O novo câmbio de 6 velocidades reforça o modelo de luxo

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Peugeot

Requinte no acabamento, beleza nas linhas, agilidade no trânsito e ótimo desempenho, são alguns dos pontos fortes desse sedã. O carro lançado em setembro do ano passado surpreende pela quantidade de inovações mecânicas embarcadas em conjunto com o luxo que a montadora francesa coloca em seus modelos.


Eu testei o PEUGEOT 408 ALLURE 2.0 l durante uma semana em condições de cidade e estrada, fazendo percursos onde o tráfego intenso em alguns momentos e a disposição em uma rodovia se misturavam. Começando pelo novo design que deixou o carro ainda mais bonito. Isso se deve à mudança no desenho dos faróis, que se alongam sobre o capô. A grade frontal, da um ar mais dinâmico ao sedã. As rodas de liga leve formam elementos à parte, realçam o desenho suave da carroceria e agradam demais aos olhos de quem admira o modelo de longe.


O que realmente mudou para melhor foi o conjunto mecânico, incluindo-se aí motor, câmbio e uma nova aplicação de elementos na suspensão traseira. No novo modelo, o eixo traseiro teve as buchas de articulação trocadas, isso tornou o 408 mais macio. Com essa mudança, as irregularidades do piso são menos sentidas pelo motorista e passageiros, fato que na versão anterior era mais evidente. Já o conjunto motor/câmbio foi o que recebeu as maiores novidades.


O Motor 2.0 l 16V VVT Flex de quatro cilindros e 16 válvulas é uma usina de força já conhecida: gera potência máxima de 151 cavalos a 6 mil RPM quando abastecido a etanol e 143 cavalos com gasolina, o torque máximo alcança 22 mkgf a 4 mil RPM, com o combustível vegetal e 20 mkgf a 4 mil RPM com o mineral. Em conjunto com o câmbio AT6 automático de 6 velocidades, o modelo ganhou em performance, tanto em situações de pára/anda/pára quanto em retomadas exigidas em rodovias. É um câmbio mais moderno, mais preciso e não têm aqueles incômodos “tranquinhos” nas trocas de marchas, típicos de alguns modelos.


Esses números e inovações mostram que, o carro em condições de tráfego nas grandes cidades se porta de maneira exemplar com relação à fadiga comum de quem dirige em condições extremas de congestionamentos, tornando a ação do motorista e sua intervenção nas mudanças de marcha praticamente zero. Já na estrada, esse range do motor em conjunto com as 6 marchas do novo câmbio, proporciona um desenho mais suave na condução, seja em velocidade cruzeiro ou mesmo em ações imediatas de ultrapassagens, reduções bruscas de velocidade ou enfrentando ora subidas, ora descidas sempre com o mesmo desempenho sem perder a agilidade e garantindo segurança.


Eu pude testar essas duas condições, na cidade de São Paulo e na rodovia Castelo Branco. Em nenhum momento o carro se acovardou diante dessas condições completamente opostas. A condução é tranquila e o conforto em dirigir, marca registrada dos modelos Peugeot, em nada difere. O que pega um pouco ainda é o consumo. Abastecido com etanol, o modelo tem uma autonomia regular, gasta um pouco mais que os concorrentes diretos, já com gasolina, o consumo se equipara. Quem opta por usar combustível renovável ganha em potência e velocidade final, é o chamado custo benefício.


Falando em conforto, o 408 não deixa nada a desejar. Além de um espaço interno de dar inveja aos concorrentes, tem um imenso porta-malas (526 litros) e um visual interno muito atraente. Entre os itens de segurança e conforto, ele tem: airbags frontais, freios com ABS, AFU e REF, sensor de estacionamento, travamento automático das portas, direção eletro-hidráulica assistida, ar-condicionado automático digital Bi-zone, piloto automático e limitador de velocidade, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores com ajuste elétrico, CD Player com leitor de MP3 acoplado ao USB Box com funções Bluetooth, comando de áudio no volante, tela multifunções com computador de bordo e rodas de liga leve de 17 polegadas.



É um carro bonito, rápido e muito confortável, é um prazer dirigir em qualquer condição de tráfego ou mesmo em situações climáticas adversas, chuva ou sol não fazem nenhuma diferença para quem esta no comando da máquina. A montadora oferece 3 anos de garantia, revisões com preços fixos na rede de concessionárias, programa de assistência gratuita (Peugeot Assistance) 24 por dia e uma cor que te agrade mais entre as 9 oferecidas. Ele custa a partir de R$ 67.990 e tem tudo para agradar, quem entra não quer sair.