Implementos rodoviĂ¡rios sĂ³ podem ser comercializados com pneus novos

• Mudança na legislaĂ§Ă£o beneficiarĂ¡ a indĂºstria nacional de pneus 
• Pneu HTR1 Ă© a oferta Continental para reboques, semirreboques e bitrens

Texto e fotos: Continental

No final do ano passado, o Conselho Nacional de TrĂ¢nsito (CONTRAN), por meio da ResoluĂ§Ă£o N° 462, alterou os artigos 1º e 2º da ResoluĂ§Ă£o CONTRAN nº 558/1980. Ela determina que caminhões tratores, reboques e semirreboques, nacionais ou importados, somente poderĂ£o ser comercializados no paĂ­s quando equipados, em todos os eixos, com pneus novos que satisfaçam Ă s exigĂªncias estabelecidas pela Norma EB 932 da AssociaĂ§Ă£o Brasileira de Normas TĂ©cnicas – ABNT.


“Pela regulamentaĂ§Ă£o anterior, os pneus nacionais e importado, usados ou recapados poderiam ser levados ao implementador para montagem no equipamento novo. A necessidade de armazenamento e de montagem tornava a operaĂ§Ă£o complexa e tambĂ©m gerava uma discrepĂ¢ncia no processo de cotaĂ§Ă£o, que deveria considerar valores com e sem pneus, nĂ£o deixando claro o preço dos implementos”, explica Daniel Vasconcelos, gerente de vendas equipamento original pneus de carga da Continental Pneus para a AmĂ©rica do Sul.
A oferta da Continental para reboques, semirreboques e bitrens Ă© o pneu HTR1. DisponĂ­vel na medida 295/80 R22.5, ele incorpora uma sĂ©rie de inovações, incluindo um composto  especial de borracha que reduz a resistĂªncia ao rolamento, que realmente fazem a diferença em um pneu dedicado ao segmento,  proporcionando maior economia de combustĂ­vel alĂ©m de resistĂªncia a areastes laterais.
Outra preocupaĂ§Ă£o do departamento de engenharia da Continental na concepĂ§Ă£o do HTR1 foi melhorar a durabilidade da carcaça, permitindo que o pneu, ao final de sua primeira vida Ăºtil, possa ser reutilizado para recapagem. Desta forma, os sulcos de sua banda de rodagem ganharam um desenho piramidal patenteado, que evita a retenĂ§Ă£o de pedras, preservando a estrutura do pneu.