Carro com pacote aerodinĂ¢mico, construĂ­do por alunos da FEI, disputa FĂ³rmula SAE Michigan 2014, nos Estados Unidos


CompetiĂ§Ă£o universitĂ¡ria internacional ocorre de 14 a 17 de maio

Texto e fotos: FEI

O Centro UniversitĂ¡rio da FEI participarĂ¡, pela oitava vez, do FĂ³rmula SAE Michigan, competiĂ§Ă£o automobilĂ­stica que reĂºne 120 equipes de oito paĂ­ses (entre eles, CanadĂ¡ e Alemanha). Composta por nove alunos, a equipe Ă© uma das duas brasileiras presentes ao evento, e aposta na inovaĂ§Ă£o do pacote aerodinĂ¢mico para conquistar bons resultados. A FEI Ă© a atual campeĂ£ nacional na categoria CombustĂ£o, vencendo o FĂ³rmula SAE Brasil-Petrobras pela sĂ©tima vez, em novembro de 2013.


O bom desempenho na etapa brasileira, somado Ă s melhorias realizadas na suspensĂ£o e no pacote aerodinĂ¢mico, Ă© a aposta do capitĂ£o da equipe, Renato Fontana, para ficar entre os cinco primeiros na classificaĂ§Ă£o geral. “O RS-8 Ă© nosso primeiro carro com asas, o que aprimora o contato dos pneus com o solo e a performance do veĂ­culo. AlĂ©m disso, o sistema de telemetria, desenvolvido na FEI, dĂ¡ mais confiabilidade, pois mostra todos os parĂ¢metros do motor e do veĂ­culo em tempo real nos boxes”, diz.
Outro destaque do RS-8 Ă© o novo diferencial adotado, que garante mais estabilidade ao carro, melhoria confirmada nos testes realizados pela equipe, nos kartĂ³dromos de Piracicaba, Registro e GuaratinguetĂ¡, interior de SĂ£o Paulo. A outra equipe nacional Ă© do Instituto de Tecnologia MauĂ¡.
Durante a competiĂ§Ă£o, o protĂ³tipo serĂ¡ avaliado nos quesitos projeto, relatĂ³rios de engenharia e inspeĂ§Ă£o tĂ©cnica dos veĂ­culos, e em provas dinĂ¢micas, que incluem teste de aceleraĂ§Ă£o, frenagem, manobrabilidade e desempenho na pista, de acordo com as regras estabelecidas pela Society of Automotive Engineers (SAE).
“Fazer parte do FĂ³rmula FEI Ă© uma oportunidade de aplicar tudo o que aprendemos em sala de aula e desenvolver conhecimento sobre carros de alta performance, da elaboraĂ§Ă£o do projeto, construĂ§Ă£o, testes a competições. Ex-integrantes da equipe estĂ£o hoje bem colocados no mercado, fato que valoriza muito a experiĂªncia aqui adquirida”, afirma o capitĂ£o Renato.

Ficha TĂ©cnica – RS8

  • monoposto do tipo fĂ³rmula
  • chassi tubular em aço 1020
  • placas de fibra de carbono e colmĂ©ia nomex coladas com adesivo estrutural
  • carroceria em fibra de carbono e vidro
  • velocidade mĂ¡xima de 130 km
  • aceleraĂ§Ă£o lateral de 2,5 g's
  • peças fabricadas a partir de alumĂ­nio aeronĂ¡utico, a fim de garantir resistĂªncia mecĂ¢nica e baixa massa
  • no sistema de freio, pinças desenvolvidas pela prĂ³pria equipe, gerando uma desaceleraĂ§Ă£o mĂ¡xima de 2,0 g's
  • motor YAMAHA WR 450cc monocilĂ­ndrico
  • sistema de injeĂ§Ă£o eletrĂ´nica Fueltech