FPT Industrial apresenta o motor “DIESEL OF THE YEAR®” Cursor 16 em feira de construĂ§Ă£o na ItĂ¡lia

A FPT Industrial recebeu oficialmente o prĂªmio DIESEL OF THE YEAR® 2014 da Diesel Magazine por suas recentes ofertas de aplicativos de alta potĂªncia, entregues pelo motor Cursor 16, na SaMoTer, exposiĂ§Ă£o de maquinĂ¡rios de construĂ§Ă£o e remoĂ§Ă£o de terra realizada em Verona, na ItĂ¡lia, no inĂ­cio de maio


Texto e fotos: FTP

O vice-presidente de Vendas da FPT Industrial, Massimo Rubatto, e o editor-chefe da Diesel Magazine, Fabio Butturi, apresentaram o motor na exposiĂ§Ă£o trienal.
“Receber o DIESEL OF THE YEAR® Ă© uma conquista fantĂ¡stica para todos os envolvidos no desenvolvimento deste motor e de suas tecnologias, com origem na herança de excelĂªncia e inovaĂ§Ă£o da FPT Industrial”, diz Rubatto, da FPT Industrial. “Estamos honrados em poder exibir o motor ao pĂºblico pela primeira vez”, falou o executivo.


“De vez em quanto, hĂ¡ um grande salto no desenvolvimento e performance de motores; a FPT Industrial conseguiu isso com o Cursor 16 e a Diesel Magazine tem o prazer de participar do lançamento do produto no mercado”, comentou Butturi, da Diesel Magazine. “O Cursor 16 Ă© um merecido vencedor deste prĂªmio tĂ£o prestigiado”, salientou o editor-chefe.
A FPT Industrial Ă© a Ăºnica fornecedora de motores a receber duas vezes o DIESEL OF THE YEAR®. A primeira vez foi em 2008, por seu motor F5 de 3,2 litros, que atualmente equipa maquinĂ¡rios agrĂ­colas para empresas como Carraro, Case IH e New Holland.
O novo Cursor 16 oferece o melhor desempenho em potĂªncia e densidade de torque, potĂªncia nominal e mĂ¡xima, alĂ©m de melhores intervalos de serviços, em um design compacto que o caracteriza como um dos menores motores em sua categoria. Adequado para os setores de construĂ§Ă£o, agricultura e aplicações de geraĂ§Ă£o de energia, entre outros, o motor de 16 litros fornece uma performance de 18 litros em uma embalagem de 13 litros. Com tecnologia comprovada, representa o maior nĂ­vel de sucesso na famĂ­lia Cursor Series, renomada por sua confiabilidade e flexibilidade.
O motor de seis cilindros com 15,9 litros estarĂ¡ disponĂ­vel em duas versões: turbo de Ăºnico estĂ¡gio e turbo de estĂ¡gio duplo. O novo motor possui uma melhor performance e durabilidade, projetado para suportar aplicações de cargas pesadas, com a versĂ£o de segundo estĂ¡gio oferecendo uma vantagem econĂ´mica de consumo de combustĂ­vel em operações com cargas altas.
Enquanto atende os regulamentos de emissĂ£o Tier 4B e de EstĂ¡gio IV, o motor, com suas quatro vĂ¡lvulas por cilindro, entrega atĂ© 570 kW (764 cv), com torque mĂ¡ximo de 3.320 Nm a 1.500 rpm em sua versĂ£o de estĂ¡gio Ăºnico, e atĂ© 630 kW (845 cv), com torque mĂ¡ximo de 3.500 Nm a 1.400 rpm em sua versĂ£o de estĂ¡gio duplo.
O Cursor 16 Ă© o primeiro motor da FPT Industrial a adotar uma cabeça de cilindro Compact Graphite Iron (CGI). Este material de alta performance fornece uma grande resistĂªncia tĂ©rmica e mecĂ¢nica.
Para ser produzido na fĂ¡brica da FPT Industrial em Bourbon-Lancy, na França, o motor Cursor 16 foi codesenvolvido pelas equipes de Pesquisa e Desenvolvimento da FPT Industrial em Arbon, na Suiça, e Turim, na ItĂ¡lia. A combustĂ£o Ă© otimizada pelo uso de pistões de aço, criando uma alta pressĂ£o pico de cilindro, resultando em alta densidade de potĂªncia e baixa produĂ§Ă£o de MatĂ©ria Particulada (MP).
A otimizaĂ§Ă£o da combustĂ£o Ă© ainda maior com a bacia de combustĂ£o de dupla re-entrada desenvolvida pela FPT: dois vĂ³rtices turbulentos diferentes dentro da bacia permitem um controle preciso da mistura de combustĂ­vel e ar, para maximizar a performance e minimizar as emissões, ao mesmo tempo em que garante a ausĂªncia de combustĂ­vel residual no revestimento do cilindro.
O motor possui um sistema Common Rail de terceira geraĂ§Ă£o, de atĂ© 2.200 bar sob cobertura, permitindo um controle preciso do processo de injeĂ§Ă£o.  Ao mesmo tempo, o carregador turbo (com rolamentos em esferas com portĂ£o de resĂ­duos) do Cursor 16 aumenta ainda mais a eficiĂªncia do motor.
A tecnologia patenteada da FPT Industrial de ReduĂ§Ă£o CatalĂ­tica Seletiva de Alta EficiĂªncia (High Efficiency Selective Catalytic Reduction - HI-eSCR, na sigla em inglĂªs) tambĂ©m Ă© utilizada no Cursor 16. Desenvolvido internamente para atender as rigorosas normas de emissĂ£o de EstĂ¡gio IV/Tier 4 Final e Euro VI, o sistema reduz as emissões de Ă“xido de NitrogĂªnio (NOx) em mais de 95%. Sem um sistema de pĂ³s-tratamento de MP (Material Particulado), e o alto potencial de entrega de potĂªncia sem um sistema de manuseio de ar obrigatĂ³rio, o sistema HI-eSCR aumenta a confiabilidade e diminui os custos de manutenĂ§Ă£o, ao mesmo tempo em que reduz os custos operacionais durante todo o ciclo de vida do produto. O sistema compacto permite a otimizaĂ§Ă£o de espaço e minimiza o impacto do peso devido aos seus componentes integrados.
AlĂ©m de suas melhorias de potĂªncia e eficiĂªncia, foi obtida uma reduĂ§Ă£o de ruĂ­do e vibraĂ§Ă£o atravĂ©s do uso de um sistema temporizador com sistema de engrenagens traseiro. 

Especificações do Cursor 16

Cursor 16 15,9 – WG
Arquitetura: Motor em linha de 6 cilindros
InjeĂ§Ă£o – pressĂ£o (bar): Common Rail (atĂ© 2.200 bar)
IngestĂ£o: WG
VĂ¡lvulas por cilindro: 4
Deslocamento (l): 15,9
Deslocamento unitĂ¡rio (l): 2,65
Arcos por tempo (mm): 141 x 170
RelaĂ§Ă£o tempo/arco: 1,21
Taxa de compressĂ£o: 16,5:1
Faixa de potĂªncia (kW nominal): 480-515-570 (647-691-764 cv)
Faixa de potĂªncia (kW pico): 480-515-570 (647-691-764 cv)
Torque mĂ¡ximo (Nm @rpm): 2.990 (3.320 somente para 570 kW) @1.500
Peso seco (kg): 1.320
Intervalo de serviço: 600h
Dimensões (mm) C / L / A: 1.378 / 951 / 1.326

Cursor 16 15,9 – 2stT
Arquitetura: Motor em linha de 6 cilindros
InjeĂ§Ă£o – pressĂ£o (bar): Common Rail (atĂ© 2.200 bar)
IngestĂ£o: 2stT
VĂ¡lvulas por cilindro: 4
Deslocamento (l): 15,9
Deslocamento unitĂ¡rio (l): 2,65
Arcos por tempo (mm): 141 x 170
RelaĂ§Ă£o tempo/arco: 1,21
Taxa de compressĂ£o: 15,5:1
Faixa de potĂªncia (kW nominal): 520-600 (697-805 cv)
Faixa de potĂªncia (kW pico): 540-630 (724-845 cv)
Torque mĂ¡x. (Nm @rpm): 3.500 @ 1.400
Peso seco (kg): 1.450
Intervalo de serviço: 600h

Dimensões (mm) C / L /A: 1.378 / 1.010 / 1.326