Volkswagen do Brasil apoia movimento de conscientizaĂ§Ă£o no trĂ¢nsito “Maio Amarelo – AtenĂ§Ă£o pela Vida”
 
  • Empresa assume compromisso de divulgar o movimento internacional “Maio Amarelo” a seus pĂºblicos de relacionamento;
  • Volkswagen desenvolve ações em prol da segurança no trĂ¢nsito, como o “Projeto TrĂ¢nsito Consciente”, que jĂ¡ distribuiu 90 mil cartilhas educativas;
  • FundaĂ§Ă£o Volkswagen promove game “Autopolis”, de cidadania e segurança no trĂ¢nsito, que jĂ¡ beneficiou 7.110 estudantes e 237 professores em 40 cidades, em 2012 e 2013

Texto e fotos: Volkswagen
 
A Volkswagen do Brasil apoia o movimento internacional “Maio Amarelo - AtenĂ§Ă£o pela Vida”, de conscientizaĂ§Ă£o para um trĂ¢nsito seguro. A iniciativa inĂ©dita, que serĂ¡ realizada durante todo mĂªs de maio, tem como objetivo abordar o tema “segurança no trĂ¢nsito” nas mais diversas esferas, mobilizando o envolvimento da populaĂ§Ă£o, de empresas, Ă³rgĂ£os governamentais, entidades, associações, federações, entre outros. AlĂ©m disso, a Volkswagen do Brasil desenvolve diversas ações em prol da segurança no trĂ¢nsito; alguns exemplos sĂ£o o projeto “TrĂ¢nsito Consciente”, que jĂ¡ distribuiu 90 mil cartilhas educativas sobre o tema, e o game “Autopolis”, que integra o projeto “Jogo da Vida em TrĂ¢nsito”, de cidadania e segurança no trĂ¢nsito, o qual jĂ¡ beneficiou 7.110 estudantes e 237 professores em 40 cidades dos Estados de SĂ£o Paulo e Alagoas.
Ao aderir ao movimento “Maio Amarelo - AtenĂ§Ă£o pela Vida”, a Volkswagen do Brasil assume tambĂ©m o compromisso de divulgĂ¡-lo seus pĂºblicos de relacionamento, tais como colaboradores, familiares e consumidores. Para isso, a empresa utilizarĂ¡ seus diversos canais de comunicaĂ§Ă£o externa (entre os quais MĂ­dias Sociais como Facebook, Twitter e Instagram) e interna (disponĂ­veis para colaboradores), alĂ©m de eventos e atividades corporativas. Dessa forma, a empresa estimula a adesĂ£o de toda sociedade ao compromisso de cidadania e respeito no trĂ¢nsito, ajuda a propagar a importĂ¢ncia de uma conduta lĂ­cita, respeitosa e prudente, seja na condiĂ§Ă£o de condutor, passageiro, ciclista ou pedestre.
“O movimento ‘Maio Amarelo – AtenĂ§Ă£o pela Vida’ promove uma importante reflexĂ£o em defesa de um trĂ¢nsito mais seguro. Trata-se de uma aĂ§Ă£o de cidadania, que conscientiza sobre a importĂ¢ncia do respeito mĂºtuo e da responsabilidade de todos. Ao divulgar esses conceitos, a Volkswagen do Brasil reforça sua preocupaĂ§Ă£o com a segurança dos usuĂ¡rios de todos os tipos de veĂ­culos e tambĂ©m dos pedestres”, afirma o diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil, Antonio Megale.


Volkswagen do Brasil jĂ¡ distribuiu 90 mil cartilhas educativas por meio de seu “Projeto TrĂ¢nsito Consciente”
A Volkswagen do Brasil promove o “Projeto TrĂ¢nsito Consciente”, desde 2010. A iniciativa jĂ¡ distribuiu um total de 90 mil cartilhas (gibis) educativas sobre o tema, de 2010 a 2012, para colaboradores da empresa, familiares, Ă³rgĂ£os como o Denatran (Departamento Nacional de TrĂ¢nsito) e escolas localizadas no entorno das quatro fĂ¡bricas da Volkswagen do Brasil (SĂ£o Bernardo do Campo, SĂ£o Carlos e TaubatĂ©, no Estado de SĂ£o Paulo; alĂ©m de SĂ£o JosĂ© dos Pinhais, no ParanĂ¡). No ano de 2010, o “Projeto TrĂ¢nsito Consciente”, da Volkswagen do Brasil, distribuiu a cartilha infantil “Giga O Grande Tesouro”, que trazia histĂ³ria em quadrinhos, jogos e orientações sobre trĂ¢nsito. Em 2011 e 2012, respectivamente, as cartilhas “É CampeĂ£o” e “Seja Legal no TrĂ¢nsito” buscaram inspiraĂ§Ă£o no estilo MangĂ¡, das histĂ³rias em quadrinhos japonesas.
A Volkswagen tambĂ©m realiza inĂºmeras ações e campanhas de conscientizaĂ§Ă£o no trĂ¢nsito junto aos colaboradores, como jogos educativos sobre leis de trĂ¢nsito. Em 2013, por exemplo, o “Projeto TrĂ¢nsito Consciente” realizou uma campanha de reflexĂ£o por meio de painĂ©is com fotos e frases de colaboradores com recomendações de segurança no trĂ¢nsito.

FundaĂ§Ă£o Volkswagen promove “Jogo da Vida em TrĂ¢nsito”, que jĂ¡ beneficiou 7.110 estudantes e 237 professores em 40 cidades brasileiras
A FundaĂ§Ă£o Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil, investe hĂ¡ 34 anos em projetos com foco em EducaĂ§Ă£o e no Desenvolvimento Social de comunidades de baixa renda. Entre as iniciativas educacionais estĂ¡ o projeto “Jogo da Vida em TrĂ¢nsito”, lançado em dezembro de 2011. Em seu histĂ³rico (2012 e 2013), o projeto de cidadania e segurança no trĂ¢nsito jĂ¡ beneficiou 7.110 alunos e 237 professores em 40 cidades dos Estados de SĂ£o Paulo e Alagoas.
O projeto “Jogo da Vida em TrĂ¢nsito” tem foco na formaĂ§Ă£o do condutor consciente por meio do game "Autopolis" e de roteiro de aulas distribuĂ­do para professores, com sugestões de atividades relacionadas ao tema. O "Autopolis" Ă© um game de tabuleiro 3D para computador que transmite conceitos de segurança, legislaĂ§Ă£o e cidadania no trĂ¢nsito. Os jogadores dirigem o carro virtual pela cidade Autopolis, que possui limite de velocidade, semĂ¡foros e radares. O game "Autopolis", da FundaĂ§Ă£o Volkswagen, foi desenvolvido em parceria com o Virgo Game Studios e o professor Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento da Universidade de SĂ£o Paulo (USP). O jogo estĂ¡ disponĂ­vel no site da Volkswagen do Brasil (www.volkswagen.com.br ou www.vw.com.br). Basta selecionar Planeta Volkswagen; em seguida, Games.

FundaĂ§Ă£o Volkswagen soma mais de 1,3 milhĂ£o de alunos atendidos
A FundaĂ§Ă£o Volkswagen, por meio de seus projetos educacionais, jĂ¡ beneficiou na Ăºltima dĂ©cada, atĂ© o fechamento de 2013, 1.325.224 alunos em todo Brasil e ofereceu formaĂ§Ă£o continuada a 15.993 educadores da rede pĂºblica de ensino de 386 cidades. No perĂ­odo, 1.976 escolas e instituições foram beneficiadas. Os projetos de educaĂ§Ă£o tambĂ©m apresentam resultados expressivos na frequĂªncia de participaĂ§Ă£o de alunos em aulas e na melhoria do desempenho escolar. AlĂ©m dos projetos de EducaĂ§Ă£o, a FundaĂ§Ă£o Volkswagen tambĂ©m oferece iniciativas com foco no Desenvolvimento Social de comunidades de baixa renda. Em 2014, a FundaĂ§Ă£o Volkswagen jĂ¡ ampliou para 12 o nĂºmero de Estados brasileiros atendidos em todo seu histĂ³rico de atuaĂ§Ă£o, ao chegar Ă  Bahia. AlĂ©m da Bahia, os outros Estados jĂ¡ atendidos pela FundaĂ§Ă£o Volkswagen sĂ£o Alagoas, CearĂ¡, EspĂ­rito Santo, Minas Gerais, ParĂ¡, ParaĂ­ba, ParanĂ¡, Pernambuco, PiauĂ­, Rio de Janeiro e SĂ£o Paulo.
A estratĂ©gia de atuaĂ§Ă£o da FundaĂ§Ă£o Volkswagen baseia-se no desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre os setores pĂºblico, privado e a sociedade civil organizada (Organizações nĂ£o-governamentais - ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que influenciem polĂ­ticas pĂºblicas e que sejam sustentĂ¡veis a longo prazo.

“Maio Amarelo - AtenĂ§Ă£o pela Vida”
O mĂªs de maio foi escolhido pelo movimento internacional “Maio Amarelo - AtenĂ§Ă£o pela Vida” porque em 11 de maio de 2011, a ONU (OrganizaĂ§Ă£o das Nações Unidas) decretou a DĂ©cada de AĂ§Ă£o para Segurança no TrĂ¢nsito (2011 a 2020). Com isso, o mĂªs de maio se tornou a referĂªncia mundial para o balanço de ações que o mundo inteiro realiza. Em maio tambĂ©m Ă© comemorada a Semana Mundial de Segurança ao Pedestre (cuja data pode variar de acordo com eventos a serem organizados) e o Dia Mundial da Segurança ViĂ¡ria (11/5). O amarelo simboliza a atenĂ§Ă£o, assim como na sinalizaĂ§Ă£o de semĂ¡foros. De carona no sucesso de outros movimentos como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas cĂ¢ncer de mama e prĂ³stata, o “Maio Amarelo” promoverĂ¡ atividades voltadas Ă  conscientizaĂ§Ă£o, ao amplo debate das responsabilidades e avaliaĂ§Ă£o de riscos sobre o comportamento de cada cidadĂ£o em seus deslocamentos diĂ¡rios no trĂ¢nsito.
Por isso, seu logo traz o laço na cor amarela, cuja simbologia em relaĂ§Ă£o Ă  conscientizaĂ§Ă£o no combate ao cĂ¢ncer de mama, de prĂ³stata (e a sua identificaĂ§Ă£o precoce) e atĂ© mesmo ao vĂ­rus HIV, estĂ¡ consolidada pela sociedade. Todas as pessoas, fĂ­sicas ou jurĂ­dicas, podem aderir ao movimento, desenvolvendo suas prĂ³prias ações e materiais. Saiba como participar do “Maio Amarelo – AtenĂ§Ă£o pela Vida” e obtenha mais informações sobre a iniciativa no site "www.maioamarelo.com".