brasil e ofereceu formaĂ§Ă£o continuada a 15.993 educadores da rede pĂºblica de
ensino de 386 cidades. No perĂodo, 1.976 escolas e instituições foram
beneficiadas. Os projetos de educaĂ§Ă£o tambĂ©m apresentam resultados expressivos
na frequĂªncia de participaĂ§Ă£o de alunos em aulas e na melhoria do desempenho
escolar. AlĂ©m dos projetos de EducaĂ§Ă£o, a FundaĂ§Ă£o Volkswagen tambĂ©m oferece
iniciativas com foco no Desenvolvimento Social de comunidades de baixa renda.
Em 2014, a FundaĂ§Ă£o Volkswagen jĂ¡ ampliou para 12 o nĂºmero de Estados
brasileiros atendidos em todo seu histĂ³rico de atuaĂ§Ă£o, ao chegar Ă Bahia. AlĂ©m
da Bahia, os outros Estados jĂ¡ atendidos pela FundaĂ§Ă£o Volkswagen sĂ£o Alagoas,
CearĂ¡, EspĂrito Santo, Minas Gerais, ParĂ¡, ParaĂba, ParanĂ¡, Pernambuco, PiauĂ,
Rio de Janeiro e SĂ£o Paulo.A estratĂ©gia de atuaĂ§Ă£o da FundaĂ§Ă£o Volkswagen baseia-se no desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre os setores pĂºblico, privado e a sociedade civil organizada (Organizações nĂ£o-governamentais - ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que influenciem polĂticas pĂºblicas e que sejam sustentĂ¡veis a longo prazo.
“Maio Amarelo - AtenĂ§Ă£o pela Vida”
O mĂªs de maio foi
escolhido pelo movimento internacional “Maio Amarelo - AtenĂ§Ă£o pela Vida” porque
em 11 de maio de 2011, a ONU (OrganizaĂ§Ă£o das Nações Unidas) decretou a DĂ©cada
de AĂ§Ă£o para Segurança no TrĂ¢nsito (2011 a 2020). Com isso, o mĂªs de maio se
tornou a referĂªncia mundial para o balanço de ações que o mundo inteiro realiza.
Em maio também é comemorada a Semana Mundial de Segurança ao Pedestre (cuja data
pode variar de acordo com eventos a serem organizados) e o Dia Mundial da
Segurança ViĂ¡ria (11/5). O amarelo simboliza a atenĂ§Ă£o, assim como na
sinalizaĂ§Ă£o de semĂ¡foros.
De carona no sucesso de outros movimentos como o “Outubro Rosa” e “Novembro
Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas cĂ¢ncer de mama e prĂ³stata, o
“Maio Amarelo” promoverĂ¡ atividades voltadas Ă conscientizaĂ§Ă£o, ao amplo debate
das responsabilidades e avaliaĂ§Ă£o de riscos sobre o comportamento de cada
cidadĂ£o em seus deslocamentos diĂ¡rios no trĂ¢nsito.Por isso, seu logo traz o laço na cor amarela, cuja simbologia em relaĂ§Ă£o Ă conscientizaĂ§Ă£o no combate ao cĂ¢ncer de mama, de prĂ³stata (e a sua identificaĂ§Ă£o precoce) e atĂ© mesmo ao vĂrus HIV, estĂ¡ consolidada pela sociedade. Todas as pessoas, fĂsicas ou jurĂdicas, podem aderir ao movimento, desenvolvendo suas prĂ³prias ações e materiais. Saiba como participar do “Maio Amarelo – AtenĂ§Ă£o pela Vida” e obtenha mais informações sobre a iniciativa no site "www.maioamarelo.com". |
- Home
- Mobilidade
- _Abeifa
- _Abiauto
- _Abimaq
- _Abraciclo
- _Anip
- _Fenabrave
- _Lançamentos
- _Test Drive
- Cultura
- _Cabo & Streaming
- _Cinema
- _Livros & Revistas
- _Teatro
- _Test Movie
- Institucionais & Salões
- _Fenatran
- _Institucional
- _SalĂ£o do AutomĂ³vel
- _SalĂ£o Duas Rodas
- Competições
- _FĂ³rmula 1
- Melhor da Vida
- _Ar & Mar
- _Comer & Beber
- _Moda & Beleza
- _Turismo
- Redes e Contato
- _Contato
- _Facebook
- _Instagram
- _X
- _YouTube





0 ComentĂ¡rios