FPT Industrial apresenta o motor “DIESEL
OF THE YEAR®” Cursor 16 em feira de construĂ§Ă£o na
ItĂ¡lia
A FPT Industrial recebeu
oficialmente o prĂªmio DIESEL OF THE YEAR® 2014 da Diesel Magazine por suas
recentes ofertas de aplicativos de alta potĂªncia, entregues pelo motor Cursor
16, na SaMoTer, exposiĂ§Ă£o de maquinĂ¡rios de construĂ§Ă£o e remoĂ§Ă£o de terra
realizada em Verona, na ItĂ¡lia, no inĂcio de maio
Texto e fotos: FTP
O vice-presidente de Vendas da
FPT Industrial, Massimo Rubatto, e o editor-chefe da Diesel Magazine, Fabio
Butturi, apresentaram o motor na exposiĂ§Ă£o trienal.
“Receber o DIESEL OF THE YEAR® Ă©
uma conquista fantĂ¡stica para todos os envolvidos no desenvolvimento deste motor
e de suas tecnologias, com origem na herança de excelĂªncia e inovaĂ§Ă£o da FPT
Industrial”, diz Rubatto, da FPT Industrial. “Estamos honrados em poder exibir o
motor ao pĂºblico pela primeira vez”, falou o executivo.
“De vez em quanto, hĂ¡ um grande
salto no desenvolvimento e performance de motores; a FPT Industrial conseguiu
isso com o Cursor 16 e a Diesel Magazine tem o prazer de participar do
lançamento do produto no mercado”, comentou Butturi, da Diesel Magazine. “O
Cursor 16 Ă© um merecido vencedor deste prĂªmio tĂ£o prestigiado”, salientou o
editor-chefe.
A FPT Industrial Ă© a Ăºnica
fornecedora de motores a receber duas vezes o DIESEL OF THE YEAR®. A primeira
vez foi em 2008, por seu motor F5 de 3,2 litros, que atualmente equipa
maquinĂ¡rios agrĂcolas para empresas como Carraro, Case IH e New
Holland.
O novo Cursor 16 oferece o
melhor desempenho em potĂªncia e densidade de torque, potĂªncia nominal e mĂ¡xima,
além de melhores intervalos de serviços, em um design compacto que o caracteriza
como um dos menores motores em sua categoria. Adequado para os setores de
construĂ§Ă£o, agricultura e aplicações de geraĂ§Ă£o de energia, entre outros, o
motor de 16 litros fornece uma performance de 18 litros em uma embalagem de 13
litros. Com tecnologia comprovada, representa o maior nĂvel de sucesso na
famĂlia Cursor Series, renomada por sua confiabilidade e
flexibilidade.
O motor de seis cilindros com
15,9 litros estarĂ¡ disponĂvel em duas versões: turbo de Ăºnico estĂ¡gio e turbo de
estĂ¡gio duplo. O novo motor possui uma melhor performance e durabilidade,
projetado para suportar aplicações de cargas pesadas, com a versĂ£o de segundo
estĂ¡gio oferecendo uma vantagem econĂ´mica de consumo de combustĂvel em operações
com cargas altas.
Enquanto atende os regulamentos
de emissĂ£o Tier 4B e de EstĂ¡gio IV, o motor, com suas quatro vĂ¡lvulas por
cilindro, entrega atĂ© 570 kW (764 cv), com torque mĂ¡ximo de 3.320 Nm a 1.500 rpm
em sua versĂ£o de estĂ¡gio Ăºnico, e atĂ© 630 kW (845 cv), com torque mĂ¡ximo de
3.500 Nm a 1.400 rpm em sua versĂ£o de estĂ¡gio duplo.
O Cursor 16 Ă© o primeiro motor
da FPT Industrial a adotar uma cabeça de cilindro Compact Graphite Iron
(CGI). Este material de alta performance fornece uma grande resistĂªncia tĂ©rmica
e mecĂ¢nica.
Para ser produzido na fĂ¡brica da
FPT Industrial em Bourbon-Lancy, na França, o motor Cursor 16 foi codesenvolvido
pelas equipes de Pesquisa e Desenvolvimento da FPT Industrial em Arbon, na
Suiça, e Turim, na ItĂ¡lia. A combustĂ£o Ă© otimizada pelo uso de pistões de aço,
criando uma alta pressĂ£o pico de cilindro, resultando em alta densidade de
potĂªncia e baixa produĂ§Ă£o de MatĂ©ria Particulada (MP).
A otimizaĂ§Ă£o da combustĂ£o Ă©
ainda maior com a bacia de combustĂ£o de dupla re-entrada desenvolvida pela FPT:
dois vĂ³rtices turbulentos diferentes dentro da bacia permitem um controle
preciso da mistura de combustĂvel e ar, para maximizar a performance e minimizar
as emissões, ao mesmo tempo em que garante a ausĂªncia de combustĂvel residual no
revestimento do cilindro.
O motor possui um sistema Common
Rail de terceira geraĂ§Ă£o, de atĂ© 2.200 bar sob cobertura, permitindo um controle
preciso do processo de injeĂ§Ă£o. Ao mesmo tempo, o carregador turbo (com
rolamentos em esferas com portĂ£o de resĂduos) do Cursor 16 aumenta ainda mais a
eficiĂªncia do motor.
A tecnologia patenteada da FPT
Industrial de ReduĂ§Ă£o CatalĂtica Seletiva de Alta EficiĂªncia (High
Efficiency Selective Catalytic Reduction - HI-eSCR, na sigla em inglĂªs)
também é utilizada no Cursor 16. Desenvolvido internamente para atender as
rigorosas normas de emissĂ£o de EstĂ¡gio IV/Tier 4 Final e Euro VI, o sistema
reduz as emissões de Ă“xido de NitrogĂªnio (NOx) em mais de 95%. Sem um sistema de
pĂ³s-tratamento de MP (Material Particulado), e o alto potencial de entrega de
potĂªncia sem um sistema de manuseio de ar obrigatĂ³rio, o sistema HI-eSCR aumenta
a confiabilidade e diminui os custos de manutenĂ§Ă£o, ao mesmo tempo em que reduz
os custos operacionais durante todo o ciclo de vida do produto. O sistema
compacto permite a otimizaĂ§Ă£o de espaço e minimiza o impacto do peso devido aos
seus componentes integrados.
Além de suas melhorias de
potĂªncia e eficiĂªncia, foi obtida uma reduĂ§Ă£o de ruĂdo e vibraĂ§Ă£o atravĂ©s do uso
de um sistema temporizador com sistema de engrenagens traseiro.
Especificações do Cursor
16
Cursor 16 15,9 –
WG
Arquitetura: Motor em linha de 6
cilindros
InjeĂ§Ă£o – pressĂ£o (bar): Common
Rail (até 2.200 bar)
IngestĂ£o: WG
VĂ¡lvulas por cilindro:
4
Deslocamento (l):
15,9
Deslocamento unitĂ¡rio (l):
2,65
Arcos por tempo (mm): 141 x
170
RelaĂ§Ă£o tempo/arco: 1,21
Taxa
de compressĂ£o: 16,5:1
Faixa
de potĂªncia (kW nominal): 480-515-570 (647-691-764 cv)
Faixa
de potĂªncia (kW pico): 480-515-570 (647-691-764 cv)
Torque mĂ¡ximo (Nm @rpm): 2.990 (3.320 somente para 570 kW)
@1.500
Peso
seco (kg): 1.320
Intervalo de serviço: 600h
Dimensões (mm) C / L / A: 1.378 / 951 /
1.326
Cursor 16 15,9 –
2stT
Arquitetura: Motor em linha de 6
cilindros
InjeĂ§Ă£o – pressĂ£o (bar): Common
Rail (até 2.200 bar)
IngestĂ£o: 2stT
VĂ¡lvulas por cilindro:
4
Deslocamento (l):
15,9
Deslocamento unitĂ¡rio (l):
2,65
Arcos por tempo (mm): 141 x
170
RelaĂ§Ă£o tempo/arco: 1,21
Taxa
de compressĂ£o: 15,5:1
Faixa de potĂªncia (kW nominal):
520-600 (697-805 cv)
Faixa de potĂªncia (kW pico):
540-630 (724-845 cv)
Torque mĂ¡x. (Nm @rpm): 3.500 @
1.400
Peso seco (kg): 1.450
Intervalo de serviço:
600h
Dimensões (mm) C / L /A: 1.378 / 1.010 / 1.326


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