Trimestre Positivo para o Segmento de Motocicletas

Apesar do desempenho favorĂ¡vel, Abraciclo prevĂª estabilidade ao longo do ano

Texto e grĂ¡ficos: Abraciclo

Dados divulgados pela Abraciclo, AssociaĂ§Ă£o Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, mostram que as montadoras de motos instaladas no Brasil tiveram um primeiro trimestre melhor do que em 2013. As vendas no varejo alcançaram 365.306 unidades, 3,7% superior ao volume obtido no mesmo perĂ­odo do ano passado. JĂ¡ a produĂ§Ă£o passou de 383.199 unidades para 408.665, aumento de 6,6%. A mĂ©dia diĂ¡ria tambĂ©m foi melhor nos meses de janeiro atĂ© março, 5.989 unidades contra 5.869. As vendas no atacado ficaram estĂ¡veis no perĂ­odo, de 369.253 motos ante 367.466, com variaĂ§Ă£o de 0,5%. Nas exportações, a elevaĂ§Ă£o foi de 18,9%, passando de 22.380 para 26.619 motos.
“Os nĂºmeros positivos no perĂ­odo refletem os esforços dos fabricantes e suas redes de concessionĂ¡rias para a antecipaĂ§Ă£o dos resultados, jĂ¡ prevendo uma possĂ­vel dificuldade nas vendas por conta da Copa do Mundo”, justifica Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.
Nos nĂºmeros de março de 2014, o levantamento da entidade aponta uma retraĂ§Ă£o no comparativo com fevereiro. Os emplacamentos, no mĂªs passado, chegaram a 112.212 motos, declĂ­nio de 6,1%. Uma das razões para a queda foi o Carnaval, que, neste ano, aconteceu em março, diminuindo os dias Ăºteis de vendas. JĂ¡ em relaĂ§Ă£o a março do ano passado, os licenciamentos sofreram queda de 9,4%.
Seguindo a tendĂªncia, as vendas no atacado e produĂ§Ă£o caĂ­ram, respectivamente, 8% e 11,5%, em comparaĂ§Ă£o com fevereiro, e 3,2% e 6,7% sob o mesmo mĂªs de 2013.

RenovaĂ§Ă£o de Frota e Avanço da Alta Cilindrada
Ao longo de 2013, a indĂºstria de duas rodas nĂ£o deixou de investir em tecnologias e novos modelos. Prova disso sĂ£o os 29 lançamentos realizados durante o ano. SĂ³ as motocicletas premium, acima de 450 cm³, registraram 18 novos produtos, contando com a chegada de mais uma marca no mercado nacional, responsĂ¡vel por cinco destes modelos. Essa iniciativa vem refletindo significativamente no resultado das vendas deste segmento, que apresentaram crescimento de 20% entre janeiro e março de 2014 e o mesmo perĂ­odo do ano passado.
Na fatia de atĂ© 150 cm³, que corresponde a 85% do mercado, as fabricantes apostaram em lançamentos e atualizações, com sete novos modelos de grande representatividade apresentados no segundo semestre de 2013. Esta aĂ§Ă£o estimulou a renovaĂ§Ă£o da frota dos veĂ­culos de entrada, que registrou alta de 2,9% nas vendas do primeiro trimestre de 2014 (315.508) em relaĂ§Ă£o ao mesmo perĂ­odo do ano passado (306.494).
 
VAREJO
2013
2014
Premium (acima de 450 cm³)
     10.798
     12.988
De 151 a 449 cm³
     34.868
     36.810
AtĂ© 150 cm³
  306.494
   315.508
TOTAL
   352.160
   365.306


Cinco Anos da BicombustĂ­vel
Em 2014, comemoram-se os cinco anos do lançamento da primeira moto bicombustĂ­vel no Brasil. Neste perĂ­odo (2009 – 2014), a participaĂ§Ă£o deste tipo de modelo cresceu quase cinco vezes, seja na produĂ§Ă£o, seja na venda no atacado. SĂ³ no acumulado deste ano, a comercializaĂ§Ă£o de motos flex para os concessionĂ¡rios jĂ¡ representa 58% do total atĂ© agora. Em 2009, esse percentual era de 11,6%.

MOTOCICLETAS
BICICLETAS
Frota Nacional: mais de 20 milhões
Frota Nacional: mais de 70 milhões
ProduĂ§Ă£o anual: cerca de 1,7 milhĂ£o de unidades
ProduĂ§Ă£o anual: acima de 4 milhões
de unidades
5º maior produtor mundial
3º maior produtor mundial