Em uma semana de testes, o sedã mostrou que é um carro excelente

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda / Eduardo Abbas

O melhor de se testar um carro novo, é poder aproveitá-lo durante alguns dias nas situações normais e cotidianas. O fato de se seguir a rotina semanal faz com que tenhamos outras impressões que às vezes ficam escondidas durante  testes em períodos muito curtos.


Essa semana foi a vez do Honda City Sport 2014, um carro para todos os públicos e idades, mesmo sendo um sedã, tem características fortes de carro jovem. É um veículo que marca, preferencialmente, pelas cores que é oferecido e por detalhes no design que dão ao modelo uma cara mais brava. Ele tem agora a grade frontal em preto fosco e faróis de neblina.  Na traseira, o suporte de placa deixa de ser cromado e passa a ser na cor do carro, harmonizando com as maçanetas pintadas. As lanternas, assim como os faróis, são do tipo máscara negra e a ponteira de escape cromada.


Andei com o modelo por ruas, avenidas e rodovias, obtendo assim uma grande gama de variáveis para avaliar. O carro chama muito a atenção de quem esta na rua. O modelo testado na cor vermelha, já é por si um grande chamativo e impõem respeito. Na cidade, seja em ruas ou avenidas, a sensação é de se estar guiando um carro de categoria superior ao que ele esta relacionado. Mesmo com o câmbio mecânico, as trocas de marchar em situações de tráfego intenso ou mesmo no pára/anda das grandes cidades, em nada incomodam o condutor. São trocas suaves e precisas e tem um motor que harmoniza perfeitamente.


O i-VTEC Flex de 1.5l atende perfeitamente tanto quem gosta de andar mais esportivamente ou mesmo de forma tradicional. Tem 115 cv (gasolina) e 116 cv (etanol), atingida a 6.000 rpm, e uma faixa que garante torque de 14,8 kgf.m a 4.800 rpm (álcool ou gasolina). É um carro muito econômico (abastecido com etanol, fiz uma média de 9 km/l na cidade e 12 km/l na estrada) e para isso os 47 litros do tanque de combustível são mais que suficientes para deslocamentos longos.


Na estrada, o modelo surpreende. Em velocidade cruzeiro, tive sempre a impressão de estar muito abaixo da velocidade da rodovia, tanto pela ausência de ruídos quanto pela sensação de conforto que o carro oferece ao motorista e aos passageiros. O painel blackout tem informações bem distribuídas e claras de autonomia, consumo médio e instantâneo, o volante de três raios é de ótima empunhadura conta com EPS (Electric Power Steering - direção eletricamente assistida), tornando o sistema bem mais leve nas manobras de estacionamento e firme em velocidades mais altas. Em momentos de ultrapassagem, a resposta do conjunto surpreende, aumentando em muito a segurança e a firmeza em situações criticas. Aliás, segurança é um ponto forte. A versão vem equipada com freios a disco nas quatro rodas, ABS e EBD (Electronic Brake Distribution), possui airbag frontal duplo, apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos para os cinco ocupantes.


O interior é um caso à parte. São vidros, travas e retrovisores elétricos, ar-condicionado, regulagens de altura do banco do motorista e altura/profundidade do volante, sensores de estacionamento traseiros e o novo sistema de som com conexão USB e Bluetooth para fazer e receber chamadas telefônicas, tudo isso para se ter a deliciosa sensação de bem estar, seria, numa comparação um pouco exagerada, como se estivéssemos na sala de estar de casa.


O detalhe que mais chama atenção é o equilíbrio do modelo. Realmente a montadora japonesa conseguiu unir a força de um conjunto mecânico eficiente com o conforto de carro grande, sem perder a esportividade. A beleza exterior contrasta com a sobriedade do interior, o seu tamanho em nada dificulta em momentos de estacionar e ao mesmo tempo impõe respeito nas ruas.


A Honda oferece três anos de garantia, sem limite de quilometragem e uma paleta de cores modesta: Branco Taffeta Sólido, Prata Global Metálico, Cinza Paladium Metálico, Cinza Iridium Metálico e Preto Cristal Perolizado e a  exclusiva Vermelho Rally Sólido, pelo preço inicial de R$ 56.470,00.


O Honda City Sport 2014 é daqueles carros que a gente entra e não tem vontade de sair, transforma em realidade o sonho de se querer dirigir sem parar. Que tal conferir?

FICHA TÉCNICA CITY SPORT

Motor
1.5 16V SOHC i-VTEC Flex
Potência (cv x rpm) - Gasolina / Etanol
115 x 6000 / 116 x 6000
Torque (Kgf.m x rpm) - Gasolina / Etanol
14,8 x 4800
Tração
Dianteira
Transmissão manual de 5 velocidades
OK
Pneus
185/ 55 R16
Rodas (pol)
Liga Leve - Aro 16
Direção com assistência elétrica progressiva (EPS)
OK
Suspensão dianteira
McPherson
Suspensão traseira
Barra de torção

Dimensões
Distância entre eixos (mm)
2.550
Comprimento (mm)
4.400
Altura (mm)
1.480
Largura (mm)
1.695
Massa em  ordem de marcha (Kg) MT/AT
1.138/ -
Peso Bruto total (Kg) MT/AT
1.509/ -
Capacidade do tanque de gasolina (L)
47
Volume do porta-malas (L)
506

Exterior
Acabamento do suporte da placa traseira
Na cor do veículo
Grade frontal
Preto fosco
Sensores de estacionamento sonoro (4) no para-choque traseiro
OK
Maçanetas externas
Na cor do veículo
Ponteira do escapamento cromada
OK
Retrovisores elétricos
Na cor do veículo
Faróis de Neblina
OK


  Interior
Ar Condicionado
OK
Vidros elétricos
OK
Painel black-out com computador de bordo multifunções
OK
Pedais esportivos cromados
OK
Revestimento dos bancos
tecido exclusivo
Coluna de direção ajustável em altura e profundidade
OK
Banco do motorista com regulagem de altura
OK
Bancos traseiros reclináveis, bi-partidos (60/40)
OK










Segurança
Airbag frontal para motorista e passageiro
OK
Aviso sonoro do cinto de segurança para motorista
OK
Barras de proteção lateral
OK
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos para todos os ocupantes
OK
Freios a disco nas 4 rodas com Sistema ABS e EBD (Antilock Brake System/Electronic Brake Distribuiton)
OK
Sistema ABS e EBD
OK
Travas elétricas com travamento automático acima de 15 Km/h
OK
Sistema Immobilizer
OK

Consumo 
 Classificação de consumo em relação à categoria*
C
 Consumo na Cidade - ciclo urbano (Km/ l) - Etanol/ Gasolina*
7,6/ 10,9
 Consumo na Estrada - ciclo rodoviário (Km/ l) - Etanol/ Gasolina*
8,7/ 12,5

Cores
- Cinza Paladium Metálico,
- Cinza Iridium Metálico,
- Branco Taffeta Sólido,
- Preto Cristal Perolizado,
- Prata Global Metálico,
- Vermelho Rally Sólido (exclusiva)