Trimestre Positivo para o Segmento de Motocicletas
Apesar do desempenho favorĂ¡vel, Abraciclo prevĂª estabilidade ao longo do ano
Texto e grĂ¡ficos: Abraciclo
Dados
divulgados pela Abraciclo, AssociaĂ§Ă£o Brasileira dos Fabricantes de
Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, mostram
que as montadoras de motos instaladas no Brasil
tiveram um primeiro trimestre melhor do que em 2013. As vendas no
varejo alcançaram 365.306 unidades, 3,7% superior ao volume obtido no
mesmo perĂodo do ano passado. JĂ¡ a produĂ§Ă£o passou de 383.199 unidades
para 408.665, aumento de 6,6%. A mĂ©dia diĂ¡ria tambĂ©m
foi melhor nos meses de janeiro até março, 5.989 unidades contra 5.869.
As
vendas no atacado ficaram estĂ¡veis no perĂodo, de 369.253 motos ante
367.466, com variaĂ§Ă£o de 0,5%. Nas exportações, a elevaĂ§Ă£o foi de 18,9%,
passando de 22.380 para 26.619 motos.
“Os
nĂºmeros positivos no perĂodo refletem os esforços dos fabricantes e
suas redes de concessionĂ¡rias para a antecipaĂ§Ă£o dos resultados, jĂ¡
prevendo uma possĂvel dificuldade nas vendas por conta
da Copa do Mundo”, justifica Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.
Nos
nĂºmeros de março de 2014, o levantamento da entidade aponta uma
retraĂ§Ă£o no comparativo com fevereiro. Os emplacamentos, no mĂªs passado,
chegaram a 112.212 motos, declĂnio de 6,1%. Uma das
razões para a queda foi o Carnaval, que, neste ano, aconteceu em março,
diminuindo os dias Ăºteis de vendas. JĂ¡ em relaĂ§Ă£o a março do ano
passado, os licenciamentos sofreram queda de 9,4%.
Seguindo
a tendĂªncia, as vendas no atacado e produĂ§Ă£o caĂram, respectivamente,
8% e 11,5%, em comparaĂ§Ă£o com fevereiro, e 3,2% e 6,7% sob o mesmo mĂªs
de 2013.
RenovaĂ§Ă£o de Frota e Avanço da Alta Cilindrada
Ao
longo de 2013, a indĂºstria de duas rodas nĂ£o deixou de investir em
tecnologias e novos modelos. Prova disso sĂ£o os 29 lançamentos
realizados durante o ano. SĂ³ as motocicletas
premium, acima de 450 cm³, registraram 18 novos produtos,
contando com a chegada de mais uma marca no mercado nacional,
responsĂ¡vel por cinco destes modelos. Essa iniciativa vem refletindo
significativamente no resultado das vendas deste segmento, que
apresentaram crescimento de 20% entre janeiro e março de 2014 e o mesmo
perĂodo do ano passado.
Na
fatia de atĂ© 150 cm³, que corresponde a 85% do mercado, as fabricantes
apostaram em lançamentos e atualizações, com sete novos modelos de
grande representatividade apresentados no segundo semestre
de 2013. Esta aĂ§Ă£o estimulou a renovaĂ§Ă£o da frota dos veĂculos de
entrada, que registrou alta de 2,9% nas vendas do primeiro trimestre de
2014 (315.508) em relaĂ§Ă£o ao mesmo perĂodo do ano passado (306.494).
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VAREJO
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2013
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2014
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Premium (acima de 450 cm³)
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10.798
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12.988
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De 151 a 449 cm³
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34.868
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36.810
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AtĂ© 150 cm³
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306.494
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315.508
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TOTAL
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352.160
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365.306
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Cinco Anos da BicombustĂvel
Em
2014, comemoram-se os cinco anos do lançamento da primeira moto
bicombustĂvel no Brasil. Neste perĂodo (2009 – 2014), a participaĂ§Ă£o
deste tipo de modelo cresceu quase cinco
vezes, seja na produĂ§Ă£o, seja na venda no atacado. SĂ³ no acumulado
deste ano, a comercializaĂ§Ă£o de motos flex para os concessionĂ¡rios jĂ¡
representa 58% do total até agora. Em 2009, esse percentual era de
11,6%.
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MOTOCICLETAS
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BICICLETAS
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Frota Nacional: mais de 20 milhões
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Frota Nacional: mais de 70 milhões
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ProduĂ§Ă£o anual: cerca de 1,7 milhĂ£o de unidades
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ProduĂ§Ă£o anual: acima de 4 milhões
de unidades |
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5º maior produtor mundial
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3º maior produtor mundial
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