PSA Peugeot CitroĂ«n alcança a marca de 1,5 milhĂ£o de motores produzidos na fĂ¡brica de Porto Real

A PSA Peugeot CitroĂ«n alcançou a marca de 1 milhĂ£o e meio de motores produzidos em sua FĂ¡brica de Motores de Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro

Texto e fotos: PSA

O nĂºmero Ă© comemorado com a montagem de mais uma unidade do EC5 1,6L, motor que equipa o Novo CitroĂ«n C3, o Aircross e o C3 Picasso, alĂ©m dos Peugeot 208 e 308. O EC5 se destaca por seus avanços tecnolĂ³gicos: ele Ă© o primeiro motor de larga produĂ§Ă£o a usar o sistema Flex Start, da Bosch, que dispensa o uso do “tanquinho” de gasolina em veĂ­culos flexfuel. Essa caracterĂ­stica isenta o motorista da obrigaĂ§Ă£o de abastecĂª-lo de gasolina, trazendo tambĂ©m melhor resposta Ă  aceleraĂ§Ă£o, alĂ©m de reduzir as emissões de gases poluentes.


AlĂ©m do EC5, a UMPR (Unidade de Motores de Porto Real) produz os modelos TU3 1,4L, TU4 1,5L e TU5 1,6L. As 4 famĂ­lias de propulsores sĂ£o responsĂ¡veis por uma cadĂªncia produtiva de 700 unidades/dia. No ano passado, saĂ­ram da linha de produĂ§Ă£o, diretamente para os carros da Peugeot e da CitroĂ«n, 190.439 motores. A FĂ¡brica de Motores possui 59 postos de trabalho e conta com cerca de 400 funcionĂ¡rios, divididos em 2 turnos de trabalho.
Projetada inicialmente, em 2002, para produzir 50 mil motores por ano, e hoje com capacidade de produĂ§Ă£o anual de 280 mil motores, a FĂ¡brica de Motores de Porto Real desenvolve um trabalho de formaĂ§Ă£o de pessoal e de aplicaĂ§Ă£o das melhores prĂ¡ticas Lean, por meio de seu Sistema de ExcelĂªncia PSA, que a tornam uma referĂªncia operacional dentro do Grupo PSA em todo o mundo. “O resultado Ă© a possibilidade de aumentar seu volume de produĂ§Ă£o sem a necessidade de ampliaĂ§Ă£o de sua superfĂ­cie fĂ­sica”, diz Eduardo Chaves, Diretor Industrial da planta. O maior ganho de Ă¡rea aconteceu com a construĂ§Ă£o, em 2009, da Unidade de Usinagem, que produz blocos de ferro fundido e cabeçotes de alumĂ­nio para motores de 1,6 litro.


“Chegar a 1 milhĂ£o e meio de motores Ă© uma marca notĂ¡vel para a produĂ§Ă£o da FĂ¡brica e diz muito sobre nossa presença no mercado brasileiro e latino-americano. Estamos totalmente focados em atender Ă s necessidades de nossos clientes locais, e vamos continuar prezando pela inovaĂ§Ă£o tecnolĂ³gica combinada a um desenvolvimento sustentĂ¡vel. O Brasil Ă©, definitivamente, uma peça chave para o contĂ­nuo projeto de internacionalizaĂ§Ă£o do Grupo PSA”, declarou o Presidente Brasil e AmĂ©rica Latina da PSA Peugeot CitroĂ«n, Carlos Gomes.