Em uma semana de testes, o sedã mostrou
que é um carro excelente
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda / Eduardo Abbas
O melhor de se testar um carro
novo, é poder aproveitá-lo durante alguns dias nas situações normais e
cotidianas. O fato de se seguir a rotina semanal faz com que tenhamos outras
impressões que às vezes ficam escondidas durante testes em períodos muito curtos.
Essa semana foi a vez do Honda
City Sport 2014, um carro para todos os públicos e idades, mesmo sendo um sedã,
tem características fortes de carro jovem. É um veículo que marca,
preferencialmente, pelas cores que é oferecido e por detalhes no design que dão
ao modelo uma cara mais brava. Ele tem agora a grade frontal em preto fosco e
faróis de neblina. Na traseira, o
suporte de placa deixa de ser cromado e passa a ser na cor do carro,
harmonizando com as maçanetas pintadas. As lanternas, assim como os faróis, são
do tipo máscara negra e a ponteira de escape cromada.
Andei com o modelo por ruas, avenidas
e rodovias, obtendo assim uma grande gama de variáveis para avaliar. O carro
chama muito a atenção de quem esta na rua. O modelo testado na cor vermelha, já
é por si um grande chamativo e impõem respeito. Na cidade, seja em ruas ou
avenidas, a sensação é de se estar guiando um carro de categoria superior ao
que ele esta relacionado. Mesmo com o câmbio mecânico, as trocas de marchar em
situações de tráfego intenso ou mesmo no pára/anda das grandes cidades, em nada
incomodam o condutor. São trocas suaves e precisas e tem um motor que harmoniza
perfeitamente.
O i-VTEC Flex de 1.5l atende perfeitamente tanto quem gosta de andar mais
esportivamente ou mesmo de forma tradicional. Tem 115 cv (gasolina) e 116 cv
(etanol), atingida a 6.000 rpm, e uma faixa que garante torque de 14,8 kgf.m a
4.800 rpm (álcool ou gasolina). É um carro muito econômico (abastecido com
etanol, fiz uma média de 9 km/l na cidade e 12 km/l na estrada) e para isso os
47 litros
do tanque de combustível são mais que suficientes para deslocamentos longos.
Na estrada, o modelo surpreende.
Em velocidade cruzeiro, tive sempre a impressão de estar muito abaixo da
velocidade da rodovia, tanto pela ausência de ruídos quanto pela sensação de
conforto que o carro oferece ao motorista e aos passageiros. O painel blackout
tem informações bem distribuídas e claras de autonomia, consumo médio e
instantâneo, o volante de três raios é de ótima empunhadura conta com EPS (Electric Power Steering - direção eletricamente
assistida), tornando o sistema bem mais leve nas manobras de estacionamento e
firme em velocidades mais altas. Em momentos de ultrapassagem, a resposta do
conjunto surpreende, aumentando em muito a segurança e a firmeza em situações
criticas. Aliás, segurança é um ponto forte. A versão vem equipada com
freios a disco nas quatro rodas, ABS e EBD (Electronic Brake Distribution), possui
airbag frontal duplo, apoio de cabeça
e cinto de segurança de três pontos para os cinco ocupantes.
O interior é um caso à parte. São
vidros, travas e retrovisores elétricos, ar-condicionado, regulagens de altura do
banco do motorista e altura/profundidade do volante, sensores de estacionamento
traseiros e o novo sistema de som com conexão USB e Bluetooth para fazer e
receber chamadas telefônicas, tudo isso para se ter a deliciosa sensação de bem
estar, seria, numa comparação um pouco exagerada, como se estivéssemos na sala
de estar de casa.
O detalhe que mais chama atenção
é o equilíbrio do modelo. Realmente a montadora japonesa conseguiu unir a força
de um conjunto mecânico eficiente com o conforto de carro grande, sem perder a
esportividade. A beleza exterior contrasta com a sobriedade do interior, o seu
tamanho em nada dificulta em momentos de estacionar e ao mesmo tempo impõe
respeito nas ruas.
A Honda oferece três anos de
garantia, sem limite de quilometragem e uma paleta de cores modesta: Branco
Taffeta Sólido, Prata Global Metálico, Cinza Paladium Metálico, Cinza Iridium
Metálico e Preto Cristal Perolizado e a exclusiva Vermelho Rally Sólido, pelo preço inicial
de R$ 56.470,00.
O Honda City Sport 2014 é daqueles
carros que a gente entra e não tem vontade de sair, transforma em realidade o
sonho de se querer dirigir sem parar. Que tal conferir?
FICHA TÉCNICA CITY SPORT
Motor
|
1.5 16V
SOHC i-VTEC Flex
|
Potência (cv x rpm) - Gasolina / Etanol
|
115 x 6000 / 116 x 6000
|
Torque (Kgf.m x rpm) - Gasolina / Etanol
|
14,8 x 4800
|
Tração
|
Dianteira
|
Transmissão manual de 5 velocidades
|
OK
|
Pneus
|
185/ 55 R16
|
Rodas (pol)
|
Liga Leve - Aro 16
|
Direção com assistência elétrica progressiva
(EPS)
|
OK
|
Suspensão dianteira
|
McPherson
|
Suspensão traseira
|
Barra de torção
|
Dimensões
Distância entre eixos (mm)
|
2.550
|
Comprimento (mm)
|
4.400
|
Altura (mm)
|
1.480
|
Largura (mm)
|
1.695
|
Massa em ordem de marcha (Kg) MT/AT
|
1.138/
-
|
Peso Bruto total (Kg) MT/AT
|
1.509/
-
|
Capacidade do tanque de gasolina (L)
|
47
|
Volume do porta-malas (L)
|
506
|
Exterior
Acabamento do suporte da placa traseira
|
Na cor do veículo
|
Grade frontal
|
Preto fosco
|
Sensores de estacionamento sonoro (4) no
para-choque traseiro
|
OK
|
Maçanetas externas
|
Na cor do veículo
|
Ponteira do escapamento cromada
|
OK
|
Retrovisores elétricos
|
Na cor do veículo
|
Faróis de Neblina
|
OK
|
Interior
Ar Condicionado
|
OK
|
Vidros elétricos
|
OK
|
Painel black-out com computador de bordo
multifunções
|
OK
|
Pedais esportivos cromados
|
OK
|
Revestimento dos bancos
|
tecido exclusivo
|
Coluna de direção ajustável em altura e
profundidade
|
OK
|
Banco do motorista com regulagem de altura
|
OK
|
Bancos traseiros reclináveis, bi-partidos (60/40)
|
OK
|
Segurança
Airbag frontal para motorista e passageiro
|
OK
|
Aviso sonoro do cinto de segurança para motorista
|
OK
|
Barras de proteção lateral
|
OK
|
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos para
todos os ocupantes
|
OK
|
Freios a disco nas 4 rodas com Sistema ABS e EBD
(Antilock Brake System/Electronic Brake Distribuiton)
|
OK
|
Sistema ABS e EBD
|
OK
|
Travas elétricas com travamento automático acima
de
|
OK
|
Sistema Immobilizer
|
OK
|
Consumo
Classificação de consumo
em relação à categoria*
|
C
|
Consumo na Cidade - ciclo urbano (Km/
l) - Etanol/ Gasolina*
|
7,6/ 10,9
|
Consumo na Estrada -
ciclo rodoviário (Km/ l) - Etanol/ Gasolina*
|
8,7/ 12,5
|
Cores
- Cinza Paladium Metálico,
- Cinza Iridium Metálico,
- Branco Taffeta Sólido,
- Preto Cristal Perolizado,
- Prata Global Metálico,
- Vermelho Rally Sólido (exclusiva)









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