Volkswagen CC ganha nova versĂ£o com motor 2.0L TSI
 
  • Motor 2.0L TSI da famĂ­lia EA888, com potĂªncia de 211 cv, Ă© um dos mais premiados internacionalmente nos Ăºltimos anos
  • Nova versĂ£o tem preço sugerido de R$ 146.990, tornando-se ainda mais atraente
  • TransmissĂ£o automĂ¡tica DSG de dupla embreagem e seis marchas confere excelente desempenho e esportividade
  • Completa lista de itens de sĂ©rie Ă© destaque, com farĂ³is bixenĂ´nio, bancos de couro e ar-condicionado com duas zonas de climatizaĂ§Ă£o, entre outros
  • Segurança dos ocupantes Ă© ponto forte, com seis air bags e sistema de detector de fadiga do motorista
  • VersĂ£o com motor V6 3.6L FSI de 300 cv e traĂ§Ă£o 4MOTION permanece como topo de linha

Texto e fotos: Volkswagen
 
O Volkswagen CC agora conta com uma nova opĂ§Ă£o no mercado brasileiro. O “cupĂª com quatro portas” passa a oferecer o motor 2.0L TSI de quatro cilindros, turbo e com injeĂ§Ă£o direta, da famĂ­lia EA888, com potĂªncia mĂ¡xima de 211 cv. A novidade, que começa a chegar Ă s concessionĂ¡rias da marca a partir da prĂ³xima semana, tem preço sugerido de R$ 146.990. Permanece em oferta no PaĂ­s a versĂ£o topo de linha equipada com o motor V6 de 3,6 litros FSI e potĂªncia mĂ¡xima de 300 cv, que tem preço sugerido de R$ 186.850.


O CC Ă© produzido na fĂ¡brica da Volkswagen em Emden, no norte da Alemanha. Externamente a nova opĂ§Ă£o se diferencia da que traz o V6 3.6L FSI pela saĂ­da (dupla) de escapamento posicionada Ă  esquerda (no V6 hĂ¡ duas saĂ­das, Ă  esquerda e Ă  direita) e pelos farĂ³is de xenĂ´nio (fachos alto e baixo). Os LEDs para luzes de circulaĂ§Ă£o diurna sĂ£o oferecidos como opcional.
Na parte mecĂ¢nica, o CC 2.0L TSI se diferencia pela traĂ§Ă£o dianteira – o V6 3.6L FSI conta com traĂ§Ă£o nas quatro rodas 4MOTION. Os demais aspectos construtivos do modelo foram mantidos, entre os quais se destacam a suspensĂ£o independente nas quatro rodas (tipo McPherson na dianteira, com braço inferior em “A”, e tipo Four Link na traseira), a direĂ§Ă£o com assistĂªncia elĂ©trica Servotronic e a oferta da transmissĂ£o automĂ¡tica DSG de dupla embreagem e seis marchas.


Motor EA888 2.0L TSI
O motor EA888 2.0L TSI que equipa o CC desenvolve 211 cv a 5.300 rpm. O torque mĂ¡ximo Ă© de 28,5 kgfm a 1.700 rpm. O motor possui diversos recursos que colaboram para manter seu baixo peso e reduzir o atrito entre seus componentes, possibilitando, dessa forma, diminuiĂ§Ă£o no consumo de combustĂ­vel e nas emissões de CO2.
Entre esses recursos estĂ¡ o coletor de escapamento integrado ao cabeçote; os mancais de menor diĂ¢metro e mais leves; novos rolamentos para as Ă¡rvores de balanceamento; Ă¡rvore de manivelas (virabrequim) com menor nĂºmero de contrapesos – sĂ£o quatro ao todo. O sistema de injeĂ§Ă£o direta de combustĂ­vel tem 200 bar de pressĂ£o, com vĂ¡lvula wastegate eletro-eletrĂ´nica.
Premiado e reconhecido em todo o mundo por sua avançada tecnologia, desempenho e eficiĂªncia, o motor 2.0L TSI Ă© equipado com turbocompressor e injeĂ§Ă£o direta de combustĂ­vel. Possui quatro vĂ¡lvulas por cilindro, com comando de vĂ¡lvulas variĂ¡vel na admissĂ£o. É uma referĂªncia do conceito de downsizing (alta performance com baixa cilindrada e baixo consumo de combustĂ­vel).


TransmissĂ£o DSG
O eficiente motor EA288 2.0L TSI estĂ¡ combinado Ă  transmissĂ£o automĂ¡tica DSG de dupla embreagem e seis marchas. Essa transmissĂ£o se caracteriza pela esportividade, conciliando economia de combustĂ­vel e rapidez nas trocas de marchas. As duas embreagens do cĂ¢mbio operam em banho de Ă³leo.
Mais do que qualquer outro cĂ¢mbio automĂ¡tico, a transmissĂ£o com dupla embreagem tem potencial para reduzir o consumo de combustĂ­vel e, consequentemente, as emissões de CO2.
Capaz de executar as trocas de marchas com extrema rapidez e suavidade, o cĂ¢mbio pode ser operado de forma automĂ¡tica ou manualmente, por meio da alavanca posicionada no console ou pelas aletas (shift paddles) no volante. O nĂºmero de marchas tambĂ©m contribui com o desempenho, mantendo o motor sempre dentro da faixa de giros ideal para oferecer maior torque com menor consumo.


Itens de série
É extensa a lista de itens de sĂ©rie do CC 2.0L TSI. EstĂ£o incluĂ­dos: ar-condicionado Climatronic com duas zonas de climatizaĂ§Ă£o; controlador eletrĂ´nico de velocidade de cruzeiro; volante multifuncional revestido de couro e rĂ¡dio RCD 510 com tela sensĂ­vel ao toque (touchscreen), com oito alto-falantes, conexĂ£o Bluetooth para telefone celular e CD changer integrado para 6 CDs.
Os bancos possuem revestimento de couro, com aquecimento para os dianteiros (hĂ¡ ajustes elĂ©tricos para o banco do motorista). SĂ£o trĂªs as opções de revestimento para o interior do CC: couro preto, couro preto e bege e couro terracota e preto.
TambĂ©m se incluem na lista de equipamentos de sĂ©rie as rodas de liga-leve com 18 polegadas (desenho “Interlagos”) com pneus autosselantes nas medidas 235/40 R18, com indicador de perda de pressĂ£o; freio de estacionamento eletrĂ´nico com funĂ§Ă£o ‘Auto-hold’; assistente de saĂ­da em subidas; controle automĂ¡tico das luzes com funções ‘Leaving home’ e ‘Coming home’; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; controle eletrĂ´nico de estabilidade (ESC) e seis airbags.
Os farĂ³is bixenĂ´nio possuem luzes de curva estĂ¡ticas e sistema de lavagem. As lanternas traseiras sĂ£o de LED, assim como a iluminaĂ§Ă£o da placa de trĂ¡s.
Como opcionais sĂ£o oferecidos o rĂ¡dio RNS 315 com sistema de navegaĂ§Ă£o integrado e tela sensĂ­vel ao toque (touchscreen), cĂ¢mera na traseira para auxĂ­lio ao estacionamento, luzes de uso diurno em LED e sistema Kessy de abertura de portas e partida do motor sem chave – que inclui o recurso “Easy Open”, por meio do qual um movimento especĂ­fico do pĂ© embaixo do porta-malas do carro Ă© o bastante para abrir a tampa do porta-malas.
Também é oferecido como opcional o teto solar elétrico.


Desenho esportivo
O CC possui desenho no qual se sobressaem, em sua dianteira, a grade cromada do radiador com trĂªs barbatanas transversais, os farĂ³is bixenĂ´nio e as luzes de curva estĂ¡ticas – alĂ©m do proeminente capĂ´.
As soleiras laterais se destacam entre as rodas, criando uma ligaĂ§Ă£o visual entre os para-choques dianteiro e traseiro e afinando o contorno inferior da silhueta do carro.
Na traseira, o para-choque exibe volume e claridade de estilo. Isso cria uma dinĂ¢mica muito especial com o estilo das colunas C e a longa e esticada janela traseira.
O Volkswagen CC mede 4.802 mm de comprimento, com 2.712 mm de distĂ¢ncia entre-eixos e 1.855 mm de largura (fora os espelhos). O cupĂª de quatro portas Ă© baixo como um carro esporte, com apenas 1.426 mm de altura.
Em seu habitĂ¡culo, o carro oferece assentos esportivos ergonĂ´micos projetados para longas viagens. A distĂ¢ncia entre o chamado ponto “H” (vĂ©rtice das superfĂ­cies do assento e encosto) dos bancos dianteiros e o dos bancos traseiros Ă© de 850 mm. O resultado Ă© amplo espaço para as pernas dos passageiros de trĂ¡s. TambĂ©m hĂ¡ muito espaço para os cotovelos: o CC tem 1.461 mm de largura na parte da frente da cabine e 1.496 mm atrĂ¡s. A altura interna Ă© consideravelmente maior do que a aparĂªncia externa sugere: na frente Ă© de 946 mm e, na traseira, de 922 mm.
O Volkswagen CC 2.0L TSI estĂ¡ disponĂ­vel em oito opções de cores: duas sĂ³lidas (Branco Cristal e Cinza Urano), cinco metĂ¡licas (Marron Oak, Cinza Iron, Marrom Light, Azul Night e Prata Sargas) e uma perolizada (Preto Mystic).